RÁDIO NFV FORA D` HORAS

01.06.2021

Noticiário na rádio NFV 1-06 -2021

1- Vendedoras do mercado cinco de Abril no Namibe lamentam a subida galopante dos produtos da sexta básica.

2-Presidente da CASA-CE Manuel Fernandes, diz que o Caso do Major Lussaty é uma vergonha para o País.

3-Duas pessoas foram assassinadas a tiro nas últimas 48 horas na província da Lunda Norte.

4-Activistas cívicos no Namibe consideram um fracasso discurso do Presidente João Lourenço sobre o perdão e reconciliação nacional às vítimas do 27 de Maio.

5-Integração das Alterações Climáticas e gestão ambiental é o tema a ser debatido nesta quarta-feira,2 de junho na Universidade do Namibe.

Sejam Bem-vindos ao jornal “NFV” desta terça-feira, 1 de Junho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.
Agora ao desenvolvimento das notícias.

As vendedoras do Mercado cinco de Abril na cidade do Namibe lamentam o elevado custo de vida consubstanciada pela subida galopante dos produtos da sexta básica no mercado local. Ouvidas pelo “NFV” na manhã desta terça-feira,1 de Junho Joana Catarina uma das comerciantes descreve ser difícil a situação social das famílias.

“Muitas mulheres aqui no mercado passam o dia à fome, os produtos da sexta básica estão muito caro, o arroz está caro, a fuba está cara, o óleo já não se fala, a vida está difícil”, disse.

Vitória Cassinda, outra vendedora e gestante de oito meses. “O nosso diariamente estamos sempre em correrias para conseguirmos alguma coisa para os nossos filhos, aqui no mercado tudo está difícil, às crianças também estão aqui apanhar cascas de banana devido a fome”, lamentou.

 

 

 

O Presidente da CASA-CE Manuel Fernandes, considera vergonhoso o caso do major Lussaty o politico disse que esta pratica mancha o bom nome de Angola no exterior. O desenvolvimento desta notícia com o jornalista Gercione Paulo.

“Manuel Fernandes diz que não se pode aceitar que numa Angola potencialmente rica 70% do seu povo esteja em extrema pobreza”, disse o político da CASA-CE em acto que congregou a juventude da terceira força política do País.
A CASA-CE, segundo Manuel Fernandes, “apoia a reconciliação Nacional em Angola,” o líder da terceira força política mais votada na presente legislatura angolana, diz que “é preciso aprofundar o processo para que o discurso do perdão do Presidente João Lourenço, se reflita na prática,”.

A CASA CE recomenda engajamento sério, responsável e patriótico no combate a corrupção sem recurso a perseguição politica ou seletividade. que o combate a corrupção acautele medidas que visam evitar a repetição de situações do caso mais recente do” Major Lussaty “transmite ao mundo uma imagem de que angola não é um País sério, como é possível um País organizado avultadas somas monetárias ficam em posse de uma só pessoa, esta realidade inibe o investimento estrangeiro”, Afirmou o politico da CASA-CE.

Duas pessoas foram assassinadas à tiro por excessos das forças coligadas FAA e policia nacional nas última 48 horas na província da Lunda Norte. O desenvolvimento desta notícia com o jornalista Armando Chicoca.  “Uma rapariga de 14 anos de idade de nome Sandra Manuel foi assassinada sábado último 29 de Mio em Cafunfo por não ter usado a máscara facial e desprovida de 15 mil kwanzas solicitado pelas forças em ronda”, segundo disse António Capaia, activista cívico da Lunda Norte.

“Sou António Capaia, no bairro Gika em Cafunfo deram a tiro a uma menina que em vida chamava-se Sandra Manuel de 14 anos de idade por não ter usado a máscara facial e depois de ser autuada pelos militares pediram-na dinheiro, mas como não tinha meteu-se em fuga e foi atingida a tiro na cabeça”, disse.

As duas horas de madrugada desta segunda-feira, 31, de Maio, Pedro Mutunda de 63 anos de idade foi igualmente assassinado pelas forças coligadas “Policia e FAA” num dos bairros periféricos do Dundo, Capital da Lunda Norte, quando este levava o “bacio de uma das crianças à sanita do quintal”, Afirmou.

“O corpo encontra-se neste momento na morgue do Hospital do Dundo e podem confirmar, o homem morreu “, Concluiu.

Tchibixica Tchimobi, outro activista no Município do Cuango descreve de preocupante os excessos das forças de segurança em Cafunfo, sob o olhar impávido das autoridades locais.

“Estão a chatear muito as meninas, a partir das vinte horas ninguém mais anda a vontade, estamos oprimidos, será que isto é mesmo assim em todo o país”, a rádio “NFV” procurou ouvir as autoridades da Província da Lunda Norte sem sucesso.

Os activistas cívicos no Namibe dizem que o discurso do Presidente da República João Lourenço, sobre o perdão dos massacres do 27 de Maio é um fracasso. Pedro de Sousa, disse que gostaria ouvir do Presidente da república João Lourenço falasse também dos massacres de Cafunfo e de outros casos que ceifaram vidas de muitos angolanos.
“Pedimos ao Presidente da República que não se limitasse apenas aos casos de 1977 à 2002, este perdão das vítimas dos 27 de Maio, que falasse também dos casos de Cafunfo, na Lunda Norte, monte Sumi, no Huambo, Cassule e Kamuringue em Luanda e muitos outros casos”, disse o activista.

Para Amândio Balança, o Presidente da República não pode apenas manchar a imagem do maior partido da oposição neste caso a UNITA, o rapaz Rufino de 14 de anos de idade também foi morto pelas forças de segurança da presidência”, disse.
Já Nelo da Cruz, outro activista disse que o discurso do Presidente da República não pode ter aproveitamento politico.
“Nós queremos um presidente que seja um pai da nação não aquele que apenas aponta dedos aos outros partidos”, disse.

A Integração das Alterações Climáticas e gestão ambiental é o tema em debate nesta quarta-feira,2 de Junho pelas as 9 horas no Anfiteatro da Universidade do Namibe. O debate faz parte do lançamento oficial do projecto do governo provincial do Namibe sobre a gestão de terra.

 

O Engº Luís Constantino, vai facilitar o painel da ” integração das alterações climáticas e gestão ambiental e o uso sustentável da terra. Ao passo que a promoção de práticas e sustentável de gestão de terras nos 4 centros Agrogeológicos” estará a cargo de Danilo Silva, da FAO. O painel contará com os académicos dos vários sectores do saber.

Assim terminamos o espaço informativo desta terça-feira,1 de Junho de Maio de 2021, a verdade doi mas liberta, eu sou Madalena Tchicuendje estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This