RÁDIO NFV FORA D` HORAS

25.05.2021

Noticiário 24-05-2021
1-Jovens do Cunene saem as ruas da cidade de Xangongo protestar contra o elevado custo de vida no próximo sábado dia 29 de Maio.

2-Moradores do Bairro Platô no Namibe denunciam cobranças ilegais de quatrocentos mil kwanzas por cada cidadão para recolha dos resíduos sólidos pela Administração Municipal .

3-Jovens do Namibe planeiam nova manifestação a favor da soltura do activista Edson Kamalanga.
4- Bibliotecas comunitárias precisam-se no Namibe, diz deputado Sampaio Mucanda.

5-Tribunais da Província do Namibe começam a julgar casos de peculato no próximo dia 4 de Junho.

5-Governo reforçou meios técnicos e humanos para combater a praga de gafanhotos.

Uma a uma, vamos ao desenvolvimento deste jornal, Coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e apresentação de Fonseca Tchingui.

Os Jovens da província do Cunene vão as ruas da cidade de Xangongo Município de Ombandja, no próximo sábado dia 29 de Maio para protestar contra o elevado custo de vida .A informação foi prestada por Ailton Pereira, um dos organizadores desta marcha. “Nós vamos sair as ruas no próximos sábado dia 29 de Maio no Cunene na cidade de Xangongo em Ombandja, manifestar contra o elevado custo de vida consubstanciada pela subida galopante dos produtos da sexta básica, um tomate por exemplo estamos a comprar à cem kwanzas, uma cebola também ide, por esta causa vamos exigir aquém é direito para que cumpra com os seus deveres,” disse o activista.

Os habitantes do bairro Platô na Cidade de Moçâmedes dizem estar agastados com os amontoados focos de lixo naquela comunidade, segundo Ambrósio Filipe, um dos moradores denuncia que Administração Municipal do Namibe está exigir aos moradores a comparticiparem na recolha dos resíduos sólidos com um valor de 400 mil kwanzas o que considera ser exorbitante para o bolso do cidadão.

“A situação do lixo no bairro Platô é preocupante como morador deste bairro nos sentimos ameaçados com os focos de lixo, a Administração Municipal do Namibe alega não ter meios para recolha e está obrigar os moradores a comparticiparem com um valor de 400 mil kwanzas o que achamos não ser justo. Nesta fase nós como donos dos espaço estamos a nos debater com a situação da fome para dar de comer aos nossos filhos e ainda não temos condições para construir,” disse.

Amândio Canede, moradores “Os amontoados de lixo naquela zona do bairro Platô sobre tudo no Valódia II e no Bagda, a situação é preocupante para os cidadãos. até os que passam o caminho sentem-se incomodados pelo lixo que constituí um atendo a saúde pública,” disse.

 

O NFV contactou a Administração Municipal sem sucesso.

 

 

 

Os activistas cívicos no Namibe prometem sair as ruas mais uma vez no próximo sábado 29 de Maio para exigir a libertação do activista Edson Kamalanga, segundo disse Pedro de Sousa, um dos organizadores da marcha.

“Não vamos aceitar qualquer sentença que vier dos comités de especialidade esperamos que se faça cumprir o Artigo 72 da CRA, vamos continuar a pressionar bater, bater, até que nos deem o nosso Mano, “disse.

Amândio Balança, “Estão mobilizados os activistas do Namibe e não só que no próximo sábado vamos exigir novamente nas ruas do Namibe a liberdade de Edson Kamalanga, o horário de partida será as 13horas, a concentração começaremos por volta das 10 horas e desta vez vamos aumentar a nossa rota partindo do mercado 5 de Abril até à 100 metro do tribunal provincial do Namibe”, disse.

Lembrar que a primeira sessão do julgamento dos dez arguidos neste processo acusados de crimes de furto de material de construção civil teve inicio na passada terça-feira 18 de Maio e julgamento ficou suspenso por falta de um tradutor Espanhol no tribunal do Namibe.

O deputado Sampaio Mucanda, “É preciso que os projectos do PIIM a nível local também incluíssem a construção de Mediateca para incentivar os jovens o hábito pela leitura e para investigação cientifica na província do Namibe,” disse.
João Baptista membro do movimento Leva arte no Namibe vocacionado para Poesia partilha da mesma opinião.
“Precisamos que governo potencie a leitura nas rádios, televisões, nas famílias e Escolas para as que pessoas tenham a cultura de ler, o Estado deve criar politicas públicas que visam encorajar os jovens,” disse.

Já o director Municipal do Moçâmedes para os tempos livres, Azevedo Calassola, disse que tudo está se fazer para que haja mais bibliotecas comunitárias a nível da cidade do Namibe.


“Temos vindo a fazer para que mais bibliotecas comunitárias tenhamos no Namibe a exemplo da Biblioteca comunitária Mbanje do Livro localizada no bairro Platô, também temos apelado a mesma para que se torne móvel levando livros para outros bairros para bem dos cidadãos, “disse.

 

 

 

Os Tribunais da Província do Namibe começam a julgar os casos de peculato no próximo dia 4 de Junho. O Procurador geral adjunto da República e coordenador da região judiciária Sul Hernâni Beira Grande, durante a sua visita a província do Namibe disse que a província tem cerca de 19 processos de peculato que envolve gestor públicos. A PGR tanto no Namibe como no Cuando Cubango e na Huíla tem vindo a trabalhar para que os casos de peculato sejam julgados o mais rápidos possível,” disse.

O Governo do Namibe reforçou meios técnicos para combater a praga de gafanhotos, o acto de apresentação dos meios técnicos aconteceu na manhã desta segunda-feira,24 de Maio defronte ao governo provincial do Namibe, o governador Archer Mangueira fez entrega dos meios que vão acudir a praga de gafanhotos no interior dos Municípios da província.

” Estes meios vão reforçar o trabalho que já tem sido feito da luta contra a praga de gafanhotos que está devastar campos agrícolas das nossas populações, já reunimos com os técnicos que vão assegurar os meios aconselhamos-os a preservar bem os meios disponíveis para que tenham mais durabilidade, “reiterou o governante.

Para o diretor do Gabinete provincial da Agricultura no Namibe, Zunzi Puissa,“O trabalho da luta contra os gafanhotos está surtir efeito basta ver em algumas localidades sobretudo nas áreas da Bomba, Kapolopopo, a realidade já é outra, “disse.

 

 

Assim terminamos o espaço informativo desta segunda-feira, 24 de Maio de 2021, a verdade dói mais liberta, eu sou Fonseca Tchingui, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This