Para analisar meus irmãos da província do Cunene

12.07.2021

Para analisar meus irmãos da província do Cunene.

Por : Pedro Mateus Manuel

Terminou ontem a visita do PR da República João Manuel Gonçalves Lourenço a nossa província Cunene onde tivemos muito boas notícias acerca de as quantas andam as execuções das obras que vão impactar as nossas vidas no que tange a seca , agricultura e outras …

Considero no geral a visita do PR muito positiva bem como a leitura do memorando por parte da Senhora Governadora que foi sintética a ler o mesmo, de facto nem que lhe dessem 24 horas a mesma não conseguiria ler todo o memorando pois temos muitos problemas por resolver.

A mim deixa-me apenas triste as tentativas que temos tido entre nós que vivemos no Cunene de maquiar situações. Devemos parar de olhar para os nossos umbigos apenas e pensar nos nossos filhos que é ou são a próxima geração.

Governo do Cunene

Fomos convidados a participar de encontros com o CPJ na pessoa do Senhor Praia Chivela e outros da qual a representar os jovens do LED esteve no primeiro encontro a irmã de luta Genny Ndimute e Agostinho Bento Tchiovo e num segundo encontro estive eu Pedro Manuel e mais uma vez Agostinho Bento Tchiovo o nosso já conhecido Lito.

A ideia do CPJ e diga-se de passagem encorajado por mim e por minha vez eu estimulado por uma ideia do amigo Pelágio Ndafenongo , foi de criar uma acta, um relatório e ou memorando aonde colocaríamos as nossas preocupações enquanto jovens e garantir que por aquela via que é o CPJ as nossas reivindicações chegariam ao PR Da República, apenas isso e mais nada…

Como na província do Cunene as pessoas parece e só parece mesmo sofrem de espalhar inverdades andaram a dizer por aí mentiras acerca do LED como por exemplo:

O LED quer fazer manifestação contra o PR : mentira número um.

O LED quis agir em solidariedade a ativistas de outras paragens do país que em virtude da presença do PR no Cunene os mesmos queriam mostrar o real estado da província , desde nepotismo, amiguismo , a falta de tecnocracia e outros pontos mais das quais um deles também as supostas arbitrariedades ao processo do jovem Tchilalo Muhala.

2- Os jovens do LED são perigosos ao ponto de se mostrar a cara e viatura do Lito em encontro com pessoas que não se conhece na província.

Jovens perigosos não lutam pelo bem estar da província e não sentam numa mesa com uma desacredita instituição que é o CPJ para os jovens , instituição essa que muito jovem acha que está capturada pela JMPLA.

Deixa-me cabisbaixo a forma como de facto arranjaram as pessoas que foram nos representar enquanto jovens nesta audiência com o PR da República, nada contra estes jovens mas sim para com a forma que arranjaram isso tudo.

Entendam que o CPJ não foi representado neste ato , até aonde sei Praia Chivela não delegou ninguém para o representar neste acto.

Segundo , a juventude quis ser representada pelo CPJ e não por pessoas que já fazem parte do MPLA na província por acreditar que estariam melhor expostos os nossos problemas se fossem apresentados pelo CPJ que é uma instituição vocacionada em termos de hierarquia para conduzir tal efeito, ou estreitar a comunicação entre os jovens e quem governa.

Terceiro, os nossos jovens a terem lá estado representar os jovens da nossa província deviam no mínimo e já que representaram a sociedade civil , fazer uma espécie de relatório ou acta , salvo o melhor entendimento e esclarecer os assuntos abordados pois acredito que não foram falar de seus assuntos pessoais.

Jovens , apesar de não sermos todos do mesmo partido , nem da mesma religião, devemos aprender que pensar diferente não é um crime tampouco um problema. O exercício democrático do livre arbítrio pressupõe estarmos alinhados mesmo quando não estamos em sintonia constante.

A meu ver ,a não representação condigna do CPJ é um problema.

Perdemos então , uma enorme oportunidade de fazer um bom papel e de expor enquanto jovens os nossos anseios em verdade porque decidimos arranjar um atalho.
Não menos importante é que devemos deixar o costume de guerrear entre nós, a juventude Cunene devia estar sólida e firme pois parece que só desta forma vamos conseguir o apoio do executivo.

Falamos tanto dos mais velhos mas não conseguimos dialogar , resolver os nossos problemas , estamos a espalhar inverdades uns acerca de outros , será que não podemos ser e estar unidos ?

Não é o Cunene o nosso maior objectivo enquanto meta? Não estamos todos a lutar para um Cunene mais inclusivo?

Até quando teremos a impressão que os filhos do Cunene , os que têm cá os seus cordões umbilicais apenas se interessam pelos cargos?

Em verdade vos digo: se esse ato de não representarem bem a juventude pelo menos não pelo melhor via e método foi propositado, então o PR da República já deu conta, não se esqueçam que João Lourenço não é distraído.

Estejamos unidos pelo bem maior e lutemos todos contra os nossos verdadeiros inimigos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This