NFV FORA D` HORAS

15.06.2021

Noticiário na rádio NFV 14-06-2021

1-Antigo Vice-Governador do Namibe José Chindongo António, enquanto Administrador da Bibala responde pelo peculato, corrupção e associação criminosa.

2-Empreteiros incumpridores nas obras sociais foram constituídos arguidos no Namibe.

3-Advogados saúdam a entrada em vigor da figura de juízes de garantia junto dos serviços de investigação criminal e da PGR.

4-Tribunal do Namibe retomou o julgamento do caso “desvio de dinheiro da caixa de segurança social das FAA no Namibe”.

Nós somos a rádio “NFV, Coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e arranjos sonoros de Fonseca Tchingui, a voz é de Madalena Tchicuendje.

Uma á uma ao desenvolvimento das notícias

José Tchindongo, antigo vice-governador do Namibe e seu Cunhado Josimar de Sousa

O antigo vice-governador do Namibe para o sector técnico e infraestruturas José Tchindongo António, enquanto exercia funções de Administrador Municipal da Bibala, em 2017,fraudulentamente inseriu no sistema salarial da função pública o seu Cunhado Josimar de Sousa em como assessor jurídico do seu gabinete, auferindo salário mensal de 180 mil kwanzas. Segundo a nota de acusação lida pelo Magistrado do Ministério Público, junto do Tribunal genérico da Bibala César Paulino Quevie.

A discussão e julgamento teve início quinta-feira, 10 de Junho no tribunal Municipal da Bibala, presidida pelo juiz Arão Dias, auxiliado pelos juízes e direito Domingos Menino e Distinto Quizenze Tandala.
A jurista Cândida Watchivanga, faz enquadramento jurídico das molduras penais sobre o caso.
“Os crimes de peculato e de branqueamento de capitais variam entre os oito e 12 anos de prisão” disse.
O Jurista Junior Paulino ajuda-nos a entender a gravidade de um titular do executivo local envolver-se nestes escândalos. A sentença do caso peculato e Tchindongo vai ser conhecido no próximo dia 1 de Julho.

Paula Cristina Contreiras Inácio, Diretora do Gabinete do Planeamento Estatísticos no Namibe

2-Os Empreiteiros não cumpridores das obras públicas no Namibe foram constituídos arguidos. A informação foi prestada pela Diretora do Gabinete Provincial do Planeamento Estatísticos do Namibe Paula Contreiras Inácio quando falava para a Voz da América.

Aquela responsável trouxe a tona alguns projectos que resultaram do processo de auscultação da população sobre os problemas mais preocupantes, no âmbito da governação participativa.

3- Advogados no Namibe saúdam entrada em vigor da figura de juízes de garantia junto dos serviços de investigação criminal e da Procuradoria-geral da República. Em declarações ao rádio NFV a margem do julgamento “caso Edson Kamalanga” o Advogado Gomes Augusto Ngola Vunda disse que vai fazer com que a detenção de um cidadão seja o ultimo rácio e as liberdades fundamentais dos cidadãos não devem continuar a serem violadas.

Cândida Wetchivandja, Jurista

O jurista lamentou a detenção do seu constituinte permanecendo 8 meses de cadeia sem sustentação criminal.
João Jongolo Tchivandja, também Advogado de um dos constituintes disse que a figura de encobridor existiu no passado e hoje não o sujeito processual.

Por  acto de prender para investigar tal como aconteceu com o seu constituinte desemboca no crime de perseguição de inocentes por parte da PGR que cometeu este erro.

4-O Tribunal provincial do Namibe retomou na manhã desta segunda-feira, 14 de Junho a discussão e julgamento do caso “desvios de dinheiro na caixa social de segurança social das FAA”, em que a antiga funcionária das finanças desta instituição Cristina João Maria (no Namibe) e Armando Lavana em Luanda são acusados ser principais cabecilhas da rede criminosa que de 2016 à 2018 saquearam os cofres de estado coma inserção  de fantasmas em colaboração com Armando Lavana, então funcionário desta instituição em Luanda e já falecido em Junho de 2019, inseriam no saque nunca foram militares e alguns deles ostentando patentes de major.

Segundo a acusação foram desviados mais de 52 milhões de kwanzas contra 14 milhões revelados pelo Delegado. desta os Advogados tudo fazem para que os dez arguidos implicados devolvam ao estado o dinheiro roubado.
“A verdade dói, mas liberta. estamos juntos”

1-Cristina  Maria  João, antiga chefe  das finanças da caixa de segurança social das FAA no Namibe é tida como mentora do processo de inserção de indivíduos que nunca foram militares  que ostentavam patentes de  Major .São eles: Joaquina Cachequele Fonseca mãe de Eduardo Fonseca  recebia quatrocentos e trinta e seis mil kwanza, Jandira Fonseca que igualmente recebia duzentos e vinte cinco mil kwanzas, Germana Nahita recebia sento e senta mil kwanzas , Silva José irmão de Cachequele recebia duzentos e setenta e cinco mil kwanzas , Maria Feca Fernando recebia trezentos e quarenta e seis mil kwanzas .

Luzia Muteka  de 40 anos de idade  funcionária do SINSE Huila,mãe de João de Paiva que auferia duzentos e vinte dois mil kwanzas, ao passo que o irmão mais velho  Gimi Salazar auferia trezentos e quarenta e seis mil kwanzas.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This