RÁDIO NFV FORA D` HORAS

22.07.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE QUINTA-FEIRA 22-07-2021

1-Comandante provincial da Policia nacional no Namibe Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão” manda investigar agente regulador de trânsito envolvido em acto de extorsão na estrada Lucira Namibe.

2-Moradores do Bairro Valódia II no Namibe queixam-se da falta de serviços básicos e sócias.

3-Membros do Movimento Proctetorado Lunda Tchokwe questionam a comunidade internacional quanto aos detidos do massacre do dia 30 Janeiro em Cafunfo.

4-Secretária de Estado para família e promoção da Mulher Elsa Barber, efetua jornada de trabalho de três à província do Namibe.

Nós somos à rádio NFV edição de quinta-feira 22 de Julho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias.

O Comandante provincial da Policia nacional no Namibe Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão” manda investigar agente regulador de trânsito envolvido em acto de extorsão na estrada Lucira Namibe.

O delegado do Ministério do Interior no Namibe o Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão “mandou investigar o agente regulador de transito envolvido em acto de extorsão na estrada Lucira Namibe em que nesta quarta-feira 21 de Julho o automobilista Francisco Huambo, em companhia com o seu irmão dizem ter escapado da morte em consequência de um disparo de arma de fogo. Os documentos da viatura ficaram retidos e os jovens não se coibiram com o comportamento do agente chegaram ao NFV.

Francisco Huambo, Automobilista

“Ontem (21 de Julho) por volta das 16h30 sai da sai de Benguela para Bentiaba, me encontrei com um agente regulador de transito e me perguntou sobre os meus documentos e mostrei para ele, todos os documentos o carro estava legal, então ele comentou sobre os pinéus que estavam trocados e o agente me disse vou te passar multa por causa deste pneu eu aceitei, ele tirou um talão e começou a preencher a me perguntar: “fala já se vou te passar multa ou Vaz me dar qualquer coisa”, eu como não havia levado mesmo nada no carro não tinha como, eu disse chefe se dá para me ajudar me ajuda, mas eu não tenho mesmo nada, ele me perguntou por três vezes e pegou já na multa e disse vou te passar multa, eu disse meu irmão você é que sabe já porque eu não tenho mesmo nada. Passou a multa e eu assinei muito bem e tirei a foto do livrete, ele me disse porquê que estás a torar foto do livrete, como é que estás a me tirar foto? eu disse não, só tirei foto do livrete, não tirei a você, eu lhe mostrei a foto, ele entrou no seu gabinete tirou a arma e disse Vaz me conhecer, eu entrei no meu carro meti a mudança e fui, no caminho ouvi dois tiros segundo as pessoas que estavam naquele local ele deu o tiro no ar, mas se eu estivesse ali se calhar não deveria atirar ao ar, seria mesmo no meu corpo. Agora estou aqui sem multa e sem livrete, todos os documentos ficaram mesmo com ele, neste momento o que eu preciso é mesmo que a justiça seja feita, como é que esse transito foi capaz de disparar, nesse posto já me passaram um total de 3 multas, a primeira havia pago 30 mil, a segunda 20 mil na altura era para o seguro eu pagava direito no transito e eles me tiravam a multa. O que eu preciso agora é dos meus documentos porque eu tenho medo de ir para lá, depois lá não tem rede e é no mato”, explicou.

João Buety, disse que: “é muito triste hoje em dia também dar mais tiro, isso é uma coisa passada já e eu também fiquei muito triste por isso, faz muito tempo desde que eu ouvi que um agente disparou contra um cidadão, isso é questão de chamar o agente da policia tudo bem que ele é transito e nós dependemos deles, o que está aqui é que quando está a se escrever para passar a multa que assim seja mesmo, mas não poderia pedir dinheiro, porque se ele dá-se o dinheiro o agente não deveria tirar arma para poder disparar, se ele não deveria fugir seria como? Pra já o documento ficou lá e o dono tem medo que se ir lá receber o documento sem nenhuma justiça, um dia poderá acontecer de novo, com ele ou com outra pessoa tem que se chamar o agente regulador de transito para poderem lhe tomar uma medida, porque um dia vai acontecer novamente, com ele ou com outra pessoa depois alí onde está o posto é na mata, não tem rede, e é muito complicado. Então, convém mandar chamar o agente regulador para ver se ultrapassamos isso, se não um dia poderão se encontrar novamente e quem sabe não vai ameaçar, mas matar”, reafirmou.

Para o seu irmão, José Wuambo: “nós havíamos saído para Benguela e na Lucira nos encontramos com esse agente que pediu os documentos, visto que os documentos estavam certos ele verificou os pneus e viu que estavam impares e disse que vai passar a multa, ele disse é como vou passar a multa, não dás nada? O meu irmão disse não tenho nada e ele passou a multa, lhe mandou assinar e ele esperando a multa tirou a foto, o senhor não gostou e disse que Vaz me conhecer hoje, entrou no seu gabinete pegou na arma e nós fugimos, ele deu dois tiros. Saímos de lá e agora temos medo de regressar para lá em busca dos nossos documentos”, disse.

Em nome do interesse público a polícia nacional no Namibe na voz do Porta-voz o Inspetor Chefe Ernesto Calianguila, disse ter tomado o conhecimento do caso e medidas serão tomadas para apurar os factos.

Ernesto Calianguila, Diretor de Comunicação Institucional Imprensa do Comando Provincial da Policia Nacional no Namibe

“De facto nós rececionamos os cidadãos que apresentaram a sua versão sobre os factos que terá acontecido, ouvimo-los e como o comando provincial tem órgãos que devem tratar este facto que se deve e encaminhamo-lo ao departamento provincial de inspensão para ouvi-los e mediante os factos apresentados este departamento vai investigar, vai ouvir os agentes, vai ouvir as testemunhas e conforme os elementos que forem colhidos, então eles vão produzir o resultado, se haver de facto culpabilidade por parte dos nossos agentes, supostamente, então existem instrumentos legais no que diz respeito as regras que regem a corporação, falo exatamente do regulamento das disciplinas que fregem os efetivos da polícia nacional, então as medidas ou as sanções se for o caso serão tomadas em função desse instrumento. E se haver factos que indiciem crimes, então esses dados serão encaminhados aos órgãos de justiça militar ou comum, que devem  tratar este assunto, mas em função da intenção do lesado em poder prosseguir com o processo.

Quanto a identificação pessoal dos agentes, o nosso departamento de inspensão vai convidar com certeza o agente envolvido na questão, o cidadão diz que lhe foi passado uma multa e em função dos factos que aconteceram no local não pude receber esta multa, não teve a oportunidade de receber este talão de multa e então a inspensão vai recolher este talão de multa, vai entregar ao cidadão e se de facto houver uma infração no domínio do código de estrada que terá resultado nesta confusão toda vai se recolher o talão de multa e entrega-se ao cidadão, o cidadão vai pagar a multa, lhe será restituído os seus documentos e vai continuar a circular enquanto o processo esteja em curso”, esclareceu.

Os jovens visados prestaram declarações a inspeção do comando provincial do Namibe que já trabalha no caso.

“Eu cheguei no comando provincial e me disseram para aguardar de que a umas horas, falei tudo que aconteceu e disseram para mim aguardar o agente de viação e transito para resolver a questão. Neste momento pediram os meus dados e disseram que vão resolver o caso, estou muito satisfeito até aqui”, disse.
Lembro no entanto que o Comandante provincial da policia nacional o Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão” tem exortado a população no sentido de denunciar práticas que lesam a corporação quer na via pública e bem como nas localidades.

Os Moradores do Bairro Valódia II arredores da cidade do Namibe queixam-se da falta de serviços sócias.

“Neste bairro mesmo eu tenho muitas dificuldades, não temos transportes, agua, estamos sem escola os nossos irmãos saem da que até a praia Amelia apé e isso é um risco, o governo tem que ver a nossa situação”, disse.

“em relação a organização do nosso bairro temos mutas dificuldades por falta de energia, agua, transporte e a estrada que estão a meter agora é que vai nos facilitar um pouco. Por exemplo aqui estamos com falta de hospitais, temos que ir mais noutros bairros”, disse.

“Eu tenho muita pena as nossas crianças que saem de casa para ir a escola a pé, passando pelo deserto e outros também se queixam dizendo que há bandidos nessas áreas, lhes recebem cadernos, dinheiro. Eu só quero uma estrada que chega até as escolas para facilitar as crianças”, disse.

Raquel Cabamba: “temos como principais dificuldades a falta de agua, os transportes para os hospitais. A nossa sobrevivência é mesmo de desarriscar, principalmente a agua, poucos carros de agua vêm ca e as vezes quando não temos dinheiro é mesmo só pedir, um pouquinho aqui outro ali, para ir aos hospitais temos que nos deslocar para outros bairros e os transportes também é mesma coisa. Eu apenas peço que nos ajudem com pelo menos agua”, disse.

Os membros do Movimento Proctetorado Lunda Tchokwe questionam a comunidade internacional quanto aos detidos do massacre do dia 30 Janeiro em Cafunfo na província da Lunda Norte. António Capaia, em declaração prestada ao NFV considera de preocupante a situação dos detidos naquela província que lamenta igualmente a permanência na cadeia do Presidente do Movimento Proctetorado Lunda Tchokwe que se encontra detido em Luanda há mais de seis meses.

“O movimento do protetorado Lunda chócue tem algumas perguntas a dispor a comunidade internacional do mundo. O movimento protetorado Lunda Chócue está a solicitar a comunidade internacional, porque tem alguns povos da Lunda Chócue que quando reclamam contra o MPLA são assassinados e encadeados, será que aquelas populações são pessoas diferentes do ser humano? Os ricos do mundo não podem ser julgados nem sancionados? O MPLA está fora disto? Este processo da Lunda Chócue está 15 anos, resposta do MPLA é matar, meter as pessoas nas cadeias, corromper os dirigentes, de Janeiro até a data presente os nossos representantes estão a 6 meses nas cadeias de Luanda, onde vive o Presidente do MPLA e de Angola, João Lourenço. Estão lá sem julgamento, outros nas cadeias da Lunda Norte, será que isto não viola os direitos humano das pessoas? O MPLA em Angola começou a matar o povo”, disse.

A Secretária de Estado para família e promoção da Mulher Elsa Barber, efetua jornada de trabalho de três dias à província do Namibe, no âmbito do comité de mortes maternas e neonatais. Jornalista Domingos Marcelino desenvolve esta notícia de 22 à 24 de Julho, a  Secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher Elsa Barber, efetua jornada de trabalho de três dias a província do Namibe, no âmbito do comité de mortes maternas, e Neonatais, a decorrer de 22 à 25 de julho do ano em curso.

Nesta visita de 3 dias, a Secretária Elsa Barber, visita primeiramente a empresa GASFIG e ao mesmo tempo reunira com os membros do conselho. No dia 23 visitara a comuna do Munhino onde vai visitar a Cooperativa Agropecuária, Artesanato, de seguida fara entrega de Imputes Agrícolas aquela localidade.

Ainda no mesmo dia, a delegação vai visitar o Armazém de meios Adquiridos no Âmbito do P.I.D.L.C.P, encontro com as parteiras tradicionais

Assim terminamos com o espaço noticioso desta quinta-feira 22 de Julho de 2021, a verdade doí mas liberta estamos juntos.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This