Cunene: Empresário de sucesso ao serviço da região sul de Angola

02.04.2021

O empresário de sucesso Francisco Abílio Lubamba trabalha á favor das comunidades desfavorecidas na região sul do país com projectos no sector da saúde e educação, combate a fome e pobreza e mitigação dos efeitos da seca na região sul do país.

Por: Da Conceição Maria

Os apoios prestados nas comunidades desfavorecidas pelo Empresário Abílio Lubamba é nota de realce pela forma como disponibiliza os seus bens em benefício do povo.

Em entrevista ao Namibe Fala Verdade com o jornalista Armando Chicoca, o empresário contou a génese da sua actividade.

” Depois de cumprir a vida militar, comecei por fazer vendas de milho e massango na localidade da Canganda em Cuvelai no Cunene de seguida enveredei para o ramo da construção, optei  também pela pecuária, dai comecei a fazer agricultura mecanizada que me permite produzir milho em grande escala por volta 200 toneladas mensal” disse.

Questionado sobre a iniciativa de ajudar as comunidades desfavorecidas, Abílio Lubamba disse que os 6 empresários da cintura verde do rio Cunene( Zé Brigadeiro, Armandão, General Vietname, Tony Cachimane e Bernabé) estão comprometidos com o bem estar deste povo e garantiu que tudo está ser feito para que ninguém morra a fome na região sul do país que muito é afetada pela seca.

” Nós empresários da cintura verde do rio Cunene, estamos unidos no combate a fome e pobreza na região, vamos apoiar os mais carenciados com cereais produzidos nas fazendas ao longo do tempo que a seca perdurar” frisou.
O empresário falou das dificuldades que tem passado para se manter a produção agrícola na região.

” As dificuldades da via de comunicação e a falta de energia da rede pública tem nos obrigados a fazer custos elevados e nos criado muitos constrangimentos. Em média gastamos mil á mil e trezentos litros de gasóleo em geradores por dia, por isso venho aqui apelar o apoio do executivo em eletrificar a cintura verde do rio Cunene “esclareceu.

Tendo como sede da sua empresa a Província do Cunene, Francisco Abílio Lubamba revelou que a muito tempo deseja ter oportunidade de ver a Província mais desenvolvida, mas a falta de apoio e boas relações com os empresários tem sido a grande impasse.

” Cunene para ser daquilo que nós pensamos, deve ser visto como outras Províncias, temos tudo pra dar certo na agricultura, pecuária, construção civil entre outros. Somos os maiores produtores de gado na região sul do país, é um potencial de quase tudo, mas os apoios tem sido na contra mão. Apesar de tudo temos esperanças no Ministro da economia que é jovem e tem visão de investimento económico e desenvolvimento da Província” disse.
Dos projectos feitos em prol do desenvolvimento do Cunene, o Empresário falou da clínica em fase de conclusão da obra que terá parceira com a clínica privada da República da Namíbia( MEDPARK) e a Universidade do sul, a primeira privada na Província e a única na região sul de Angola com apenas um acionista.

” A iniciativa da clínica é de elevar a qualidade da saúde na Província e trazer melhores serviços com a parceira que firmamos com a MEDPARK. Quanto a universidade do sul é nossa pretensão arrancar com o ano letivo de 2021, contribuir no desenvolvimento intelectual dos jovens e atrair quadros que a muitos anos temos perdido por falta de ensino superiores” explicou.
Francisco Abílio Lubamba disse que no campo agrícola a sua empresa emprega de forma direta mais de cem (100) trabalhadores incluindo operadores e camponeses e de forma indireta recebem diariamente quatrocentos á quinhentas pessoas para que no final do dia consigam levar três a quatro quilogramas de cereais para alimentarem as suas famílias.
“A fome que se faz sentir na região em particular no Cunene devido a seca cíclica, tem motivado muitas famílias percorrerem longos distâncias e recorrer diáriamente a minha fazenda para conseguir o que comer” explicou.

O empresário admite existir um mal clima entre os empresários do Cunene e Governo Provincial, por causa da distriução da Câmara empresarial na cidade de Ondjiva e lamenta o critério de execução por parte da administração que de forma inesperada executaram o acto. Lubamba é de opinião que a crispação entre os empresários e o governo local vai por em causa a tendência de desenvolvimento da Província do Cunene.

Francisco Lubamba revelou ao NFV que vai fazer um forte investimento na Província do Namibe na área turística, projecto de produção de sal com vista a ampliação da exportação e dá nota positiva ao governo do Namibe pela forma aberta de recepção do investimento que pretende.

 

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This