RÁDIO NFV FORA D` HORAS

29.04.2021

A rádio NFV apresenta o Noticiário 23-04-2021

1-Mais de 40 mil famílias a fome nos Gambos, província da Huíla precisam de ajuda alimentar.

2-Colono português sabia tratar melhor os professores em Angola, diz sindicalista Martinho Nganga no Namibe.

3- deputado Sampaio Mucanda exorta os advogados a ajudar processos de famílias pobres e não apenas aos detentores de dinheiro.

4-Ministro de Estado Adão de Almeida procede abertura do programa minha terra no Município da Bibala no Namibe.
Bem vindos ao jornal NFV, produção e coordenação de Armando Chicoca, eu sou Fonseca Tchingui, edito, cuido dos traços sonoros e apresento para vocês este noticiário de Sexta-feira 23 de Abril de 2021.

Agora ao desenvolvimento das noticias

Mais de 41 mil famílias assoladas pela fome no Município dos Gambos, província da Huila precisam de ajuda alimentar, o grito de socorro vem do Pio Jacinto Wakussanga. Nos últimos dias Nuno Dala, governador da província da Huíla, visitou as famílias afectadas pela fome naquela circunscrição e garantiu apoios.

“Há gente a beira da morte, há pessoas que não conseguem levantar-se porque não têm nada para pôr no estâmago, há crianças e idosos com edemas”, disse o Sacerdote católico Pio Jacinto Wacussanga à Voz da América no Lubango.
“Os grandes centros de produção que alimentam as zonas urbanas este ano não produziram face a estiagem prolongada que estamos a viver, mas os Gambos tem muito a nos ensinar sobre esta situação, é nossa preocupação em apoiar as populações que estão em situação difícil que são as famílias mais vulneráveis”, disse a VOA Nuno Dala governador provincial da Huíla, a margem da sua visita as comunidades assoladas pela seca no Município dos Gambos.
Enquanto isso, os activistas Cívicos no Namibe atribuem nota positiva ao Governador da Huila.

Nelo da Cruz, considera de positivo o gesto do Governador da Huíla, mas condena por outro lado o silencio dos governadores do Namibe, do Cunene e do Cuando Cubango que ainda não se pronunciaram sobre a situação das comunidades locais também a contas com a fome.
” o governador da Huila sentiu na pele e foi ao terreno constatar a realidade no momento em que o povo grita pelo socorro, isto é positivo”, reagiu

“Estamos a falar do Governador do Cuando Cubango, estamos a falar do governador do Namibe e do Cunene, onde o povo vide também estas dificuldades. Eles não estão preocupados com este povo, são desumanos, não têm amor ao próximo, só vão se preocupar com este povo quando chegar as eleições, deviam pensar que é neste momento o povo precisa do vosso apoio”, concluiu.
Rebuscando a estatística, a província do Namibe já registou 14 mortes por fome, sendo 7 no Município do Virei e outros sete no Município do Tômbwa.

Conflito entre professores e O Ministério da Educação em torno da promoção dos professores em função do tempo de trabalho vai espoletar em greve a partir de segunda-feira, 26 de Abril. Martinho Jamba Nganga, secretario provincial do SINPPROF Namibe rebuscou o passado e disse que o colonialista português sabia tratar melhor e valorizava os  professores angolanos.

 

 

 

 

 

 

O Deputado Sampaio Mucanda interagiu nos últimos dias com a ordem dos advogados de Angola no Namibe para que no exercício da sua actividade contemplem também o apoio judiciário as famílias que não tem capacidade financeira para que a justiça angolana não exclua ninguém, o Deputado fez estas afirmações a saída da audiência com o Procurador Titular da PGR do no Namibe, Eugénio Sonehã Cassandi.

O  Cidadão Luís Hungulo, de 52 de idade que viu os agentes reguladores de transito no Namibe terem vendido a sua Motorizada apreendida depois ter sofrido acidente de viação em 2018 e fraturou a perna, pede apoio das   instituições afins para reaver o seu meio.“Eu quero a minha moto, não se justifica que um meio de transporte desaparece dentro da unidade policial.” disse.

 

 

Ponto final ao jornal NFV verdade doí mas liberta estamos Juntos!

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This