Namibe: Pastor da igreja Pentecostal Filadélfia no Bairro 05 de Abril é acusado de violar menor de 14 anos

17.02.2021

Pastor da Igreja Pentecostal Filadélfia Luciano Miranda, no Bairro 5 de Abril Namibe.

Pastor Luciano Miranda da igreja Pentecostal Filadélfia no Bairro 5 de Abril na cidade capital do Namibe é acusado de violar por várias vezes uma menor de 14 anos de idade.

Por: Da Conceição Maria

Tudo veio à tona, quando a menor que a trataremos pelo nome fictício Maria, passou a noite em casa de sua tia que ao deitar-se lhe foi notada algumas alterações no corpo.  A tia desconfiada, questionou a menor até ela revelar que tem tido relações sexuais por obrigação com o pastor Luciano Miranda.

“O pastor Miranda gostava fazer sexo comigo, eu nunca disse a ninguém porque tinha medo de morrer, ele disse-me que se um dia você falar para alguém o demónio que está no seu corpo vai continuar a te perseguir ” disse a menor Maria  “nome fictício”, acusando o Pastor que vive separado da esposa há 2 anos com quem é pai de 4 filhos.

Maria ( vítima de violação )

 

Os familiares confirmam que o caso já está no SIC, mas,  até ao momento que espedimos este trabalho o Pastor continua em exercício das suas actividades normais. A família suspeita que a menor tenha uma gravidez precoce.

“Quem deu conta foi a mama Rosa que pediu aos primos para a menina passar o fim-de-semana em sua casa. Na hora das meninas tirar roupa para dormir notou o desenvolvimento estranho dos seios da menina (Maria), interrogou a menina e continuou a interrogar no dia seguinte até ela abriu-se e disse qua quando levavam comida para o Santuário, o pastor isolava as duas e ela que era a mais grande, a pretexto de fazer oração para liberta-la de um  suposto demónio acabou por envolver-se sexualmente muitas vezes com a menina” explicou Mariano Silivondela Yaka, tio da “Maria”.

Silivondela Yaka, tio da menor.

Rosaria Candeia mãe da menor que diz estar envergonhada com o comportamento do Pastor, uma vez que ela confiou na idoniedade do mesmo.“  A menina pediu-me 100 kwanzas e foi ao cyber  fazer por escrito tudo o que o pastor lhe fazia e no final escreveu que foi enganada e deseja justiça contra o Pastor Miranda. O documento também foi entregue ao SIC”, esclareceu.

Rosa Candeia, Mãe da menor

Pastor Luciano Miranda, já foi professor no Município de Camucuio e no Namibe, que segundo fontes deixou de dar aulas para cuidar do rebanho na sua Igreja. Em resposta  o pastor acusado,  disse que já falou com a família da menor.
“ Acho que esta questão já está ultrapassada, nós conversamos com a família, vamos aguardar que tudo seja esclarecido na justiça se for o caso”, reagiu o Pastor.

A suposta igreja não tem símbolo e nem característica “presencial” de um templo, nela consta um santuário com a porta de ferro, sem janelas, com um colchão dentro. Localizada nas mediações da escola Emílio Ngongo, no bairro 5 de Abril, os vizinhos dizem que este Pastor é perigoso e o SIC há muito deveria tomar conta dele.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This