RÁDIO NFV FORA D` HORAS

26.07.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SEGUNDA-FEIRA 26-07-2021

1-Município da Jamba  província da Huila à escuras há mais de três meses.

2-Policia nacional no Namibe apela as Comunidades a cultura da denuncia.

3-Prestação de alimentos aos menores e aos demais  obra literária do escritor Lucas Pedro,  a  ser lançada nesta quarta-feira 28 de Julho na sede dos Escritores Angolanos em Luanda.

4-Jovens Academicos no Namibe desapontado com o silencio  dos partidos políticos na oposição   no caso do activista Tchilalo João Muhala, preso político na provincia do Cunene.

5-Director nacional de Informação e comunicação Institucional, vem ao Namibe medir a pulsação  dos órgãos de Comunicação social.

Nós somos à rádio “NFV” edição de segunda-feira 26 de Julho de 2021, coordenação produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui e apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias.

 

No Município da Jamba provincia da Huila, as comunidades dizem que estão à escuras há mais de três meses. o jornalista Armando Chicoca, esteve no interior daquele Município e ouviu alguns cidadãos. Já na Comuna de Chamutete Município da Jamba, as comunidades dizem ainda que compram um bidom de vinte litros de água à 50 kwanzas.

Maricel: “em termos de energia elétrica nós já estamos a caminho de três meses sem energia, segundo eles os geradores de cá estragaram e foram levados para serem reparados no Lubango e desde então que não temos nenhuma resposta definitiva e estamos assim. Três meses sem energia eléctrica, para os que vendem peixe compram gasolina para os geradores para congelar os seus produtos, e em questão de vestuário alguns cidadãos daqui usam o ferro de engomar a carvão, a situação social não está boa e o preço aqui também está muito elevado e o saco de arroz aqui está 17 ou 18 mil kwanzas”, disse.

José Domingos Ferreira: “aqui não há água, um bidon de água está a custar o valor de 50 kwanzas, na Jamba também é a mesma coisa, compra a água no mesmo preço para sobrevivência”, disse.

Manuel: “eu faço a distribuição da água e vendo 4 bidons a 100 kwanzas, isso porque aqui não tem água”, disse

Procurou-se ouvir as autoridades locais sem sucesso.

Ernesto Calianguila, Director de Comunicação de Imprensa do Comando provincial da policia nacional no Namibe

A Polícia Nacional no Namibe quer o apoio das comunidades locais no sentido de denunciar todos actos que lesam a corporação e o bem estar das populações. Esta preocupação foi manifestada pelo Porta-Voz do Comando Provincial da Policia Nacional no Namibe o Inspetor Chefe Ernesto Calianguila, a margem da recente visita do Delegado do Ministério do Interior no Namibe ao Município do Camucuio.

“Nós últimos tempos o senhor comandante provincial deslocou-se ao Município do Camucuio para uma visita de controle e ajuda aquele comando, e ao longo da visita pude atingir as Comunas das Cacimbas e do Mamué, a muito que não se visitava, pude constatar o que tem sido envidado pelos nossos agentes apesar das dificuldades eles fazem tudo para que os níveis de criminalidade se mantenham estáveis. Para o povo do Namibe pedimos colaboração, pois a policia só tem resultados quando de facto esta parceria policia cidadão funcionar, os cidadãos são os nossos olhares, não se inibam quando estiver diante de algum facto que conflitua com a lei, e também se haver alguma irregularidade porque os agentes da policia estão para servir o cidadão, se haver qualquer irregularidade por parte dos nossos agentes de facto podem denunciar, nós estamos abertos, a policia é para servir o povo e esperamos que os cidadãos colaborem”, disse.

O escrito Lucas Pedro, vai lançar a sua obra literária intitulada “PRESTAÇÃO DE ALIMENTOS AOS MENORES E AOS DEMAIS” na sede da União dos Escritores Angolanos em Luanda, nesta quarta-feira 28 de Julho. Em entrevista concedida ao NFV nesta segunda-feira 26 de Julho, o autor da obra explica as razões que lhe motivaram a escrever a presente obra e deixa um apelo a sociedade angolana.

Lucas Pedro, Escritor

“A ideia inicial surge no principio que a minha falecida mãe nos criou sozinha, sem que tivesse ajuda do seu parceiro, e ela até a sua data de falecimento não fazia ideia que existia uma norma, uma lei que é o código da família que diz que os pais separados devem prestar assistência aos filhos, e para isso lutamos porque havia falta de material e doutrina sobre o tema em debate e decidimos colaborar com esta primeira obra que é prestação de alimentos aos menores e aos demais. Eu sou o primeiro a escrever sobre este tema porque é um tema que nós temos assistido e ouvido sempre que se aproxima o mês de Junho o INAQUE sai ao publico a dizer que os pais furtam-se de prestar assistência aos seus filhos menores e não só, durante a nossa investigação notamos que não só os filhos que têm direito de receber os alimentos, devemos aqui esclarecer que o termo alimento incluem tudo aquilo que uma pessoa precisa para viver a sua vida, estamos a falar de comida, educação, saúde, laser e habitação. É um direito que se baseia em três princípios, o principio da dignidade humana, principio da reciprocidade e o principio de prioridade absoluta. O nosso Estado é pessoa do bem, logo, a pessoa que for condenada a prestar alimentos aos seus filhos ou aos seus pais, ex-mulher ou ex-marido, a lei pode condena-lo a 2 anos de cadeia, o direito de prestação de alimentos é um direito fundamental”, disse.

Fernando Kassinda, Filósofo

Os Jovens Aacademicos no Namibe pedem o envolvimento dos partidos políticos com assento parlamentar no caso do activista Tchilalo João Muhala, detido na provincia do Cunene. Fernando Kassinda, Filósofo da Educação convidado a comentar o caso do activista Tchilalo João Muhala, disse que é lamentável vermos jovens a serem detidos uma vés que lutam para o desenvolvimento daquela provincia.

“Trata-se de um jovem activista que tem contribuído para aquilo que é o ativismo na província do Cunene, são jovens que realmente têm mostrado os seus descontentamentos pela realidade que a sociedade vive e sofri, e são esses jovens que infelizmente não são bem vistos na sociedade por alguns elementos. Nós começamos a assistir outras situações por trás da detenção de vários jovens que muitas vezes saem as ruas simplesmente para denunciarem e mostrarem os seus descontentamentos naquilo que é a gestão da coisa publica, então ficamos um pouco a quem, se na verdade os crimes que lhe são acusados são realmente verdadeiros ou não, ou por detrás dessa detenção há outros interesses invisíveis que somente os elementos sabem. Nós aguardamos que realmente os crimes pelos quais está convocado a responder sejam imparciais, que não tenham mãos invisíveis de determinados partidos ou políticos que queiram silenciar essas vozes que muito têm dado contributo para aquilo que é a participação da sociedade civil”, disse.

Daniel Tchimbwa, Filósofo

Daniel Tchimbwa, outro Filósofo, chama atenção aos governantes angolanos para uma nova mudança de mentalidade.O Académico lamentou o olhar silencioso dos partidos políticos com assento parlamentar.
““essas detenções têm sido um pouco no âmbito politico, a ser verdade eu fico confuso quando vejo que os partidos na oposição nada fazem, esperam muito quando esses activistas rebatem coisas que tem a ver com algumas praticas de quem está na governação, fazendo um aproveitamento politico. Não se deve aproveitar dos fazedores a opinião publica só no momento em que eles estiverem a falar algo que lhes favoreça, espero que se faça justiça porque esse irmão que está ali detido não é inimigo, não fez nada, simplesmente expos o que ele achou”, disse.

Lembrar que a sentença do activista Tchilalo João Muhala, será conhecida no próximo dia 2 de Agosto, na provincia do Cunene. O Director nacional de Informação e comunicação Institucional António de Sousa, inicia nesta quinta feira 29 de julho jornada de trabalho de dois dias à provínciab do Namibe para constatar os órgãos de Comunicação social públicos e privados.

De acordo com o programa que o NFV teve acesso, o director nacional para Informação António de Sousa, vai igualmente renunir com os directores de órgãos de Comunicação Social públicos e privados no Namibe na sexta-feira 30 de Julho, no anfiteatro do Governo provincial.

Assim terminamos com o espaço noticioso desta segunda-feira, 26 de Julho de 2021, a verdade doi mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This