RÁDIO NFV FORA D` HORAS

07.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SÁBADO 7-08-2021

1-Governador Archer Mangueira, diz que os sectores da saúde e educação infraestruturas continuam na lista das prioridades do seu pelouro.

2-Promessas eleitorais do Presidente da República João Lourenço, não se refletem na vida do cidadão dizem Namibenses.

3-Falta de condições de trabalho para os magistrados do Ministério Público pode beliscar o combate a corrupção em Angola, diz Advogado Francisco Kandjamba.

Nós somos à rádio “NFV” edição de sábado 7 de Agosto de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Ester Culembe.

Uma a uma ao desenvolvimento das notícias.

O Governador do Namibe Archer Mangueira, diz que os sectores da saúde e educação infraestruturas continuam na lista das prioridades do seu mandato.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

“São as prioridades que definimos quando chegamos em Outubro de 2019 e os resultados falam por si, portanto continuamos focados na reabilitação de vias de acesso, continuamos a priorizar a saúde quando falo de saúde falo dos quadros, falo das unidades sanitárias, falo de ações montantes também e que de alguma forma impactam nos serviços de saúde como saneamento básico, falo da Municipalização dos serviços de saúde mais próximo ao cidadão e evitar congestionamento das unidades sanitárias de referencias, designadamente os hospitais de referencia no Município sede da província que é Moçâmedes. E a educação continua também a ser a nossa prioridade”, disse.

No domínio das infraestruturas rodoviárias Archer Mangueira, garantiu que neste momento as obras do troço Bibala Camucuio já estão em curso. E aguarda pelas obras do troço Moçâmedes Virei.

“Nesse momento já há obra no troço Bibala Camucuio 90 km, estamos a falar de um troço importante para o desenvolvimento praticamente de três Municípios, Moçâmedes, Bibala e Camucuio, estamos a falar de Municípios que têm um desenvolvimento agrário e pecuário importante, principalmente Bibala e Camucuio e só o facto de permitir a ligação entre esses dois Municípios que fica muitas vezes cortada quando há enchentes de aguas que veem da Huila, portanto isola um dos Municípios, neste caso o Camucuio, sem qualquer comunicação nem com a Bibala e nem com o Município sede da província. Portanto vamos ter aqui ganhos importantes não só para o desenvolvimento da província, mas para satisfação das necessidades daquelas populações e melhoria da qualidade de vida, no curto ou médio prazo também priorizássemos o troço Moçâmedes Virei”, disse.

A seca e a fome são problemas candentes na região do Namibe. Archer Mangueira, disse que acompanha de perto o sofrimento das pessoas afectadas pela seca e muito tem feito para mitigar os seis efeitos.

“Eu acompanho de perto, todos os dias, a primeira visita que eu fiz a semana após ter chegado ao Namibe fui ao Virei e foi no âmbito das ações que o governo local estava a prestar para reforçar as resiliências das populações da seca, não fiquei no Município sede do Virei, andei pelas localidades e principalmente aquelas mais afectadas pela seca. Como sabe, o Namibe é uma província por definição desértica e o importante é que tenhamos condições para reduzir os efeitos da seca sobre a população”, disse
As Promessas eleitorais de 2017 do Presidente da República João Lourenço, não se refletem na vida do cidadão dizem Namibenses.

Trajetória política e de governação do presidente da República João Lourenço, esteve no centro do encontro realizado nesta sexta-feira 6 de Agosto no Pavilhão Multiuso Weliwítschia Mirabílis na cidade do Namibe. O encontro esteve a cargo do Movimento Nacional Angola Avante que visou apresentar os feitos do chefe do executivo Angolano. Mateus Vicente, Vice-presidente do referido Movimento, destacou o papel da instituição que dirige.

“Este ato de apresentação na cidade de Moçâmedes visa essencialmente levar ao vosso conhecimento a nossa participação ligada a pesquisa cientifica dos feitos do executivo e a divulgação das ações em curso alicerçados a realidades concretas do desenvolvimento do país e da Província do Namibe em particular”, disse.

O governador Namibe Archer Mangueira, no seu discurso destacou o papel do seu executivo na resolução dos problemas que afligem as populações.

Governador do Namibe com os membros do Movimento Nacional Angola Avante

“Trata-se de uma iniciativa no âmbito das suas actividades sobe o lema Angola país de paz, democracia e desenvolvimento económico e social e que visam divulgar os feitos do executivo liderado pelo Presidente da Republica João Manuel Gonçalves Lourenço. Com base no lema da actividade esperamos ver destacados os feitos do período 2017 á 2021 do executivo e do governo local do Namibe, características impares que compreende 5 Municípios e que combina a terra, o deserto, o mar e a biodiversidade, os vetores de atuação consubstanciam-se nos seguintes objectivo: melhorar as infraestruturas escolares de saúde e de saneamento básico, por forma erradicar a equivalência de criação de fortes sistemas de ensino e diminuir a taxa de mortalidade na Província, melhorar as condições de acessibilidade e entres Municípios privilegiando também as vias de acesso e as principais zonas de produção e do turismo, atrair investimentos privados para a Província de forma a potenciar as suas vantagens competitivas e fomentar a criação de empregos, colocar a Província do Namibe como um dos principais destinos de turismo em Angola, garantir as condições necessárias para diminuir e radicar as consequências da seca na Província através de um planeamento adequado que permitem garantir as condições materiais de infraestruturas e combate ao fenómeno, com essas ações mantemo-nos firmes com o compromisso de fazer o Namibe acontecer para que todos sintam-se de facto felizes”, disse.

Por sua vez os participantes valorizam esta iniciativa, Mateus Pongolola, disse que de 2017 para cá algumas mudanças são visíveis mas no sector social há muita coisa por se fazer.

“As mudanças são visíveis que tem se realizado principalmente na urbanização de alguns pontos da nossa cidade, falo especialmente em alguns bairros no caso do 5 de Abril, Saydi Mingas 2 e o bairro da juventude. O que se espera da que para adiante é que se melhore muito mais aquilo que ele prometeu ao longo das eleições realizadas a quando do ano 2017 e ainda temos muitos projetos principalmente aqui na cidade do Namibe, no que tange a água canalizada que muitos de nós esperávamos mas que infelizmente é que alguns pontos da nossa cidade ainda não se implementou, além disso tem mais outros projetos principalmente no sector social, esperamos que o executivo trabalhe um pouco mais no sector social”, disse.

Carlos Mateus, ex-militar disse que alguma coisa tem sido feita pelo actual presidente da república mas a grande questão reside nos antigos combatentes e veteranos da Pártia.

“Há instituições agora que são diferentes da governação anterior, espero que melhora e que as forças armadas e os antigos combatentes estejam num rumo mais certo”, disse.

Neste encontro participaram várias individualidades da sociedade civil, politica, religiosa das forças defesa e segurança e das autoridades tradicionais.

Magistrados durante a marcha de sábado 31 de Julho no Namibe

A Falta de condições de trabalho para os magistrados do Ministério Público pode beliscar o combate a corrupção em Angola diz Advogado Francisco Kandjamba. O jurista fez estas declarações durante o debate do Mwangolé desta quarta-feira, 4 de Agosto de 2021.

“Sempre que falte condições de trabalho para quem que exerce a Acão penal no caso dos magistrados do ministério público, sim duma ou doutra vai beliscar a luta contra a corrupção mas por outro o que aqui se deve exigir sãos as condições de trabalho e não privilegio para lá das condições de trabalho o magistrado deve ter em condições de trabalho ao seu alcance ter o gabinete em condições, ter papel em condições, ter todos os meios em condições em que quando chega lá que ele faça o seu trabalho”, disse.

Para o deputado Sampaio Mucanda, as reivindicações dos Magistrados Público tem a sua razão de ser e manifesta-se solidário com a classe.

“Parabenizo a procuradoria-geral da república por esta manifestação por esta chamada de atenção, porque eles disseram apenas que não queremos ser corrompidos no exercício das nossas funções pelo que exigimos melhores condições de trabalho que possamos combater realmente o combate a corrupção”, disse o parlamentar.

Assim terminamos o espaço informativo de sábado 7 de Agosto de 2021, a verdade doí mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 22-10-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira 22 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1-Empresas salineiras do Namibe encravadas na crise financeira; 2- Sector da agricultura no Namibe com níveis de produção satisfatórios; 3- Bispo do Namibe enaltece empenho dos seus...

NFV FORA D` HORAS 21-10-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 21 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: aberta campanha agrícola no sector prisional do Bentiaba com cento e quarenta um hectares de terra; 2 - Embaixador da Espanha em Angola diz que seu país disposto...

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This