RÁDIO NFV FORA D` HORAS

08.07.2021

RÁDIO “NFV” NOTICIÁRIO DE QUARTA-FEIRA 7-07-2021

1-Presidente da República João Lourenço trabalha no Cunene nesta quinta-feira 8 de Julho e o governo local negociou a manifestação.

2-Comarca do Namibe regista super lotação e a Tuberculose ganha espaço.

3-Mulheres burladas no Namibe dizem que a PGR atendeu o seu grito de socorro.

5-No Camucuio todos de mangas arregaçadas na luta contra a praga de gafanhotos.

Nós somos à rádio “NFV” edição de quarta-feira, 7 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Domingos Marcelino.

Uma a uma ao desenvolvimento das notícias.

O presidente da república João Lourenço, é aguardado nesta quinta-feira 8 de Julho na cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene onde se espera que o chefe do executivo angolano venha fazer avaliação dos projectos de mitigação da seca laçando naquela Província em 2019 a quando da sua ultima visita.

O Cunene neste momento enfrenta uma crise de liderança, a governadora daquela Província tem sido acusada de ter nomeado em vários cargos pessoas velhas em detrimento da juventude. Tchilalo João Muahala, académico e activista detido desde 18 de Janeiro do ano em curso foi um dos jovens que sempre denunciou o nepotismo na governação de Gerdina Didalelwa e nos órgãos partidários, o que muitos acreditam ter sido o motivo da sua detenção politica. Os jovens querem receber o Presidente da Republica com a manifestação que visa exigir a libertação de Tchilalo e mostrar a João Lourenço que no Cunene não há corrigir o que está mal e melhorar o que esta bem, acompanhe a reportagem da Voz da América com o jornalista Armando Chicoca.

Lito Deputado, Activista cívico no Cunene

“Activistas e Governo do Cunene negociaram a manifestação que estava prevista para amanhã quinta-feira,8 de Julho, na vigência da visita do chefe do executivo angolano. Lito Deputado um dos jovens que revelou a informação esclarece que durante a negociação salvaguardou-se o caso do activista detido Tchilalo João Muhalo.

“Queremos avisar as províncias de Luanda, Namibe, Benguela e Huambo, que pretendiam nos apoiar na manifestação  que prevíamos realizar amanhã quinta-feira, 8 de Julho, durante achegada do Presidente da República  João Lourenço, ao Cunene, que a mesma já  não vai acontecer, pelo facto de termos chegado há um acordo com os organizadores da visita. Uma das nossas reivindicações já foi atendida, o Tchilalo João Muhala, activista Politico detido em Peu-Peu, já tem a data de julgamento marcada para o próximo dia 21 do mês  em curso”, disse.

Lito Deputado foi mais longe. “Não é bom receber um pai no meio de muita confusão”, concluiu agradecendo todos aqueles que estiveram prontos para apoiar a manifestação.

Carinda Francisco, outro jovem coorganizador da manifestação, discorda com a decisão anunciada e diz que o acordo foi unilateral com um grupinho que não representa a maioria dos jovens do Cunene.

Carinda Francisco, Activista cívico no Cunene

A Voz da América procurou ouvir a Governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa sem sucesso.
 “Ontem o meu amigo de luta da frente, deputado Lito, negociou a manifestação algo que me deixou revoltoso e nem sei com quem negociou. Não podemos continuar assim, o povo do Cunene sofre humilhações era oportunidade para mostrarmos o nosso descontentamento a aqueles que nos governam mal”, reagiu exigindo que esclareça a todos com quem negociou.

A comarca do Namibe regista super lotação da sua capacidade instalada e a tuberculose está ganhar espaço no seio da população penal. Os reclusos reclamam da morosidade da tramitação dos processual nos órgãos da Administração judicial no Namibe.

“Sinto muito chocado numa vez que meus erros todo que eu cometi conscientemente estou a pagar. Patrícia Emília Bonga outa detida eu sou detida fui testemunha do meu cunhado do espaço então o senhor que vendeu o espaço fugiu aconteceu uma tragedia na comuna da Lucira também ouvi por alto mas por ser amiga duns dos acusados que também já se faz presente aqui desculpa senhor juiz alguém que te manda matar ou alguém que mata alguém vai para Benguela fica lá um mês e meio e volta depois vai se de novo a esquadra se entregar ela própria ”

Ezequiel Calupeteka, Director Adjunto daquela unidade disse que está é uma das questões que constitui preocupação.
Por outro lado o responsável fez saber que a demora da entrega de certidões de sentença por parte dos órgãos da justiça também é o outro problema.

Reclusos da Comarca do Namibe

” Quatrocentos e noventa e seis reclusos entre detidos e condenados o que incende a capacidade instalada, a cadeia tem a capacidade de trezentos e cinquenta reclusos, o atraso na entrega de certidões de sentença por parte dos tribunais da segunda instancia também contribui na lotação da comarca.”

Nesta terça-feira,6 de Julho um grupo de juízes da Comarca do Namibe constataram a realidade que se vive naquela cadeia no âmbito das celebrações do segundo Aniversário da institucionalização do Tribunal de Comarca do Namibe como fez saber a Porta-voz do Tribunal do Namibe, Nduva de Carvalho.

““Juíza Nduva De Carvalho, acabamos de ter um encontro com a população penal e ouvimos as preocupações dos mesmo apontamos, a notamos cada uma  delas”, disse.

As Mulheres burladas no Namibe dizem que PGR atendeu o seu grito de socorro, a suposta burladora de nome “Minga Lelele” já está a contas com a justiça, depois de vários pedidos de socorros das três vítimas de burlas no Namibe.
Das três mulheres que denunciaram o caso ao NFV desta vez o número aumentou para 11 sendo que outros sãos homens segundo disse Jandira Lídia Tchissonde, outra vítima que disse ter sido burlada mais de trezentos mil kwanzas pela suposta burladora que agora vai sentir a mão pesada da lei.

Jandira Lídia Tchissonde, Vítima de burla no Namibe

“Agradecer desde já o vasto esforço da PGR pelo esforço feito para consegui deter a senhora “Minga Lelelé” que tanto mal fez as mulheres e a também a homens que possui estabelecimentos e negócios pequenos burlando mentindo essas pessoas dizendo que precisa de artigo, ela vem com mentiras ela veio a mim veio com a burla dizendo que vai levar a peruca para poder experimentar e por volta das 17 horas traria a peruca, então levou-me dois artigos um de 170 mil kwanzas e outro de 180 equivalente a 350 mil kwanzas no dia 12 Abril do corrente ano ou seja até antes das autoridades lhe deterem nós não sabíamos quem era senhora que estava fazer isso não sabíamos onde era o paradeiro dela, porque ela não atendia o telefone era mesmo uma burladora uma pessoa do mal foi assim que ouvimos a dona Castelo Branco e também posemos juntos as autoridades o nosso caso” manifestou.

Sónia Castelo Branco, outra lesada também valoriza o trabalho dos órgãos da justiça no Namibe depois das denuncias feitas.

Sónia Castelo Branco, vítima de burla no Namibe

“realmente a PGR trabalhou eu agradeço esforço e  o empenho e dedicação está é a segunda detenção da dona Minga graças a Deus nós nos sentimos felizes por saber que esta ser feita a justiça por saber que aquela que levou os nossos bens aprendido essa mesma pessoa esta detida e pagar pelos seus crimes visto que após a segunda detenção da mesma foram aparecendo varias pessoas que ela fez isso, neste momento a dona Minga já tem mas de dez processo a rolar porque depois da nossa entrevista cá no NFV foram aparecendo mas outras pessoas que foram lesadas e não só mulher também apareceu um jovem empresário da cidade do Lubango que tem uma butique graças a Deus tinha camara de vigilância no seu empreendimento e conseguiu a filmar a mesma a fazer isso, então quer dizer que nós não estamos a lidar com uma simples burladoras de tendas casas estamos a lidar com alguém  que até não conseguimos explicar como ela age mas para alguém e vir par um estabelecimento de vídeo vigilância e não ter medo e para nossas casas sem temer e entrar é só esperar o trabalho da policia esperar o trabalho da PGR”, reagiu.

No Município do Camucuio todos de mangas arregaçadas na luta contra a praga de Gafanhotos, o empresário do sector salineiro no Namibe Fernando solinho, disse que graça o empenho de todos foi possível combater a praga.

Bolsas de Gafanhotos

“Foi um exercício insólito a nível da nossa província felizmente nem a praga atingiu níveis assustadores mas  intervenção foi e espontânea rápida e conseguimos combate-las.”

Maria das Dores, do Município do Camucuio disse recentemente que os gafanhotos naquela região já estão a ser combatidos.

“os gafanhotos foram para o Município do  Camucuio, mas graças a Deus conseguimos combate-los e já não estão mas lá”, disse.

E os activistas cívicos Pedro de Sousa e Nelo da Cruz, também valorizam a intervenção das autoridades do Namibe no combate a praga de gafanhotos.

“Pelo menos foi um bom feito por parte do governo conseguiram acabar com essa praga, são as comunidades que estavam a passar mal porque os seus produtos estavam a ser dizimado por esses gafanhotos, é bom quando nós vimos que o governo preocupou-se com qualquer coisa porque nós não estamos aqui para criticar mas também para elogiar.”

Nelo da Cruz, disse que: “com certeza os gafanhotos levaram no focinho graças os companheiros da linha da frente fizeram de tudo aquilo que o povo precisou agora neste momento vamos lutar também pela fome porque esse povo esta precisar de comer alguma coisa”, sublinhou.

Na Comunidade do Tchicolongiro Comuna do Munhino ainda é visível a existência de algumas bolsas de Gafanhotos e as comunidades pedem meios técnicos para combate da praga.

“Eugénia, aqui no Tchicolongiro os gafanhotos estragaram muito nem colhemos nada agora estamos com fome mas até agora nas lavras tem gafanhotos,  não conseguimos combater precisamos de inseticidas para pôr fim a esses bicho” ,disse.

Assim terminamos o espaço noticioso desta quarta-feira, 8 de Julho de 2021, a verdade dói mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This