RÁDIO NFV FORA D` HORAS

29.05.2021

Noticiário 26-05-2021
1-Fome no Município do Tômbwa leva populares ao consumo da baleia encontrada morta a beira-mar.

2-Mulheres feirantes da província do Cunene pedem indemnização ao governo local pela destruição do mercado.

3-Moradores do bairro Platô na cidade do Namibe agastados com os amontoados de lixo.

4-Antigos militares das extintas FAPLA no Município do Tômbwa clamam pela reintegração social.

Sejam bem-vindos ao Jornal NFV desta quarta-feira, 26 de Maio de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Gercione Paulo.

“A fome que se faz sentir em quase por toda parte da região sul do País levou populares no Município do Tômbwa, ao consumirem carne da baleia encontrada morta a beira-mar nos últimos dias. O desenvolvimento desta notícia com Augusto Cativa.

No Município do Tômbwa a fome levou os munícipes a consumirem carne de Baleia encontrada morta na zona costeira do quilometro 5. Os populares sem medir as consequências que isto pode causar a saúde repartiram-se a carne da Baleia, sem ter sido inspecionado pelo serviços veterinários.

Os serviços de proteção civil Bombeiros naquele Município piscatório do Tômbwa, quando foram chamados a intervir no local apenas encontraram o esqueletos do mamífero, os populares tinham-se repartidos a carne da Baleia.

António Evaristo responsável de enfermagem no Município do Tômbwa, desencoraja o consumo desta carne,”.
As mulheres feirantes da província do Cunene pedem indemnização ao governo local pela destruição do mercado onde comercializavam produtos diversos. Linekela Cilassa, uma das lesadas disse que os seus produtos estão orçados em mais de um milhão de kwanzas.

“Destruíram o nosso mercado com os nossos produtos, não conseguimos tirar nada, já construímos um Advogado para que o governo do Cunene nos indemnize cada uma de nós escreveu o que gastou no meu caso gastei mais de um milhão de Kwanzas, “disse.

Vitoria Devama, outra vendedora. “A situação está mesmo complicada para nós tínhamos os nossos negócios e as autoridades da província do Cunene destruíram o mercado da feira onde comercializávamos os nossos produtos, “lamentou.

Ester Lifeni, igualmente outra vendedora, “Com a destruição do mercado tudo agora está difícil para nós estamos a enfrentar muitas dificuldades de como começar de novo o negócio,” disse.

Os moradores do bairro Platô arredores da cidade do Namibe mostram-se agastados com os amontoados de lixo naquela localidade que consideram um atentado a saúde pública. O desenvolvimento desta notícia com o Paulo Fernando.

“Moradores do bairro platô sentem-se agastados com amontoados de lixo naquela zona periférica da cidade do Namibe, Amândio Canede um dos moradores, disse que a administração municipal está a cobrar 400 mil kwanzas para remoção do lixo, um valor considerado exorbitante pelos proprietários dos terrenos”,

Ambrósio Filipe, outro morador.” o problema de lixo constitui uma ameaça a saúde publica. O lixo incomoda não só os moradores como também as pessoas que passam por lá”, manifestou.

A radio NFV tentou contactar a administração de Municipal de Moçâmedes, e sem sucesso.

 

 

 

 

Os mais de duzentos antigos militares das extintas FAPLA no Município do Tômbwa clamam pela reintegração social. Manuel Cavela, coordenador dos ex-militares naquele Município fala em situação crítica dos homens do gatilho.
“A situação dos ex-militares no Município do Tômbwa, é critica pedimos ao governo central que olhem e resolvam o nosso problema estamos a sofrer,” disse.Modesto Dala, secretário, “os antigos militares no Município do Tômbwa estão no abandono estamos a enfrentar muitas dificuldades os nossos filhos querem estudar e nós como pais não temos condições para sustenta-los”, disse.

Já José Francisco, igualmente membro ativo do grupo. “O governo angolano faz tantas promessas ao antigos militares e não cumpri, a nossa vida lá no Município do Tômbwa sobre vivemos de biscatos transportando sacos de cima para baixo em carros de mão, é muito triste uma vez que lutamos tanto para esta pátria, “disse.

Assim terminamos o espaço informativo desta quarta-feira, 26 de Maio de 2021, a verdade dói mais liberta, eu sou Gercione Paulo, estamos juntos.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This