NFV FORA D` HORAS

18.06.2021

Noticiário na rádio “NFV” 17-06-2021

1-Fundo de Apoio ao desenvolvimento Agrário no Namibe promove campanhas de sensibilização à juventude local para aderir ao crédito agrícola.

2-Duas mulheres em Associação criminosa no Namibe saquearam dos cofres da Caixa de Segurança Social das FAA mais de 52 milhões de kwanzas segundo a nota de pronúncia do tribunal local.

3-Índice elevado de mortalidade nos Hospitais públicos no País preocupa presidente do sindicato dos médicos angolanos.

4-Crianças no Namibe exortam aos líderes africanos a respeitarem seus direitos para um continente melhor.

5-Mototáxista na província de Malange recebem carteiras profissionais para facilitar o exercício da sua actividade.

Nós somos à rádio “NFV” edição de quinta-feira 17 de Junho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias

O Fundo de Apoio ao desenvolvimento Agrário promoveu na manhã desta quinta-feira, 17 de Junho no Anfiteatro do governo do Namibe um encontro de auscultação à juventude local para aderir ao crédito agrícola. Acompanhe a reportagem do jornalista Augusto Cativa. “Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário garante financiar jovens agricultores no Namibe para potenciar a industrialização agrícola. A diretora do gabinete de comunicação e marketing do FADA Amélia Escórcio teceu essas considerações a quando da apresentação do projecto aos jovens.


Por outro lado Amélia Escórcio garante atender todas as solicitações que lhes forem apresentadas.
já os jovens participantes ao encontro louvaram a iniciativa e pedem a praticidade do projecto.
Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário garante financiar jovens agricultores no Namibe “Muito obrigada Augusto Cativa.
Duas mulheres no Namibe estão a ser julgadas pelo tribunal local de ter saqueado nos cofres da Caixa de Segurança Social das FAA no Namibe mais de 52 milhões de kwanzas de acordo com a nota de pronúncia do tribunal do Namibe na voz do juiz auxiliar Domingos Menino. Trata-se de Cristina Maria João e Joaquina Cachequele Fonseca. Acompanhe a reportagem da voz da América.

“Arguida Cristina Maria João, um crime de Associação criminosa previsto e punível pelo Artigo 8º, numero 1 da lei 3/2014 de 10 de Fevereiro, um crime de recebimento indevido de vantagem na forma continuada previsto e punível pelo Artigo 36 numero 1 da lei nº 3/2014 e um crime de branqueamento de capitais na forma continuada previsto e punível Artigo 60 nº 1 da lei 34 de 12 de Dezembro. Quanto arguida Joaquina Catchequele Fonseca também conhecida por Quina, num crime de Associação criminosa punível pelo Artigo 8º nº 1 da lei nº 3/2014”, nota de pronúncia.

Nesta segunda sessão de discussão e julgamento dirigida pelo juiz de causa Distinto Tandala, auxiliado pelos de direito Domingos Menino e Nduva Vissandule de Carvalho. Ouviu segunda-feira, 14, os dez arguidos deste processo.

O Advogado de defesa Cícero Vissandule, disse que o Peixe Carapau não engole o Tubarão, afirmando que os mentores da rede encontram-se em Luanda, requerendo diligências para a verdade da justiça.

“ Contra todos argumentos esgrimidos na acusação e pronuncia fica aqui patente que não procede a indiciação dos arguidos nos crimes de que são acusados e pronunciados pois induzidos em erros acabam propriamente na condição de lesados. Para isso nota-se entrega dos mesmo uma atitude de cooperação de justiça e como não bastasse com auxilio pontual dos seus parentes, ademais não protege a forçada legitimidade criminal do tribunal do provincial do Namibe em julgar o presente processo bem como somente os arguidos aqui presentes na medida em que a verdade nua e crua reside num esquema com origem na capital de Angola e para maior justiça o conveniente seria o processo seguir buscando os elementos de provas de fundo, as origens dos esquemas, os potenciais mentores introdutores dos nomes no sistema para podermos entretanto peregrinar por uma justiça justa, pois é nosso entendimento que o Peixe Carapau não engole o Tubarão.
Por ausência de dois declarantes arrolados nos autos, suspendeu-se a presente audiência de discussão e julgamento que deverá continuar no próximo dia 28 do mês em curso.

O elevado índice de mortalidade do nos Hospitais públicos do País constituí um mal que preocupa o presidente do sindicato dos médicos Angolanos, Adriano Manuel. O sindicalista disse ser urgente que o Presidente da República visite os Hospitais para constatar a realidade que se vive” .

As Crianças no Namibe exortaram aos líderes africanos mais respeito pelos seus direitos, nesta quarta-feira,16 de Junho foi assinalado o dia internacional da criança africana, no Namibe a data foi marcada com a oferta de bens alimentares as crianças desfavorecidas. Carla Lopes, esposa do governador do Namibe Archer Mangueira, apadrinhou o evento.

Jarciany Manuel Cândido, de 6 anos de idade aluna primeira classe na mensagem de agradecimento pediu mais respeito aos direitos das crianças.

Os Mototáxistas na Província de Malange receberam carteiras profissionais em parceria com o INEFOP, de acordo com o presidente da Associação dos transportadores de Angola, “AMONTRANG” Bento Rafael. o desenvolvimento desta notícia com o jornalista Fonseca Tchingui.

Os Mototáxistas na Província de Malanje começaram receber carteiras profissionais e cartas de condução, numa parceria com o INEFOP e o Ministério da Administração Trabalho e Segurança Social “MAPTSS”.  A informação foi prestada pelo presidente da Associação dos transportadores de Angola “AMONTRANG” Bento Rafael, durante o ciclo de formação e capacitação dos Mototáxistas naquela Província.

“A partir de agora vocês  vão entrar no novo curso rápido passaram a   receber carteiras profissionais estamos a trabalhar com o Instituto de Emprego e Formação Profissional “INEFOP”, que será pela primeira vez ser atribuída a carteira profissional aos Mototáxistas, se o médico tem uma carteira profissional igualmente o Mototáxista também terá a sua carteira “, disse.

Para o jovem Mototáxista Pedro Candamãe, “Prometemos colocar stop na sinistralidade rodoviária em Malanje bem como evitar o excesso de lotação no exercício da nossa actividade”, frisou.

Já o diretor do departamento de Viação e Trânsito em Malanje, Octávio Pereira, “O vosso comportamento é que vai ditar as regras, uma condução responsável de acordo com as normas estabelecidas, dizer também aos associados que após a entrega destas carteiras, que lhe sejam exigido os meios de segurança o capacete os coletes e respeitando principalmente as medidas de biossegurança”, disse.

Fernando Cristóvão, do Gabinete da juventude e desporto em Malanje, “Uma grande responsabilidade de contribuir e mostrar outra face da actividade que desenvolvem, de se transformarem os principais activistas e mobilizadores de  todos aqueles que temam em exercer está actividade sem o mínimo de conhecimento” disse.

Muito obrigada Fonseca Tchingui, Assim terminamos o espaço noticioso desta quinta-feira, 17 de Junho de 2021, a verdade doí mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This