NAMIBE: SUSPENSAS OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO DOS PESCADORES DESAPARECIDOS NO TÔMBWA

16.02.2021

SUSPENSÃO DAS OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO DOS PESCADORES DESAPARECIDOS NO TÔMBWA A BORDO DA EMBARCAÇÃO DE PESCA ARTESANAL

Por: Governo Provincial do Namibe

A equipa Multissectorial da Autoridade Marítima Nacional, do qual faz parte a Capitania do Porto do Namibe, órgão dependente do Instituto Marítimo e Portuário de Angola (IMPA), concedeu este domingo (14), uma conferência de imprensa, para esclarecer os resultados das operações de busca e salvamento dos 7 pescadores desaparecidos no dia 25 de Janeiro do ano em curso.

Os pescadores, do segmento da pesca artesanal, desapareceram a bordo de uma chata denominada “Fausta” com a matrícula CPL-RA-825-AV. Trata-se de uma embarcação de 10 metros de comprimento, casco de madeira (cor azul e branco), de 3.53 metros de boca e 1.60 metros de pontal.

A capitania do Porto do Namibe, tão logo tomou conhecimento do desaparecimento da embarcação, accionou as medidas adequadas junto das instituições locais da Autoridade Marítima Nacional, com o concurso do navio da Marinha de Guerra “N’Zinga Mbandi”, embarcações de pesca do segmento semi-industrial e com o reforço de uma aeronave R- 756 que efectuou voos em toda região da costa, mas saliências e reentrâncias da orla marítima, com um afastamento da costa na ordem das 7 milhas.

O governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, deu a conhecer na conferência de imprensa que há um total engajamento das instituições vocacionadas para esse tipo de acções, e o envolvimento permanente do executivo que disponibilizou meios técnicos de alta tecnologia, mas o desejo de todos ainda não foi atingido.

As operações de busca aconteceram em Moçâmedes, Tômbwa, incluindo a Baía dos Tigres e a foz do rio Cunene, na costa e contra Costa da região, distanciando-se até as 30 milhas da costa.

Todas operações de rastreio, busca e possível resgate da chata desaparecida, foram realizadas com as tendências das correntes marítimas e ventos ao longo desse período que se fazem a Noroeste, no sentido da orla Marítima do Namibe, segundo o aplicativo de meteorologia usado.

A comissão Multissectorial, no seu relatório, informa que o padrão de buscas e salvamento alargado tem duração de 72 horas, pelo que, tendo ido além do tempo padrão, e não tendo se avistado nenhum vestígio da chata à deriva ou destroços da mesma, fica a hipótese de estar à deriva em alto mar, rumo aos países vizinhos cujas correntes e ventos marítimos culminam, nomeadamente, ao Congo Brazaville, São Tomé e Principe ou República do Gabão .

Por este facto, ficam suspensas as operações de busca e salvamento alargadas, mantendo-se o estado de alerta e continuidade das buscas por via de serviços marítimos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This