RÁDIO NFV FORA D` HORAS

19.07.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SEGUNDA-FEIRA, 19-07-2021

1-Combate a corrupção em Angola é um fracasso dizem os membros da Sociedade civil no Namibe.

2-Exon Móbil doa material de Combate a praga de Gafanhotos no Namibe.

3-Jura no Namibe encoraja a Juventude na mudança de consciência face ao actual contexto do País.

Nós somos à rádio NFV edição de segunda-feira, 19 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias.

 

Os membros da Sociedade civil no Namibe dizem que o combate a corrupção em Angola, é mais um fracasso a exemplo disso no Namibe parte de alguns processos que envolvem gestores públicos não tiveram resultados preconizados.
João Francisco, secretário regional do SINPROF disse que o presidente da Republica João Lourenço, tinha começado muito bem em 2017 e afirma mesmo que o combate a corrupção não tem pernas para andar.

João Francisco, secretário regional do SINPROF

“Nós temos ainda uma justiça que está presa ao poder politico agora tem que se desamarrar, se quer chegar no conselho das nações democráticas Angola tem que se desprender dessas situações todas porque fora disso vão prender até pessoas porque andou na rua e esqueceu a mascara vai na cadeia, enquanto que aquele que fere o erário público que é de todos nós que deveria servir para aquelas famílias todas que estão a morrer de fome. Quis são tais peixes, os tais tubarões que hoje estão presos e devolveram o dinheiro? Não existem, o cão que morde não ladra e se os dirigentes angolanos querem ser fieis as suas palavras não podem fazer propagandas políticas”, disse.

Joaquim Catimba, Secretário Adjunto do SINPROF no Namibe

Joaquim Catimba, Secretário Adjunto do SINPROF no Namibe também partilha da mesma opinião.

“o atual Presidente João Lourenço começou bem e infelizmente nesses últimos dias acabou por tropeçar porque daqueles que realmente nós conhecemos que desviaram o erário público muitos deles foram notificados a partir da PGR, mas infelizmente os processos até a este momento não tem tido o andamento para o julgamento. Relativamente ao caso da nossa província sobre o julgamento daqueles que desviaram o erário público sobre tudo na caixa social das FAA eu penso que o sistema é o mesmo, se realmente nós queremos que o sistema de justiça possa andar de forma imparcial deve ser desfeito do poder politico porque no nosso país aqueles que roubam uma galinha são conduzidos para as cadeias imediatamente esperando o julgamento e muitos deles acabam por ser julgados depois de um ano, dois anos, enquanto que aqueles que desviaram o erário público são muitas vezes julgados e posteriormente são dados a pena de suspensão”, disse.

Enquanto isso, os comentaristas do Namibe em sete dias espaço de abordagem dos factos marcaram a semana finda, também não acreditam no combate a corrupção.

Manuel Candolo, jurista convidado a comentar o caso que envolvem os dez arguidos da caixa de segurança social das FAA no Namibe que foram condenados à dois e um ano de prisão mas penas suspensas por cinco anos. O jurista disse que os Tribunais são competentes mas devem reapreciar determinados casos.

“o Tribunal é competente em tomar a decisão mas também deve apreciar bem as decisões porque isto de um lado não desencoraja certos gestores públicos a não entrem por esse caminho, a pena na sua característica típica não tem apenas um caracter sancionatório, tem um caracter de reeducação, tem um caracter sancionatório, então é necessário aplicar penas em casos concretos e dessas naturezas de maneira que o individuo não venha cometer mais esse tipo de crime”.
Daniel Tchimbwa, outro comentarista é opinião que os Tribunais deviam tomar medidas mais severas para se moralizar a sociedade.

“são decisões de um órgão competente que é o Tribunal e se eu fosse arbitro e se isso fosse um jogo eu daria cartão amarelo ao Tribunal, porque está na moda pena suspensa, passam aqui a informação que o cidadão tal foi preso e está sendo responsabilizado devido os seus antecedentes jurídicos, criminais, porem no decorrer desta ação as pessoas ficam expectantes que o Tribunal como órgão competente ira resolver dando um sentença exemplar para que essas práticas sejam desencorajadas, não é o que temos visto”.

A Exon Móbil em pareceria com a liga angolana “4 de Abril no Namibe doaram no sábado 17 de Julho o material de Combate a praga de Gafanhotos ao governo da província do Namibe.
Eduardo Pereira, representante da Exon Mobil no Namibe disse que: “este é o verdadeiro exemplo de conjugação das forças entre a EXON MOBIL, a liga angolana 4 de Abril e o governo da Província do Namibe que nos juntamos no sentido de ajudar a conter a praga de gafanhotos que está assolar esta província fortemente e que com esses materiais sabemos que vamos ajudar a mitigar esta situação, este é um patrocínio avaliado em cerca de 35 mil dólares norte americano e que acreditamos que em certa medida ajudará a mitigar todas as ações que estão a ser desencadeadas pelo governo no domínio do combate a praga de gafanhotos”.

Para o governador do Namibe, Archer Mangueira: “reagindo a um apelo que fizemos no inicio da campanha contra a praga dos gafanhotos a sociedade civil junta-se a outros apoios que fomos tendo de pessoas de boa vontade da nossa província que vão certamente ser uma grande ajuda neste trabalho de combate a praga de gafanhotos que tem Estado a prejudicar as lavouras dos nossos produtores principalmente produtores agrícolas em grande parte dos nossos Municípios com destaque para os Municípios do Virei e de Moçâmedes”, salientou.

A juventude revolucionária do partido do galo negro “JURA” no Namibe quer o envolvimento da juventude na mudança de consciência face ao actual contexto social da juventude em Angola. Estas palavras foram proferidas pela secretária provincial da “JURA” no Namibe Margarida Tchendes, durante as celebrações de mais um Aniversário daquela organização juvenil.

Margarida Tchendes, Secretária provincial da “JURA” no Namibe

“O momento exige coragem, determinação e firmeza, a juventude precisa tomar consciência para forçar o regime a compreender que a hora é de mudança, a jura deve tomar a dianteira, só assim estaremos a contribuir para uma Angola, pela qual Sawimbila tombou, se bateu até a sua morte. Angola precisa de politicas concretas de governação, que resultem de uma construção racional e patriótica de ideias e não de um desejo de se perpetuar do poder, Angola precisa de políticas públicas que se ajustem a realidade do seu povo e salvaguardem o bem-estar da juventude”, realçou.
O secretário provincial para mobilização dos Maninhos no Namibe em representação do secretário provincial da UNITA, Manuel de Brito, disse que o partido no poder perdeu o controlo das coisas volvidos 4 anos de governação do presidente João Lourenço, a situação social dos angolanos é critica.

“A grande lição da “JURA” na situação presente é colocar a UNITA ao lado dos cidadãos, em cada esquina, em cada aldeia, em cada bairro, em cada área de intervenção social é aproximar os cidadãos ao partido de forma simples e natural. O país encontra-se numa situação de extrema preocupação uma vez que o partido que sustenta o governo falhou na sua política de governação, a nossa juventude que é a mais sacrificada deve estar mais atenta nos seus direitos consagrados na CRA, nas eleições de 2017 o Presidente da República, João Lourenço no sentido de convencer os angolanos com o seu lema “corrigir o que está mal e melhorar o que está bem”, volvidos 4 anos de governação e em fim do mandato a vida dos angolanos piorou, o desemprego galopante, a cesta básica disparou nos mercados, o povo morre nos hospitais por falta de medicamentos, a fome tornou-se companheiro das famílias mais vulneráveis, em suma o país encontra-se em estado crítico, se no tempo do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, Angola chegou ao estado de doente já no consulado de João Lourenço o país atingiu a categoria de doente crítico. Como é possível o povo morrer de fome, quando aparecem indivíduos com contentores de dinheiro, esses companheiros merecem a confiança dos Angolanos”, questionou.

Assim terminamos o espaço noticioso desta segunda, feira, 19 de Julho de 2021, a verdade dói mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This