RÁDIO NFV FORA D` HORAS

16.02.2021

RÁDIO NFV FORA D` HORAS

 

Por: Da Conceição Maria

Os denunciantes Activista Afonso Ngangula a direita e Caçador Mucongo a esquerda

1- Três pessoas morrem á fome Município de Virei, Província do Namibe. A informação foi avançada pelo activista cívico nas comunidades mucubais Caçador Mucongo no passado dia 9 de Fevereiro de 2021. Trata-se da morte de três jovens do sexo masculino com idade compreendida de 14 á 18 anos.

 

Comissário Alberto Sebastião Mendes

 

3-A delegação do MININT apresentou  dados  referentes  a situação delituosa na província do Namibe, no encontro do dia 10 de Fevereiro que contou com a presença da sociedade civil, deputados do ciclo provincial, e activistas Cívicos. Os crimes de furto, roubo e violação sexual são dentre os crimes mais dominantes.  Os Cupapatas (mototaxistas)  têm sido as principais vítimas de roubos furtos e assaltos às vezes acompanhados com derramamentos de sangue. Nelito Jovem moto taxista a muitos anos pede ao Comandante da polícia medidas que visem estancar o roubo e furto de motorizadas no Namibe.

 

Manuel Mussende gerente da fazenda vetnam

 

4- Em Caluheque fronteira entre Angola e Namíbia regista um numero elevado de cidadãos Angolanos que pretendem emigrar pra Namíbia fugindo a Fome, no entanto desconhece-se a sorte desta população maioritariamente autóctones com famílias nos dois lados da fronteira. Enquanto isto na Comuna da Canganda município de Kuvelay, os munícipes recorrerem todos os dias nas fazendas para prestar trabalhos em troca de alguns quilos de milho para se alimentar, segundo  contam os autóctones locais.  Manuel Mussende   gerente da Fazenda Mutuhongando de Ângelo Mateus disse ao NFV, que em finais do ano passado só não morreram pessoas graças a capacidade e visão dos (6) seis fazendeiros existentes que socorreram prontamente as comunidades famintas. No ano em curso a situação  repete, mas também a falta de apoio institucional pouco ou nada podemos faze por isso, defendo uma parceria entre os fazendeiros e o Governo da província do Cunene o que não tem acontecido.

 

César Carlos Activista cívico

Comissário Alberto Sebastião Mendes

5- ” Peixe sim petróleo não”  activistas cívicos e sociedade civil vão sair novamente as ruas novamente no dia 27 de fevereiro, no Município do Tômbwa em protesto  a pretensão do Governo Angolano em explorar petróleo na bacia do Namibe.  O activista Cívico César Carlos um dos organizadores garantiu que tudo está preparado para marcha pacífica no Município piscatório do Tômbwa. O Comandante da Polícia no Namibe, em resposta o Comandante da Policia no Namibe Alberto Sebastião Mendes Limão  disse:

“Não vou fazer cobertura a esta manifestação, a policia vai comemorar no próximo dia 28  sua data. Isto é provocar à polícia?” reagiu.

 

 

 

Armando Chicoca nas vestes de Activista Cívico em intervenção.

6-Membros da Sociedade Civil no  Namibe defendem melhores condições de trabalho para os agentes dos Serviços de Investigação Criminal da Província.
Armando Chicoca, nas vestes de activista cívico apresentou esta  preocupação no encontro de  terça feira 10 de Fevereiro de 2021 em que a sociedade civil, partidos políticos e deputados foram convidados para debater sobre a segurança pública no Namibe. “Todas as vezes que sou notificado pelo SIC a fim de responder em processos fabricados aproveito investigar e entender em que condições estes jovens trabalham. as  secretárias são do século 20, processos no chão, os computadores são pessoais as casas de banho não têm papel higiénico e nas diligências usam carros pessoais” disse.

 

“Várias vezes já apresentamos nos nossos debates  do orçamento Geral do Estado diante dos Ministros os grandes problemas aqui levantados não sei se é falta de vontade politica  ou de recursos financeiros, em 2018 o barril de petróleo  esteve a preço alto durante todo ano do exercício económico as infraestruturas que constam no orçamento geral do estado como construção de esquadras policiais viaturas para policia não  foram disponibilizadas  esquadras que funcionam em péssimas condições. O SIC trabalha em péssimas condições e não se justifica” reagiu  o Deputado Sampaio Mucanda.

 

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

NFV FORA D` HORAS 16-10-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 16 de Outubro de 2024. com os seguintes tópicos: 1 - Quatro pescadores artesanais estão desaparecidos há onze dias nos mares do Tômbwa (Namibe); 2 - No Namibe campanha agrícola 2024-2025 abre amanhã na comuna da Lucira; 3 -...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This