Huambo: Sobas do reino do Bailundo protestam perseguição politica contra rei Ekuikui V

05.02.2021

 

Por: Da Conceição Maria

Mais de 70 sobas da corte do reino do Bailundo na Província do Huambo, manifestaram quarta feira feira 3 de fevereiro contra as injustiças e perseguições ao Rei Ekuikui V (Armindo Francisco Kalupeteca), depois de ter sido condenado a seis anos de prisão efetiva pelo tribunal do Huambo por um suposto homicídio per intencional e acusações de feitiçaria na passada segunda feira,1 de Fevereiro de 2021.

O protesto que mobilizou sobas da corte e cidadãos de todos extratos sociais do município do Bailundo continuou no dia seguinte, quarta feira 4 de Abril.
Comovido com a onda de solidariedade ao Rei do Bailundo, saiu da sua Ombala as 12 horas de quarta feira e foi ao encontro das comunidades. Não resistindo de emoção Ekuikui V lagrimou e seguidamente desmaiou.

Os manifestantes, levaram-no e passearam com ele cerca de 40 minutos ate que chego a viatura da Ombala que o transportou para a residência Real.

Sexta-feira 06 de fevereiro a Jornada de manifestação de protesto a perseguição do Rei continuou a volta do Busto do Rei Ekuikui, a quem os membros da Corte cobriram o busto com arbustos o que significa que a Ombala esta fechada.

O correspondente do NFV, Carlos Manuel descreveu ainda de inédita a movimentação de Sobas e Comunidades dos vários extratos sociais e os “Ovingandjis” (palhaços) em torno de solidariedade com o rei.

Em entrevista concedida à VOA, no local, os sobas declararam que o Rei é inocente e que a sua prisão tem justificação política por este dar tratamento igual aos partidos políticos, o que terá causado ciúmes por parte do partido no poder que no reinado do Rei Ekuikui IV o MPLA gozava de privilégios o que notabilizou o mesmo rei pertencer à bancada parlamentar do partido no poder.

“O rei não tem nada ver com este crime uma vez que o acontecimento foi na residência de um quimbandeiro, está claro que se trata de perseguição porque até uma criança dá conta” disse Soba Nbungunlulo da Corte Ombala Bailundo.

“Soba Kambole, houve injustiça nesta sentença. A nossa cultura admite dois tipos de justiça, uma tradicional outra jurídica, a corte não entende esta condenação e estamos aqui para mostrar a nossa solidariedade ao nosso Rei Ekuikui V”.

Justina Cassungo Secretário, irmã do rei diz que:
– O estado deve se preocupar com os criminosos porque o Ekuikui V não é criminoso e considera que esta prisão é falta de respeito as autoridades tradicionais do país que muito fazem em benefício do povo.

Até 16 horas de sexta feira 5 de fevereiro o estado clinico do Rei era caracterizado de estável e tinha recuperado a voz que tinha perdido no momento do desmaio.

O advogado do rei procedeu o recurso da decisão da primeira instância ao tribunal supremo alegando que a morte de Jacinto Camutaly nada tinha a ver com o rei.

Segundo uma fonte, no ano de 2017 o cidadão de nome Jacinto Camutaly, professor de 58 anos de idade assolado por doença e acusações de feitiço dirigiu-se ao Rei pedindo ajuda para tratamento tradicional e foi entregue a um dos quimbandas, foi notório que a doença era irreversível o Rei sugeriu a família fazer tratamento medico onde veio a falecer.

Os Sobas da corte prometem apresentar tudo que sabem e dizem que consequências vão entrar com esta prisão do Rei.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This