RÁDIO NFV FORA D` HORAS

16.04.2021

A rádio NFV apresenta o espaço noticioso,

13.4.2021

1- Angola viveu mais de trinta anos de desgovernação e roubalheira, reagem os jovens á condenação de Manuel Rebelais

2-Governo do Namibe edifica obras por cima das campas dos antigos habitantes da cidade do Namibe

3-Suicidio, causas e consequências debatido no Mwangolé fala verdade

4-Amontrang no Namibe reabre as portas e garante reorganizar o serviço de kupapatas

Bem vindos ao jornal NFV de Terça-feira 13 de Abril de 2021, com arranjos sonoros e coordenação de Armando Chicoca, eu sou Fonseca Tchingui na edição e apresentação.

vamos ao desenvolvimento das noticias

Os cidadãos namibense dizem que a condenação de Manuel Rebelais, então patrão do GRECIMA e antigo Ministro da Comunicação social, é prova de que andamos durante 37 anos de desgovernação e de saque em beneficio de altos dirigentes do partido dos camaradas, muitos governantes angolanos a ponderaram-se dos bens do povo. Os jovens entrevistados pelo NFV, em reação sublinharam que estas figuras não deixam nenhum legado para as futuras gerações.

Outros defendem que o combate á corrupção não deve excluir nenhum criminoso , o lugar dos saqueadores é na cadeia.

O antigo Ministro da Comunicação social Manuel Rabelais e então diretor do GRECIMA, foi condenado segunda-feira 12 de Abril a 14 anos e seis meses de prisão pelos crimes de peculato e de branqueamentos de capitais em sessão presidida pelo Juiz conselheiro do Supremo Tribunal Daniel Modesto Geraldes. Rebelais porém aguarda pelo recurso interposto do caso.

O governo da província do Namibe está a edificar obras por cima de campas do primeiro cemitério da facada onde foram enterrados os primeiros habitantes do Namibe. Catuyão Mucwandumbo, ancião de 75 ano de idade durante o Mwangolé fala verdade disse que neste cemitério repousam restos dos seus familiares.

O cemitério em causa de pois de nos últimos anos ter servido de espaço de lazer dos jovens que realizavam jogos de futebol “gira-bairro a taça do presidente” no final do ano de 2020 foram surpreendidos com as obras do governo da província do Namibe que atribuídos a caixa de providencia da policia nacional no Namibe.

A violência domestica, a exploração do trabalho infantil e a degradação das condições sociais dos cidadãos são descritos por especialistas como uma das janelas de suicídios na província do Namibe e em Angola, segundo disse o psicólogo Elias Canjeque.

É preciso que as entidades competentes tomem uma posição certa para inverter o actual quadro sombrio, disse o Académico.

Já o Sociólogo Manuel Zangado Cavela, igualmente mestre em psicologia esclarece que o elevado custo de vida nas famílias tem contribuído para casos de suicídios.

A Associação dos Mototáxistas no Namibe “AMONTRANG” reabriu as suas portas depois de 4 anos de paralisação por razões de intrigas. Avelino Jamba Calembela Secretário geral daquela Associação que falava no termo de um encontro garantiu que está na forja a reorganização do serviço de Mototáxi no Namibe visando ultrapassar-se muitas dificuldades dos Mototáxistas que tem nesta actividade o seu ganha pão.

Para o José Candeia, responsável pela fiscalização o objetivo é mesmo organizar e criar paz nas estradas.

Por seu turno Julião Eduardo, delegado provincial adjunto da Amontrang no Namibe fez saber que Associação vai fazer tudo para que esta actividade volte a ser valorizada no quadro da parceria com as instituições do Estado.

Ponto final do Jornal NFV, a verdade doí mas liberta

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This