Namibe: Três pessoas morreram à fome no município do Virei.

12.02.2021

 

Autoridades tradicionais no Município do Virei, o mais afectado pela seca e fome, querem projectos sustentáveis naquelas  localidades.

 

Por: Da Conceição Maria.

Após a visita de campo da Embaixadora da União Europeia Janneth Seppen, às localidades do Kuiti-kuiti e Kavelocamue, umas das  mais afectadas pela seca e fome no município do Virei,  no passado dia 20 de janeiro do ano em curso, onde  constatou  os projectos de recuperação de furos de água, financiados pela união Europeia através da FREZAN.

O Soba Grande no Município do Virei  Bernardo Mussonde disse na oportunidade ao NFV,  que:  “não podemos consentir os erros do passado.  Já tivemos muitos projectos que não resultaram em nada para a vida das populações, “.

“Apelamos que desta vez sejam implementados projectos sustentáveis e duradouros  capazes de ajudar o nosso povo na mitigação da seca e fome que aflige as comunidades” reagiu.

Lenine dos Santos, Administrador Municipal do Virei em entrevista concedida  ao Namibe Fala Verdade sobre a seca e fome naquelas comunidades, manifestou estar em curso vários projectos dos quais a recuperação de furos de água e a construção de outros novos para suprir a carência de água naquelas localidades que sofrem a seca ciclicamente.

“Já se registra a movimentação de várias comunidades a transumarem para localidades vizinhas das províncias da Huíla e do Cunene, a procura de melhores condições de vida para o gado e os respetivos criadores” esclareceu.

“Temos trabalhado no sentido de buscar alternativas de mitigar a seca e a fome no Município do Virei, com   apoios em imputes agrícolas, insumos e formação no domínio do empreendedorismo agrícola para aqueles que têm espaços de cultivo. Também procuramos buscar a colaboração  com a FREZAN na implementação dos projectos de abastecimento de água para o gado e a população” explicou o governante.

Lénine dos Santos Administrador Municipal do Virei

Lenine sublinha por outro lado: “Estamos consciente que o estado por si só não vai conseguir resolver a problemática da seca e da fome no Município do Virei, por isso, estamos de portas abertas para todos  empresários que queiram investir na agricultura, pecuária e na exploração de minerais com vista a potenciar o crescimento do Município e promover o  empregos aos jovens,  criar  estabilidade e melhorar a qualidade de vida da nossa população” acrescentou.

Está em curso  o programa de fomento  pecuário  nas zonas que se dedicam apenas na pastorícia, o administrador fez saber que  mais de 30 famílias  beneficiam deste projecto, recebendo duas fêmeas e um macho de gado caprino. Estas localidades também beneficiam-se dos 80 furos artesanais de água espalhados um pouco pelo município, orçados em mais de três milhões de kwanzas.

FOME FAZ VÍTIMAS NO MUNICÍPIO DO VIREI

Depois de um período em que as autoridades tradicionais foram orientadas a ocultar à imprensa privada  casos da fome nas comunidades muito recentemente,  a Vice Governadora Maísa Tavares esteve nas localidades de Caten-ten, Ngolova e noutras avaliando o impacto da fome naquelas comunidades rurais.

No dia 20 de janeiro Maísa Tavares, na localidade de Kuiti-kuiti, Município do Virei admitiu a hipótese de se avançar com cozinhas Comunitárias nas localidades cinzentas onde a vulnerabilidade é maior, visando proteger a vida das crianças e idosos.

No passado dia 09 de fevereiro do ano em curso, Caçador Mucongo, activista cívico nas comunidades mucubais revelou ao NFV, que três(3) pessoas  morreram a fome nos últimos dias na localidade de Vityaviva comuna do Caindi município do Virei Província do Namibe. As vítimas tinham  de 14 a 18 anos de idade, as mortes foram confirmadas pelo enfermeiro Mbunbungo .

“Eu na semana passada trabalhei no Município do Virei comuna do Caindi comunidade de Vityaviva, onde registei a morte de três pessoas e constatei  várias comunidades a transumarem   para outras localidades, onde se pratica a agricultura. Também registamos morte frustrada de um antigo combatente  graças a intervenção das comunidades que tinham um pouco de fuba de milho e socorreram o infeliz com (papas de milho) para recuperá-lo da morte. Estamos aqui como activistas prestando a  informação para que as entidades de direito tomem a peito a situação que se vive no interior do Município do Virei ” reiterou.

Os actvistas Afonso Ngangula à direita e Caçador Mucongo à esquerda

“Os três que morreram, são rapazes dos 14 a 18 anos de idade, sobreviviam de alguns frutos silvestres e não resistiram. Na localidade de Catuntona, um mais velho  com mais de 75 anos de idade, antigo militar das FAPLAS, também escapou morrer à fome. A população no município do Virei precisa de ajuda urgente por isso vim aqui no NFV para que a mensagem chegue o mais urgente possível ao presidente da república João Lourenço, para que este povo tenha apoios sob pena de morrer muita gente” disse.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This