RÁDIO NFV FORA D` HORAS

09.06.2021

Noticiário na rádio “NFV” 8-06-2021

1-Delegado provincial do MININT reafirma o combate cerrado a criminalidade no Namibe e apela mudança de mentalidade aos novos comandantes  Municipais e  chefes de departamentos recém empossados.

2-Doentes com insuficiência renal no Namibe apelam ao governo local à construção de centro de Hemodiálise para facilitar os pacientes.

3-Luta pela sobrevivência Adolescentes vindos da província da Huíla buscam o ganha pão às portas dos Armazéns do Namibe.

4-Membros do conselho provincial da Auscultação da comunidade no Namibe debatem nesta quarta-feira, 9 de Junho na Universidade do Namibe sobre a situação económica e social da província.

Este é o jornal “NFV” edição de terça-feira, 8 de Junho de 2021, coordenação de Armando Chicoca, produção de Augusto Cativa e Edna Mande, edição de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Agora ao desenvolvimento das notícias.

Alberto Sebastião Mendes, “Limão” Delegado do MININT no Namibe

O Delegado provincial do Ministério do Interior no Namibe Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão” reafirmou o combate cerrado à criminalidade na província e apelou igualmente empenho e dedicação aos novos Comandantes municipais e chefes de departamentos recém nomeados no âmbito da nova estrutura orgânica da polícia nocional.

Por outro Lado o Comissário Alberto Sebastião Mendes Limão, pediu empenho e dedicação  aos novos comandantes  e chefes de departamentos do comando provincial do Namibe  ora empossados e promovidos no âmbito da nova estrutura orgânica da polícia nacional. “Nova dinâmica, nova ordem e nova disciplina”, disse o comandante da corporação que também lançou um repto aos jovens que escolheram Namibe para a pratica delituosa.” Um dos nossos objetivos é fazer baixar a sinistralidade rodoviária e a criminalidade. Devemos fazer sair da nossa Província todos aqueles que vieram de outras províncias para a nossa praticando atos criminosos, vamos recolhe-los todos”, esclareceu.

Teodoro Renato, Comandante da Unidade Operativa, em nome dos demais oficiais ora promovidos fez a leitura de compromisso de honra.

“Juro com a minha honra, cumprir e fazer cumprir a lei e a Constituição da República e outras leis em vigor”. Foram promovidos 34 efetivos dentre estes oficiais superiores e subalternos que vão assegurar os comandos Municipais e departamentos da Polícia nacional no Namibe, de acordo com o chefe do pessoal e quadro do Comando provincial da policial nacional no Namibe Cornélio Calola.

1-Super Intendente chefe Miguel Dias Lourenço, para o cargo de Inspetor do comando provincia;

2- Super Intendente Chefe Teodoro Estevão Renato, para o cargo de comandante da unidade operativa

3-Super Intendente chefe Serafim Domingos, para o cargo de comandante da decima quarta unidade da policia de Guarda Fronteira;

4- Super Intendente chefe Domingos Lemos, para o cargo de chefe de edução patriótica;

5- Super Intendente chefe Corneio José Calola, para o cargo de chefe departamento pessoal e quadro

6-Super Intendente chefe Eduardo Pedro Luís para o cargo de chefe e departamento investigação de licito penas

7-Super Intendente chefe Feliciano Domingos Africano, para o cargo de chefe de departamento segurança publica operações

8-Super Intendente chefe José de Sousa Feijó para o cargo de chefe do departamento de finanças;

9-Super Intendente chefe Lourenço Miguel para o cargo de comandante da unidade de policia de segurança de objetivos estratégicos ;

10- Super Intendente chefe Clemente José Cabinda para o cargo e chefe de departamento telecomunicações tecnologia de informações ;

11-Super Intendente chefe Nelson da Cunha para o cargo e chefe departamento de estudo e planeamento

12- Super Intendente chefe Tome José Domingos, para o cargo de Chefe de  departamento de logística ;

13- Super Intendente André Domingos, para o cargo e chefe departamento de Trânsito e Segurança rodoviário;

14- Super Intendente chefe Enriques Davide Hepande,  para o cargo de chefe departamento de Informações policias ;

15- Super Intendente chefe Zanga Jeremias Bento, para o cargo de chefe do Gabinete do Comandante Provincial;

16- Super Intendente Henriques Ferreira Vanda, para o cargo de comandante Municipal do Virei ;

17- Super Intendente Alberto Jorge Caunda para o cargo de comandante  Municipal do Camucuio;

18- Super Intendente Batista Manuel, para o cargo de chefe departamento dos  Transportes

19-Super Intendente André Henriques,  para o cargo de chefe departamento da Administração e Serviço ;

20-Super Intendente Paulo Muquemba, para o cargo de chefe do departamento de Serviço e Saúde;

21-Super Intendente Manuel Cardoso Camunda, para o cargo e chefe departamento de Informação;

22-Super Intendente Rui Paulo Monteiro, para o cargo de Segundo comandante da unidade operativa

23-Super Intendente Venâncio Manuel Cardoso para o cargo de Segundo comandante da Unidade da Polícia de segurança de objetivos estratégico;

24-Super Intendente Ernesto Ângelo, para o cargo de chefe de Estado Maior da décima 4ª unidade da policia de guarda fronteira;

25-Super Intendente Pedro António de Oliveira, para o cargo de Segundo comandante de Fiscal e Aduaneira;

26-Super Intendente António Francisco, para o cargo de segundo comandante da Unidade de Segurança Pessoal entidade Protocolares;

27- Intendente Jones Lutero, para o cargo de chefe do departamento de acessória jurídica ;

28- Intendente chefe João Fernandes Martins Mendes para o cargo do segundo comandante do município do Virei;

29- Inspetor Ernesto Calianguila, para o cargo de chefe departamento e comunicação institucional imprensa;

30- Inspetor Manuel Samora, para o cargo e chefe do departamento de infraestruturas e equipamentos ;

31-Inspetor Anastácio Da Silva Beijo, para o cargo de Segundo comandante Municipal do Tômbwa;

32-Inspetor chefe Castro Pedro Pingano, para o cargo de segundo comandante do Município do Camucuio,

33-Inspetor chefe Belchior Pongove, para o cargo do Segundo comandante de Moçâmedes;

34-Inspetor Manuel Chova para o cargo de Segundo comandante da Bibala.

Foram igualmente licenciado a reforma 7 oficiais que ao longo de três décadas serviram os destinos da corporação. João Miguel, um dos beneficiários disse que sai com o sentido de dever cumprido.

“Em primeiro lugar devo agradecer adeus por ter nos protegido ao longo deste anos todos, mas importa realçar que é este é o momento ímpar para nós e agradecemos igualmente ao Comandante provincial que deforma sabia sobe conduzir os destinos do corporação no Namibe” disse.

Jorge Alberto-Presidente da Associação doentes renais no Namibe

Os doentes com insuficiência renal no Namibe apelaram ao governo provincial no sentido de se construir um centro de Hemodiálise a nível local para encurtar a distância que os pacientes percorrem semanalmente do Namibe à cidade do Lubango, a procura destes serviços. A Associação controla 15 pessoas com esta patologia segundo disse o seu Presidente Jorge Amândio Alberto.
Para Inocêncio Saquelo, Inspector provincial da Saúde no Namibe é urgente que os membros da sociedade civil e os partidos políticos promovam campanhas de sensibilização das comunidades contra esta doença.
Já o governador do Namibe Archer Mangueira, garante interceder junto do governo central para que o centro de Hemodiálise seja uma realidade no Namibe.
Lembrar que nesta segunda-feira, 7 de Junho de 2021, foi assinado o protocolo de entendimento entre a Associação dos Miniautocarros e Associação dos doentes renais, na presença do governador do Namibe Archer Mangueira.

Jovens Adolescentes vindos da província da Huíla

A Luta pela sobrevivência motiva Adolescentes vindos da província da Huíla que buscam o seu ganha pão às portas dos Armazéns do Namibe. A rádio “NFV” efetuou ronda em alguns Armazéns do Bairro cinco de Abril na cidade do Namibe.

“Adolescentes provenientes da província da Huíla, refugiam-se a cidade do Namibe à procura de sobrevivência o transporte de mercadorias com a recurso a Carro de Mão, constituí a principal  actividade para o sustento das suas famílias”.

Os membros do conselho provincial de Auscultação da comunidade no Namibe debatem nesta quarta-feira, 9 de Junho na Universidade do Namibe sobre a situação econômica e social da província.

De acordo com o documento que tivemos acesso vindo do governo provincial do Namibe informa que, os membros do Conselho provincial de Auscultação da Comunidade, estarão reunidos nesta quarta-feira, 9 de Junho na Universidade do Namibe, com o propósito de medir o grau de execução dos vários projectos em curso na província, nomeadamente: os dados estatísticos concretos do impacto da abertura de furos de águas no Município do Virei, apresentação do relatório anual das actividades do governo da província referente o ano de 2020, a situação epidemiológica da província, bem, como assistência social às famílias vulneráveis.

Ainda de acordo com o documento o encontro visa apresentação da proposta de regularização de imóveis de autoconstrução dirigida e ponto de situação da reabilitação do Muro da Fortaleza do Namibe.
Por outro lado os membros do Conselho Provincial de Auscultação da Comunidade serão informados sobre as matérias saídas da primeira sessão ordinária realizada em Janeiro último.

Assim como a fiscalização das benfeitorias nas residências das urbanizações da Praia Amélia e do Cinco de Abril e o ponto de situação do programa de Massificação do registo predial, bem como a execução dos projectos integrado de intervenção dos Municípios a nível da província. Finalmente o ponto de situação do programa de combate a praga de Gafanhotos em curso na província “fim de citação.

Assim terminamos o espaço informativo desta terça-feira, 8 de Junho de 2021, a verdade doí mas liberta, eu sou Madalena Tchicuendje, Estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This