RÁDIO NFV FORA D` HORAS

09.07.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SEXTA-FEIRA 9-07-2021

1-Agentes económicos no Namibe reclamam alegados maltratos por parte da AGT na cobrança de impostos.

2-Comunidades Mucubais lamentam a situação da fome no interior do Município do Virei.

3-Decorre o período do recurso interposto pelo Ministério Público no caso antigo Vice-governador do Namibe José Tchindongo António absolvido pelo Tribunal da Bibala no dia 1 de Julho.

4-Equipa médica do centro de saúde cinco de Abril II no Namibe foram construídos arguidos devido a morte da gestante Emília Tchiquengue, no passado dia 15 de Abril do ano em curso.

Nós somos à rádio “NFV” edição de sexta-feira, 9 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias.

 

Os Agentes económicos no Namibe reclamam alegados maltratos da Administração Geral Tributária na cobrança de impostos. o desenvolvimento desta noticia com o jornalista Fonseca Tchingui.

Nesta quinta-feira 8 de Julho realizou-se um encontro na sala de conferencia do governo do Namibe entre a classe empresarial e os membros da Administração geral Tributária tudo a volta das preocupações que enferma os agentes económicos da província do Namibe que reclamam de maltratos por parte da AGT na cobrança dos impostos.
Mendes de Carvalho, coordenador da comissão instaladora da Associação dos agentes económicos do Namibe descreveu de preocupante a situação que se vive na classe empresarial local.

Agentes económicos no Namibe

“O grande problema que existe é que a interação com o técnico da AGT não é boa a uma grande reclamação por dos agentes económicos pelo trabalho que estamos a fazer muitos dos agentes com as perspetiva de fechar as sua lojas porque o momento não é bom, não a faturação, temos trabalhadores salários para pagar e o que agente a recadamos não é suficiente para acabar com tudo”, disse.

Celeste de Melo e Costa, outra cidadã agastada com o alegado mau relacionalmente entre os empresários e AGT. “Nós temos técnicos, doutores que vão as nossas empresas para fechar aquilo que arduamente que conquistamos com de Deus, nossos filhos , amigos e familiares isto vai parar ou nós temos que perguntar a possibilidade de sermos domiciliados numa outra província? se nos dizerem que sim pelo menos assim muito de nós teremos o problema resolvido para porque nós mesmo vamos fugir para não arranjarmos atritos”, reagiu.

Das pescas veio o grito de socorro do Presidente da Associação das Pescas no Namibe Jorge Hilário.

“As instituições que deve proteger o Estado actividade económica não devem fazer uma solidariedade negativa devem interagir no sentido de todos em conjuntos buscar soluções para os aspetos que lhes são inerente são os seus dever, os seus objetivos concretos como instituições para quais foram criadas e as vezes ficamos pelo inventário só tomamos o conhecimento do que se passa e remeteram o relatório de que sabemos do assunto carecemos sentar para equacionar “, disse.
Em reposta o Director da 5ª região Tributária José Sikuete Viagem, disse no entanto que tudo vão fazer para corrigir as eventuais falhas reclamadas pelos agentes económicos. Aquele responsável disse ainda que a falta de informação também tem sido um dos grandes problemas.

José Sikuete Viagem, director da 5ª Região Tributária AGT

“Na verdade talvez redirecionar um bocadinho se me falarem de atitude não menos boas assim como gritos aquela posição impostora provavelmente ali enquadramos melhor a questão porque a própria autoridade decorre da lei qualquer um de nós na sua gestão temos que faze-los sempre com alguma arrogância em limites da atuação quando se trata de autoridade autoridade não é arrogância “esclareceu.

As Comunidades Mucubais no Município do Virei no Namibe dizem que a situação da fome agudiza-se dia-pós- dia, nos últimos dias dois anciãos chegaram ao NFV para descrever a situação da fome que se vive naquele Município. o jornalista Domingos Marcelino desenvolve está noticia.

Soba Mbwale Tolongo, disse que: o nosso povo esta morrer de fome, e as crianças já não vão a escola por mas que sejam obrigados, e os mesmo recebem apoio dos seus encarregados que também grito pela fome”, disse o soba

Mbwale Tolongo, Soba do Município do Virei

“Por outro lado o soba, devido a fome tudo esta parado e assistimos diariamente mortes por parte das crianças , gados e sinceramente a fome ultrapassou a guerra”.

“Mbatogonca, afirma que a fome na sua aldeia é bastante alarmante e os seus gados já não existem por essa razão viemos a recorrer as autoridades governantas no Namibe para a ajudar a minimizar esta situação”.

Decorre o período do recurso interposto pelo Ministério Público na caso antigo Vice-governador do Namibe José Tchindongo António e o seu Cunhado Josimar de Sousa, ambos absolvidos pelo Tribunal genérico da Bibala no passado dia 1 de Julho, tal como disse Arão Dias, juiz de direito.

“Em nome do povo absorver com o arguidos José Tchindongo António pela força do despose do artigo 399 do código penal vigente sem mas formalidade condenado com o arguido Josimar de Sousa na pena de dois anos de prisão no pagamento de 150 mil kwanzas de taxa de justiça nos termo do artigo 50 numero 1 do código penal suspende-se execução da pena prisão por um período de 5 anos”.

Tribunal de Competência genérica da Bibala no Namibe

O ministério público na voz do procurador Cesar Paulino Quivie, disse que têm vinte dias para recorrer as instâncias superiores.

“não nos conformamos com a decisão acabada de ser tomada nós temos vinte dias nos termos do processo penal para podemos recorrer do acórdão.”

A sociedade civil no Namibe também não se revê nesta decisão do Tribunal da Bibala e afirmam que foi um péssimo exemplo para justiça angolana. Fernando Cassinda, comentarista residente do NFV disse que a corrupção é um mal que prejudica a todos.

“quantas vezes as pessoa morrerem nos hospitais não a uma siringa, quantas pessoa as vezes morrem nos hospitais porque nos hospitais não a medicamentos quantos jovens deambulam de torta direita porque não tem emprego, mas encontra partida vamos ver uns tipos que tem um aglomerados de bens sabendo que aquilo não os pertence é do Estado é de todos nós”

Daniel Tchimbwa, outro comentarista criticou a decisão do Tribunal e afirmou que casos como este devia se tomar medidas mais severas.

“resolveu-se esse problema de uma forma muito folgada o endivido desfalcou aos cofres do Estado perto de de um milhão de kwanzas e pronto de volveu e tudo bem o tribunal acha muito bem absolver o cidadão é negativo deveria se disciplinar com um pouco de mas peso para que os outros sejam alertados”, disse.

A equipa médica do centro de saúde cinco de Abril II no Namibe foram construídos arguidos, depois da cidadã Emília Tchiquengue em estado de gestação, ter dado entrada naquela unidade hospitalar para serviço de parto, negada o atendimento pela equipa médica em serviço no passado dia 15 de Abril do ano em curso.

A reação das mulheres vendedoras do mercado cinco de Abril não se fez esperar justiça justiça foi palavra de ordem.

Miguel Pedro Ferreira “Coríntios”, Director do Gabinete provincial da saúde no Namibe em entrevista a Voz de América, disse que o processo de inquérito está concluído, a Médica Maria Tchimpolo e as duas enfermeiras foram suspensas.

Miguel Pedro Ferreira “Coríntios”, Director do Gabinete provincial da saúde no Namibe

” Logo de imediato que tomamos conhecimento instauramos uma comissão de inquérito que teve 15 dias para apurar os factos. Dos factos apurados não digo que houve negligência mas sim distração profissional, da qual a saúde não sendo profissional para assuntos de justiça, tivemos então que encaminhar o assunto aos órgãos da justiça e as três colegas, uma médica e duas enfermeiras continuam suspensas”, esclareceu.

E assim, em razão de matéria, corre os tramites legais contra a equipa médica um processo crime sob o Nº968-21-PGR-SIC por prática de crime de recusa de assistência por profissional de saúde concorrido com o crime de Homicídio negligente, em fase de instrução preparatória.

O Procurador titular da PGR no Namibe, Eugénio Sonehã Cassandi em declarações não gravadas, à voz da América confirmou que os integrantes da equipa médica do Centro de Saúde 5 de Abril, em causa, foram constituídos arguidos aguardando em liberdade mediante do Termo de Identidade de Residência.
Assim terminamos o espaço noticioso desta sexta-feira, 9 de Julho de 2021, a verdade dói mais liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This