RÁDIO NFV FORA D` HORAS

02.07.2021

RÁDIO “NFV” NOTICIÁRIO DE SEXTA-FEIRA  2-07-2021

1-Tribunal da Bibala no Namibe deu por provada as acusações mas absolveu o antigo Vice-Governador do Namibe José Tchindongo António deixando o Ministério Público irritado.

2-Universidade do Namibe estreita laços com a Universidade de Coimbra em Portugal.

3-Activistas cívicos no Namibe Lamentam a Morte de Joaquim Huleipo soba grande das comunidades Mumuilas.

4-Feira dos produtores da região sul de Angola uniu agricultores e outras vontades em prol do desenvolvimento do País.

5-Presidente da República João Lourenço visita nos próximos dias à província do Cunene.

Nós somos à rádio “NFV” edição de sexta-feira, 2 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias.

O Tribunal de Competência genérica do Município da Bibala na província do Namibe deu por provada todas as acusações em que os Arguidos José Tchindongo António e Josimar de Sousa, que cometeram os crimes de peculato e branqueamento de capitais e Associação criminosa mas o juiz Arão Dias, absolveu os dois arguidos sob protesto do Ministério Público. O jornalista Fonseca Tchingui, acompanhou este julgamento e desenvolve esta notícia.

“O tribunal deu por provado a douta acusação do ministério Publico e em nome do povo decidiu absolver o arguido Tchindongo António e Condenar o arguido Josimar de Sousa na pena de 2 anos pena suspensa para 5 anos”, declarou o Juiz Arão Dias depois de ter provado que da inserção de Josimar de Sousa fraudulentamente na função de assessor juridico pelo seu Cunhado Tchindongo António causou aos cofres do estado um desfalque de mais de um milhão de kwanzas.

Cesar Paulino Quevie, Procurador da Republica junto da Sala Genérica do Tribunal da Bibala discorda com a sentença e disse que o Ministério Publico vai recorrer a instancia superior deste tribunal.
“Não nos conformamos com a decisão acabara de ser tomada, temos 20 dias para podermos recorrer do acórdão. Não era de esperar porque a prova foi produzida e os autos falam por si e os arguidos foram confessos”, reagiu
O magistrado do Ministério Publico esclarece por outro lado as razões que levam recorrer a instancia superior da decisão do Juiz Arão Dias do Tribunal Genérico da Bibala que esteve auxiliado pelos juízes de direito Destinto Tandala e Domingos Menino. “o arguido José Tchindongo António vem acusado neste processo de peculato, corrupção ativa, Associação criminosa e branqueamento de capitais e Josimar de Sousa (cunhado de Tchindongo) vem acusado pelo crime de recebimento de vantagens e Associação criminosa”, esclareceu O Magistrado.

“Tendo havido cometimento do crime e estando o crime por via de produção de provas confirmado e existindo o seu agente o que se espera é a condenação e não a absolvição, pronto vamos aguardar”, concluiu o representante do Ministério público.  O arguido Tchindongo veio ao processo de suspeição de ter cometido o crime de peculato, associação criminosa e corrupção ativa, e o coarguido Josimar de Sousa veio ao processo sobe suspeição de ter cometido o crime de recebimento indevido de vantagem e de comparticipação criminosa, ficou aqui produzida a prova, e chegamos a conclusão de que ele nunca foi funcionário da administração publica, dai que não fosse possível ser condenado no crime de recebimento indevido de vantagem, porque aquilo que ouvimos, o juiz condenou-o no crime de comparticipação, mas propriamente o crime primitivo que é o peculato e prontos, vamos aguardar o que vai ser relativamente ao nosso recurso que vai ser interposto a próxima semana.

As autoridades da província do Namibe assinaram nesta quarta-feira 30 de Junho de 2021 o acordo de cooperação entre a Universidade do Namibe e a Universidade de Coimbra em Portugal no ramo Académico e investigação científica. A informação foi prestada pelo diretor do Gabinete provincial da Comunicação social no Namibe José Mário.
O governador do Namibe Archer Mangueira, acompanhado pela Reitora da Universidade do Namibe Cármen Van-Dunem dos Santos, prestigiou o acto de cooperação Académica científica e Cultural com a Universidade de Coimbra representado pelo seu Reitor Alummi João Nuno Calvão da Silva. Assinatura do acordo contou com a presença do Embaixador de Angola em Portugal Carlos Fonseca e do grupo parlamentar de Portugueses. A parceria da Universidade de Coimbra e do Namibe contempla o intercâmbio de estudantes docentes e de técnicos em participações em colóquios de carácter científico e Académico de graduação e pós-graduação.

Joaquim Huleipo, Soba das Comunidades Mumuilas

Os Activistas cívicos no Namibe Lamentam o passamento físico no passado dia 27 de Junho na cidade do Lubango o soba grande da província da Huila Joaquim Huleipo. Pedro de Sousa, manifestou-se consternado pelo desaparecimento físico do Soba grande nas Comunidades Mumuilas.

“nossos sentimentos de pesares a família e particular às comunidades Mumuilas e todos sobados de Angola, para os que vão  lhe substituir devem ser imparciais que não seja influenciados pelo regime do MPLA” disse.

Nelo da Cruz, igualmente activista disse que apesar da ideologia diferente não deixa de ser humano. “mais uma vida que se perdeu, quem herdar este poder possa resolver os problemas das comunidades”, reagiu.

A primeira edição da feira regional sul de produção nacional vai hoje no seu terceiro dia no recinto da feira do Gado aos arredores da cidade do Namibe, onde participam mais de 91 expositores vindos das províncias do Cuando Cubango, Huila, Cunene e Namibe. Os expositores valorizam a iniciativa dos governos provinciais da região sul de Angola. Ouvidos pelo “NFV” alguns feirantes dizem que está oportunidade vai galvanizar a produção local.
“António Gomes, é preciso ter os terrenos devidamente preparados para aumentar a nossa produção, produção virada essencialmente para Agricultura, os produtos devem chegar a mesa ao preço mais acessível, estamos aqui a mostrar no nosso potencial, a Vera Nova vocacionada para Agropecuária brevemente vamos abrir uma loja no Namibe para encurtar as distancia em que os clientes percorria a procura dos nossos serviços”, disse.

“Adão Cassoma, venho do Município Cacula província da Huíla, eu estou feliz por estar aqui nesta feira é primeira vez que venho ao Namibe, os Agricultores da Cacula, têm força de trabalhar a terra apesar da seca que vivemos no ano passado de 20 à 2021, mas alguns que cultivaram um pouco de Massango estão aproveitar, os que cultivaram o milho estão mesmo sem nada para comer”, disse agricultor. A maior bolsa de negócio de produção nacional encerra já neste sábado 3 de Julho de 2021.

O Presidente da República João Lourenço, visita nos próximos dias à província do Cunene, o jornalista Armando Chicoca, escreveu um artigo no Facebook sobre esta visita do chefe do Estado angolano as terras do rei Mandume. O desenvolvimento desta notícia com o jornalista Paulo Fernando.

VISITA PRESIDENCIAL DO PR JOÃO LOURENÇO NA PRÓXIMA SEMANA MEXE COM SOCIEDADE CIVIL

Em Ondjiva em torno da escolha dos jovens que deverão ter acesso ao privilegiado encontro dos Jovens da Sociedade Civil e Acadêmico com o Presidente da República João Lourenço durante a sua visita presidencial ao Cunene nos próximos dias.Os próximos da Governadora Gerdina Didalelwa tudo fazem para afastar deste encontro todos os jovens críticos da Província do Cunene.
O NFV soube ainda, que mesmo aqueles que constam da lista dos “peneirados” poderão na ultima da hora, ter acesso a sala onde João Lourenço, quer ouvir a voz dos Jovens do Cunene.
O CNJ bem arquitetado e tomado de assalto pela JMPLA quer aparecer com o principal protagonista do filme que tem a mão dos dirigentes do MPLA e governantes que tudo fazem para distanciar os jovens críticos da Província do Cunene deste encontro presidencial com a juventude cunenense.

Província do Cunene

” Queremos o professor Tchilalo João Muhalo neste encontro com o Presidente João Lourenço”, gritaram nesta quinta-feira, 1 de Julho, vários grupos juvenis que na pior das hipóteses dizem que sairão as ruas com cartazes e dísticos, por altura da visita presidencial a Ondjiva, manifestando o descontentamento pela prisão politica do jovem Tchilalo João Muhalo, domiciliado na cadeia de Peu-peu desde o dia 18 de Janeiro do ano em curso.

“Quando os defensores a manutenção da governadora Gerdina Didalelwa, menos esperavam, serão surpreendidos com o pedido de exoneração a ser formulado pela sociedade civil, e empresarial local, que já não pactuamos com os excessos e arrogância desta senhora”, reagiu um dos membros da sociedade civil.

Província do Cunene

No Cunene os anciãos, jovens acadêmicos e não acadêmicos, mulheres empreendedoras que viram as suas barracas destruídas na feira agropecuária, e cidadãos de todos extratos sociais, querem um empresário a frente da governação da Província do Cunene em substituição de Gerdina Wlipamwe Didalelwa, visando ajudar o crescimento ordenado e desenvolvimento socioeconómico da Província do Cunene, exemplo demostrado com o governador Luís Nunes na Huila e agora em Benguela.
O empresário Francisco Abílio Lumbamba é um dos nomes consensuais para a substituição da governadora Gerdina Didalelwa. Cerca de 50 activistas cívicos do Namibe, Huila, e alguns vindos de Benguela e Luanda preparam-se para juntarem-se ao ativismo no Cunene durante a visita presidencial de João Lourenço em Ondjiva protestar a desgovernação do Cunene, a ditadura marxista, leninista ainda vivida naquela província e exigir a exoneração de Gerdina Didalelwa tida como sendo o obstáculo do desenvolvimento da terra do Rei Mandume Ya Ndemofayo.
Nesta quinta-feira,1, alguns activistas cívicos do Cunene foram advertidos por oficiais da polícia para não tentarem manifestarem-se, sob pena de derramamento de sangue.
Os activistas dizem preferir doar suas vidas em troca da liberdade do activista Tchilalo e de todos prisioneiros políticos de consciência”.

Assim terminamos o espaço noticioso desta sexta-feira 2 de Julho de 2021, a verdade dói mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This