RÁDIO NFV FORA D` HORAS

14.07.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE QUARTA-FEIRA,14-07-2021

1-Sete pessoas morrem por fome no interior do Município do Virei dizem comunidades Mucubais.

2-Projecto Integrado da Baia do Namibe poderá jogar um papel estratégico no corredor sul de Angola, diz Governador do Namibe Acher Mangueira.

3-Partidos políticos e a sociedade civil no Namibe reagem as medidas do executivo angolano que visam mitigar a fome e seca no sul do Pais.

4-Jovens na cidade do Namibe beneficiam de kits de trabalho no âmbito do programa de promoção de empregabilidade denominado PAPE.

Nós somos à rádio NFV edição de quarta-feira 14 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias.

Sete pessoas morreram por a fome, no Município do Virei província do Namibe. A informação foi prestada nesta quarta-feira 14 de Julho, por anciãos vindos do interior daquele Município durante o Mwangolé as quartas-feiras. ´´Feliciano Kayenua, na localidade do Tchiheque Tchimucati sete pessoas morreram por fome, com tudo viemos até a que pedir ajuda nas autoridades do governo do Namibe”, disse. Bantyuatchi, disse que saiu da sua aldeia até Virei apeando por consequência da fome as suas crianças estão de cama”, disse.
Mandjamununa, “a minha mãe já encontra-se alguns dias com fome e chegamos aqui pedior apoio dos dirigentes do Namibe”,reagiu.

“Vi aqui para explicar que na localidade de Tchiheke morreram 7 pessoas por fome 3 mulheres 4 homens e uma criança”, disse o ancião.

Sebastião Mwandjetapo, “eu meu quimbo é na localidade do Cavila, o que nos trouxe aqui é mesmo a situação da fome”, reagiu. na nossa localidade tem um terreno bom para o cultivo queremos que nos colocasse um canal de água para praticarmos a agricultura”, disse.

Pedro de Sousa activista civico, o nosso governo tem pecado muito na forma de terem mostrado ao nosso povo grandes somas de valores que eles viram sair do cofre do Estado. realçou sublinhando que Os líderes políticos têm que sentar e ouvir mais a sociedade, nós temos que ter um pacto nacional para dar solução aos problemas do povo” disse o activista.

O Projecto Integrado da Baia do Namibe poderá jogar um papel estratégico e desenvolvimento no corredor sul de Angola. Está preocupação foi defendida pelo Governador do Namibe Archer Mangueira, à margem do lançamento da primeira pedra da construção do projecto integrado do porto comercial de contentores do Namibe e a reabilitação do porto Mineiro do Saco-Mar. o acto foi realizado nesta terça-feira, 13 de Julho pelo Ministro dos Transportes Ricardo de Abreu, acompanhado pelo embaixador do Japão Jiro Maruhashi  e do representante da Toyota Tsusho corporation Richard Bielle, empresa a cargo das obras do projecto avaliado em mais de seiscentos milhões de dólares concedido pela agência Japonesa de crédito e bancos privados. O engenheiro Eugénio Fernandes, fez apresentação do projecto que será executado no período de três anos.

Os Partidos políticos e a sociedade civil no Namibe reagem as medidas do executivo angolano que visam mitigar os efeitos negativos da seca e fome na região sul do Pais anunciado pelo presidente da república na província do Cunene. O secretário provincial da UNITA no Namibe Vitorino Silepo, descreveu de preocupante a situação da fome no interior das comunidades locais.

Vitorino Silepo, Secretário provincial da UNITA no Namibe

“Já em Março deste ano tínhamos apelado ao governo que criasse mecanismos que pudesse acudir a situação da seca na região sul que afeta as comunidades no interior das províncias da Huila Namibe e Cunene. Lembrou o politico acrescentando que a solução passa necessariamente pelo reaproveitamento racional das aguas do rio Cunene, grande rio caudaloso que de um lado está beneficiar à Namíbia e porque que este rio não beneficie a região sul, em que teríamos o deserto do Namibe irrigado para agricultura familiar, está é a única garantia em termos de solução tal como a Namíbia faz a sua população não passa mal com a nossa, muita gente está saltar o rio Cunene para República da Namíbia fugindo da fome, é preocupante e vergonhoso um Pais tão Pobre ter que acolher cidadãos de um País rico”, concluiu.

Já o activista cívico Francisco Silepo Tchimbwa, disse que o discurso do Presidente da Republica não passa de um fiasco. Albino Celestino, outro cidadão também não está a par desta situação.

“A pergunta que não se cala aqui, será que o senhor Presidente não sabia que esses projetos poderão terminar em 2023? E porquê que só diz que vai terminar em 2023 e não disse as condições reais, e como é que aquela população vai sobreviver porque até aqui há seca na província do Cunene e é bem claro que esse tempo todo o povo vai morrendo, mas é bem-sabido que a Namíbia tem tirado água do nosso rio aqui no Curoca para eles consumirem, entendo eu que se ele sabe que esse projeto vai terminar em 2023 teria um plano B de criar condições para mitigar a seca, agora, é absurdo esse discurso porque não houve solução durante essa trajetória toda de quê o povo vai sobreviver? É claro que vai morrer, para um Presidente de Angola foi infeliz no seu discurso porque nós esperávamos que ele disse que vai começar e vai terminar em 2023, mas os planos que agente tem para essa população da província do Cunene é isso e aquilo. Mas isso ele não disse, então foi infeliz no seu discurso e aqui nós queremos apelar que a província do Cunene precisa urgentemente de mitigar porque lá há fome, não há água, mas o rio está livre, então o governo tem a capacidade de mudar isto até porque o dinheiro do Lussati ainda está ai e deveria tirar alguns valores com intuito de investir durante esse processo todo que vai durar esse projeto de erradicar a seca na província do Cunene”, reagiu afirmando que em primeiro lugar aqui estamos perante uma incompetência no poder, o partido no poder é incompetente porque estamos a 19 anos de paz, Angola tem 18 províncias é tao pequena em que na qual eles percebem as necessidades essenciais, por exemplo falou-se do Virei e recentemente nós assistimos também no Iona a seca como está matando as pessoas e o governo sabe disso, essa seca não é de hoje, já faz tempo”, disse.

Mais de cinquenta jovens no Namibe beneficiaram de kits de trabalho no âmbito do programa de promoção de empregabilidade denominado PAPE, o acto de entrega aconteceu nesta terça-feira 13 de Julho no Largo primeiro de Maio na cidade do Namibe. A vice-governadora para sector político social e económica Carla Maisa Tavares, no seu discurso encorajou os jovens beneficiários.

“Apelar aos jovens que cuidem bem destes meios para que  vos  dure mais tempo e que contribuam para o pagamento de impostos ao Estado” disse.

António Lufuma, director do Gabinete provincial do Instituto de Formação profissional no Namibe descreveu os objetivos deste programa.

Jovens beneficiários no Namibe

“Os jovens de forma espontânea dirijam-se ao INEFOP, a instituição que se encontra debaixo do edifício do gabinete provincial da educação, e preenche uma fixe de candidatura e posteriormente depois de preencher esta fixa é avaliado o processo deste candidato, de seguida a administração Municipal de forma gratuita passa uma licença para comercio precário sem custos nenhum, e esse processo depois passa pela agencia geral tributaria porque há necessidade também do jovem contribuir com imposto no âmbito da sua actividade económica e por fim o jovem também deve fazer a sua inscrição no instituto nacional de segurança social.

E a reação dos jovens beneficiários não se fez esperar.
Assim terminamos o espaço noticioso desta quarta-feira, 14 de Julho de 2021, a verdade dói mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This