RÁDIO NFV FORA D` HORAS

06.07.2021

RÁDIO “NFV” NOTICIÁRIO DE TERÇA-FEIRA 6-07-2021

1- Jovens do Cunene marcham nos próximos dias para exigir a libertação do activista Tchilalo João Muhalo durante a visita do Presidente da República João Lourenço aquela província.

2-Comunidades de Cafunfo na Lunda Norte apelam a intervenção da Comunidade Internacional em relação aos massacres e perseguições ao povo Lunda Tchokwe.

3- Comentaristas do NFV lamentam a decisão do Tribunal genérico da Bibala no caso Antigo vice-Governador do Namibe José Tchindongo António.

4-Delagado do Ministério do interior no Namibe Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão”, inteira-se sobre a situação operativa no interior das comunidades do Município do Camucuio.

Nós somos à rádio “NFV” edição de terça-feira 6 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, Apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias

Os Jovens da província do Cunene marcham nos próximos dias para exigir a libertação do activista Tchilalo João Muhalo durante a visita do Presidente da República João Lourenço aquela província. O desenvolvimento desta notícia com o jornalista Domingos Macelino.

Instituição do Governo do Cunene

O Chefe do Estado Angolano João Lourenço, visita a província do Cunene nesta quinta-feira, 8 de Julho. O activista do Cunene diz, que a questão do jovem Tchilalo João Muhalo é uma preocupação que o presidente da República deve tomar conhecimento que existe um preso politico no Cunene.

“nós sabemos que os poderes são diferenciados sendo poder judicial e poder executivo o presidente João Lourenço vai encontrar este problema porque a prisão do Tchilalo tem haver por ter denunciado atos de nepotismo, familiaríssimo e todos os vícios que se tem na província do Cunene, Tchilalo João Muhalo, é considerado como um preso politico”, reagiu.

Ainda assim o activista fala que a província do Cunene carece de uma Universidade e em consequência disso, os jovens são obrigados a deslocarem em outras províncias a procura de uma oportunidade para a formação.

“a província do Cunene não tem Universidade apenas tem um Instituto Politécnico, é necessário que o governo central abra uma Universidade ca na Província do Cunene, o antigo governador António Didalelwa, tinha um projecto de abertura de centro Universitário mas este projecto até hoje nem água vem nem água vai, a Província do Cunene tem empresários , os empresários locais fizeram possíveis de construir uma Faculdade mas as mesma até hoje lembro-me que á havíamos reunidos com a ministra do ensino superior ela tinha dito que deviam ser legalizadas  pelo menos algumas Universidades privadas”.

Já Carinda Francisco, ” as vias de acessos principais e segundarias dos Municípios do Curoca, Cuvelai e Ombandja que não conhecem asfaltos desde a criação do mundo, construção de Hospitais de referencia nos Municípios da província,  temos um irmão professor e activista detido lá no Péu Péu por questões politicas.

As Comunidades de Cafunfo na província da Lunda Norte apelam a intervenção da Comunidade Internacional em relação aos massacres e perseguições ao povo Lunda Tchokwe. António Capaia, membro do Movimento Protetorado Lunda Tchokwe, em entrevista ao “NFV” disse que a situação que se vive naquela região é revoltante.

“estamos a perguntar as potencias do mundo  às Nações Unidas, América, França, e Inglaterra se essas potencias cometerem crimes não pode ser criticadas, nem pode ser julgadas por ser monopólio, estão a deixar esse caso por ser um preso da Lunda Tchokwe o presidente deste Movimento Protetorado Lunda Tchokwe o senhor Eng.º José Domingos Mateus Zecamutchima está à cinco meses na cadeia sem  julgamento, também isso nos outros Países funciona? ao mesmo tempo se encontra gravemente doente nas cadeias do SIC Luanda”, questionou.

Os comentaristas do NFV espaço de abordagem dos factos da semana finda lamentam a decisão do Tribunal genérico da Bibala no caso Antigo vice-Governador do Namibe José Tchindongo António e Josimar de Sousa, ambos absolvidos no dia 1 de Julho, sob protesto do Ministério público. O jornalista Augusto Cativa, desenvolve está notícia.

Fernando Cassinda, Comentarista NFV

Decisão do Tribunal da Bibala no caso Tchindongo divide opiniões no Namibe, convidado a analisar o caso, o académico Fernando Cassinda, considera de normal o reu por só interposto pela PGR e diz mesmo que o problema da corrupção não deve ser só de lei, mas também é um problema de atitude pessoal e para tal deve-se moralizar as pessoas.

Daniel Tchimbwa, Comentarista NFV

“José Tchindongo foi acusado e está comprovado as acusações que pesavam sobre ele, mas depois já o que se faz pele leitura fez a devolução de mais de um milhão na conta do Estado que é para reparação  dos danos que tinham se causado, mas a PGR ficou irritada com o juízo feito ou a sentença dada é normal que isto aconteça a PGR esta ali é para defender aquilo que são os interesses do cidadão,  os interesses da população, interesse do Estado “frisou o filósofo Fernando Cassinda.

Já o professor Daniel Tchimbwa, diz que a decisão do Tribunal no caso Tchindongo foi negativa e péssimo exemplo para a justiça angolana.

“acompanhei o acontecimento muitos acharam positiva a decisão do tribunal ,assim como outros acharam negativa, eu sou daqueles que achei negativíssima ele é acusado de crimes dissidentes o tribunal desta vez falhou e foi um péssimo exemplo para a nossa Justiça”, manifestou.

Alberto Sebastião Mendes “Limão”, Delegado do MININT no Namibe

O Delegado do Ministério do Interior e Comandante provincial da policia nacional no Namibe Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão”, desloca-se ao Município do Camucuio nos dias seis e sete de Julho de 2021, no sentido de inteirar-se sobre a situação operativa no interior das comunidades desta região. A delegação constituída pelos os  membros do conselho provincial da Polícia nacional do Namibe, de acordo com o documento que o NFV tive acesso, a delegação do MININT vai  igualmente constatar o posto policial da Comuna das Cacimbas, bem como o posto policial da Comuna do Mamue.

Assim terminamos espaço noticioso desta terça-feira, 6 de Julho de 2021, a verdade doí, mas liberta, estamos juntos.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This