RÁDIO NFV FORA D` HORAS

21.04.2021

 

A rádio NFV apresenta o espaço noticioso.

1-Familias em extrema pobreza não têm dinheiro para biossegurança dos petizes nas escolas de iniciação

 

2-Restos mortais da vitima da negligencia da equipa médica do centro de saúde 5 de Abril foi a enterrar, mas os familiares querem justiça.

3- compadre burla comadre sete milhões de kwanzas e a vitima chama-se Celeste Daiana de Melo.

Bem vindos ao nosso Jornal NFV terça-feira 20 de Abril de 2021, produção e técnica de Edna Mande, edição, coordenação e a apresentação é de Armando Chicoca. Agora ao desenvolvimento das noticias . Várias famílias em extrema pobreza enfrentam dificuldades para garantirem meios de biossegurança para os petizes da pré-escolar. alguns alunos nestas condições vão a escola sem álcool-gel e máscaras faciais, os diretores de escolas fazem cobertura de pais, segundo Alcides Lopes, o diretor da escola N. 23 Dr. Agostinho Neto.

” São muitas famílias muitas delas levantam muito cedo e deixam orientações mas nem sempre essas orientações são cumpridas e os alunos as vezes vêm na escola sem máscaras e quando isso acontece tiramos das nossas reservas pessoais para atender estes casos, somos pais em casa e pais aqui na escola”, disse.

A professora Maria Natália é de opinião que as instituições do estado devem garantir stocks de meios de biossegurança para se atender situações de alunos vindos de famílias em extrema pobreza. ” Tem famílias em extrema pobreza que não têm mesmo nada, pedimos a direção de saúde para nos disponibilizarmos reserva de máscaras faciais para suprir estas dificuldades”, reagiu Augusta Tchitula encarregada de educação deixa um apelo aos pais para o bem da saúde dos filhos nas escolas. ” Temos que fazer um esforço para conseguirmos material de biossegurança para os nossos filhos, a saúde é primordial”.

 

Os restos mortais da malograda Emília Mbimbi Tchikengue presumível vítima da negligencia da equipa médica do centro de saúde 5 de Abril II no Namibe já repousam no cemitério do calumbiro. Os familiares, segundo Abel Yanbi Manuel exigem justiça a equipa que esteve de serviço. “

Nós vamos enterrar a nossa irmã hoje mas depois queremos nos encontrar na porta do tribunal. A enfermeira disse o tempo dela não revela chegou vem casa e teve um bebe, mas com a hemorragia ela morreu. Se não sabe não mede, queremos justiça “, disse o irmão.

 

O Deputado Sampaio Mucanda no encontro que teve com o Procurador Titular do Namibe da Republica Eugénio Sonehã Cassandi apresentou igualmente este caso e pediu a investigação da PGR para responsabilizar eventuais culpados por suposta negligencia.

“Nós não podemos aceitar que a pessoa morra como se fosse galinha, tem que se fazer justiça”, disse O NFV soube de fonte próxima do governo do Namibe que tão logo o governador Archer Mangueira visitou o centro 5 de Abril II a equipa que trabalhou naquele dia ficou suspensa e sob investigação. Celeste Daiana de Melo, empreendedora no Namibe, é uma das cidadãs que caiu nos últimos meses nas mãos de burladores um pouco espalhados por Angola.

A empreendedora conta que foi burlada pelo seu compadre Gabriel Jamba Sete milhões de Kwanzas é o valor burlado quando esta pretendia uma carrinha para efeitos de seus trabalhos que nunca mais foi entregue. ” Eu fui vitima de burla de 7.000.000.00 kzs por um senhor Sérgio Abel Jamba, ele tem uma empresa em Luanda que vende inseticida. Disse-me que tem uma carrinha boa num senegalês e dei-lhe estes valores vem Outubro do ano passado, já mandei alguém ir buscar a Carrinha e deu muitas voltas. Só agora dei conta que o pai do meu genro é burlador”, reagiu O Namibe Fala Verdade procurou ouvir o suposto burlador Gabriel Jamba. “Sim, sim é uma comadre minha me pediu para lhe comprar uma carrinha é um acordo nosso, ela não depositou o dinheiro na conta da empresa porque nós não vendemos carros”, esclareceu Jamba admitindo fazer a devolução de respetivos valores. Estamos juntos, eu sou Armando Chicoca “Silivondela”

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This