Namibe: Novas revelações de mortes por fome na Província

02.04.2021

 

Mais quatros(4) cidadãos morreram por consequência da fome em katundona no Município do Virei, segundo conta o ancião Adriano Sebastião Kambwale Tyingununa.

Por: Da Conceição Maria

Sobe para onze( 11 ) o número de mortes de pessoas por fome na Província do Namibe onde mais quatro pessoas acabaram de perder a vida, dos quais um jovem, casal Mwakawona e um ancião mucubal conhecido por Tucula.

Adriano Sebastião Kambwale Tyingununa, ancião com mais de 60 anos de idade, vindo da localidade de Kavila em entrevista ao Namibe Fala Verdade com o jornalista Armando Chicoca disse:

” Vim trazer o comunicado que nos últimos dias morreram mais 4 pessoas por fome em Cartundona,o povo não está aguentar a fome está demais, já fui a administração do Virei avisar que morreram pessoas com fome, mas infelizmente nunca recebemos visita de um governante da Província, digo isso porque eu e muitas pessoas de Kavila, Katundona não conhecemos o administrador do Município do Virei, nem o governador do Namibe”.

A escapatória dos Autómenes quanto a morte no sul de Angola é fugir para República da Namíbia onde segundo fontes bem posicionadas em Ombalatu, Onguena e ao longo de Calueque no interior da Namíbia, crianças, velhos e mulheres em situação de famintos estão a ser recolhidas por cidadão Namibianos anónimos prestando-lhes assistência alimentar.

” As pessoas estão a ir para a Namíbia fugindo fome no país (Angola), tem um carro da República vizinha da Namíbia que está transportar pessoas para o Kalueke. Eles já não estão a fazer de forma clandestina, estão a passar de casa em casa, para as pessoas irem comer” explicou Adriano Sebastião Kambwale Tyingununa.

” Gostaria que o Presidentente da República venha intervir nesta situação porque o povo está sofrer com fome, estamos a fazer a troca de um boi por um saco de milho de 100 quilogramas mas não tem sido suficiente. Ainda há pessoas a serem comidas por jacarés na tentativa de atravessar o rio Cunene para a Namíbia” acrescentou.

Fontes locais revelaram que o Governo Namibiano está fazer o levantamento dos cidadãos angolanos que entraram ilegalmente naquele país fugindo a fome no sul de Angola precisando de ajuda alimentar.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This