NFV FORA D` HORAS

14.06.2021

Noticiário  na rádio “NFV” 12-06-2021

1-Sentença do activista Edson Kamalanga será conhecida no próximo dia 25 do mês em curso.

2-Juristas saúdam a entrada de juízes de garantia para suprir prisões desnecessárias em fase de instrução de processos.

3-Distribuição de comida a população assolada pela fome não chega as Comunidades Mucubais no Município do Namibe.

4-Povo contesta subida do preço do Pão a partir de segunda-feira 14 de Junho.

Nós somos o “NFV”, edição de sábado 12 de Junho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, Fonseca Tchingui edita e apresenta.

Uma-uma ao desenvolvimento das notícias.

Activistas cívicos no Namibe

Sentença do activista Edson Kamalanga será conhecida nos próximo dia 25 do mês em curso. Nesta sexta-feira, 11 de Junho durante a segunda sessão de julgamento que envolvem o activista Edson Kamalanga e outros dez arguidos acusados de furto e roubo de material de Construção civil “vulgo mosaico”. Os activistas fizeram-se presentes defronte ao tribunal em acto de solidariedade a favor da liberdade do activista Edson Kamalanga. Em declarações a imprensa Pedro de Sousa. “Edson Kamalanga dia 25 vai mesmo sair, o crime de encobridor eles próprios é que criaram esta manobra para prejudicar o nosso Mano, vamos continuar a exigir que o tribunal solte o Edson Kamalanga”, disse.
“A nossa justiça tem que fazer leitura do direito e a prisão de um cidadão deve ter como fundamento o último recurso”, defenderam os activistas defronte ao Tribunal. José Cavela, Advogado de defesa de Edson Kamalanga, na fase das alegações disse que a figura de encobridor não existe no novo código penal angolano e pediu absolvição do seu constituinte.
Já Advogado Gomes Vunda, Fundamenta a inexistência da figura de encobridor no código penal e manifesta-se apreensivo pela forma como o seu constituinte permaneceu na cadeia há oito meses sem provas do seu envolvimento no caso de furto ou compra do material furtado.

Já na província do Cunene aconteceu a segunda sessão de julgamento do activista Tchilalo João Muhalo, segundo o seu Irmão Tady Cacolo, Tchilalo foi inocentado da acusação de furto de uma Viatura, restando agora o caso do presumível falso título acadêmico.

Comunidades Mucubais

A distribuição de comida à população assolada pela fome não chega as Comunidades Mucubais no Município do Namibe. Caçador Mucongo, activista cívico nas comunidades explica tudo como aconteceu. “Em companhia de trintas e duas duas famílias entre jovens e adolescentes foram até a Administração Municipal pedir apoios para acudir a situação da fome que assola as comunidades, alega que foram escorraçados pelas forças policias. Augusto Ngangula, outro activista cívico das comunidades Mucubais. “Eu não entendo como é que os Mucubais aqui no Namibe somos maltrato nós fomos apenas pedir apoios logo ligaram à polícia para nos choutar.

A rádio NFV contactou as autoridades da Administração Municipal sem sucesso.
Ainda no Namibe Povo contesta subida do preço do Pão a partir de segunda-feira 14 de Junho de 40 para 55 kwanzas. Em declarações a rádio “NFV” a subida do preço do pão vai agravar a vida das famílias.
“Bernarda Paula o pão não pode subir, a vida está muito difícil, a quarenta kwanzas já não conseguimos comprar é mais a cinquenta e cinco isso vai piorar. De preferência eu comprar um kg de fuba ou de Arroz, pão de quinhentos kwanzas já não chega para os meus filhos “disse.

Por sua vez a Diretora do Gabinete provincial do desenvolvimento econômico no Namibe, Dulce Muquevela, confirmou a subida do preço do pão e explica as razões que estão na base do aumento deste produto.

“O governo provincial em parceria com a Associação dos panificadores chegamos um consenso de que a partir de segunda-feira, 14 de Junho o pão passará ser vendido a cinquenta e cinco kwanzas contra os 60 como estava previsto. Vamos continuar fazer o nosso trabalho de fiscalização, todo e qualquer anomalia os cidadãos devem denunciar. No Namibe temos dois fornecedores que são Angoalissar e Bem Barato, a procura é maior e oferta pouca”, esclareceu.

António Soliya Solende, Secretário do PRS no Huambo

O Secretário provincial do PRS no Huambo António Soliya Solende, manifestou-se desapontado com alegado silêncio da actual governadora daquela província. Em declarações a Imprensa nos últimos dias disse que desde que actual governadora foi nomeada nunca reuniu com os membros do conselho de auscultação da comunidade.
“A actual Governadora da província do Huambo Loty Nolika, fez um ano hoje dia 1 de Junho desde que foi nomeada, nunca reuniu com os membros da sociedade civil local para debater a situação socioeconômica da província, se tem reunidos nós PRS nunca fomos chamados” salientou.
Assim terminamos o espaço informativo de sábado 12 de Junho de 2021, a verdade dói mas liberta. Eu sou Fonseca Tchingui.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This