RÁDIO NFV FORA D` HORAS

14.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SÁBADO 14 DE AGOSTO DE 2021

1-Jovens Académicos no Namibe lamentam a perseguição aos fazedores de opinião no País.

2-Governador do Namibe constata obras de impacto social no âmbito do programa de intervenção dos Municípios.

3-Tribunal da Lunda Norte adiou o julgamento do Rei Mwakapenda Kamulemba, e remarcou para próxima quinta-feira 19 de Agosto.

4-Encerrou nesta sexta-feira, 13 de Agosto no Namibe o Workshop regional sobre a situação de segurança alimentar e má nutrição em Angola.

Nós somos à rádio NFV edição de sábado 14 de Agosto de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Ester Culembe.

Uma a uma ao desenvolvimento das noticias.

Os Jovens Académicos no Namibe lamentam a perseguição aos fazedores opinião em Angola. Se é verdade que o país está a caminhar para consolidar a democracia, então não se pode ter como inimigos os fazedores de opinião, segundo disse o filosofo da educação, Daniel Tchimbwa.

Daniel Tchimbwa, Filósofo

“Se nós estamos a caminhar para consolidar a própria democracia não podemos ver como inimigos aqueles que muitas das vezes denunciam praticas antissociais, praticas imorais, sobre tudo aquelas praticas de servidores públicos. Uma coisa nos entristece, essa onda de perseguir os fazedores de opinião própria, indivíduos ligados diretamente a sociedade civil têm vindo a ser perseguidos de uma maneira inexplicável”, disse.

Para Fernando Kassinda, igualmente filósofo: “São jovens que realmente têm mostrado os seus descontentamentos a realidade pelos quais a população vive e sofre, e são mesmo esses jovens que infelizmente não são bem vistos na sociedade por alguns elementos. Então quando nós começamos a assistir também outras situações de vários jovens que saem muitas vezes as ruas simplesmente para denunciar, demostrar os seus descontentamentos com a gestão da coisa publica, então ficamos um pouco a quem”, disse.

Já o deputado Sampaio Mucanda, a origem dessas perseguições está na incompetência daqueles que governam o país.

“Essa é mais uma demostração inequívoca da incompetência, porque normalmente o incompetente encontra uma estratégia para se defender, e a estratégia que encontra para se defender para não sofrer muitas criticas é perseguir quem pensa diferente, quem tem melhores ideias. Nós do ponto de vista teórico somos um Estado democrático de direito, mas do ponto de vista pratico estamos em via de transição para consolidação da democracia, porque esses nossos irmãos ligados ao MPLA que saíram do comunismo para o estado democrático e de direito, os princípios e valores democráticos ainda são impermeáveis nas suas cabeças, são indivíduos que não incarnaram esses valores e princípios. É só para dizer que o antigo PR confessou uma vez em 2005 aqui no Namibe, que a democracia nos foi imposta e as matérias sobre os direitos humanos não enchem as barrigas de ninguém, indiretamente disse que nunca vai aceitar a democracia do ponto de vista de convivência, é por isso que têm dificuldades da convivência na diferença”, disse.

O Governador do Namibe Archer Mangueira, efetuou nesta quinta-feira, 12 de Agosto uma jornada de campo aos vários bairros periféricos da cidade do Namibe.  A jornada de campo do governador Archer Mangueira começou, começou com a visita no centro de saúde no bairro 4 de Março, onde o governante não gostou do que viu, e por sua vez o director do gabinete provincial das obras publicas Carlos Caseiro alega ser falta de arranjos exteriores.

Visita de Campo do Governador do Namibe

‘‘Aquilo e um complexo residencial que são varias residências e precisa de um arranjo exterior o projecto como tal embora não prevê os arranjos exterior, acredito eu que a empresa podia fazer o arranjo exterior porque senão no final a imagem geral não naos era a melhor, estamos a falar de jardins e o pacote completo.’’
Afirmou Carlos Caseiro.’’

Archer Mangueira visitou também o bairro da juventude onde estão a ser executadas as obras de asfaltagem das vias que das vias secundarias onde mostrou-se insatisfeito com a paralisação da obra. Arlindo costa, diz que não estão a ser executadas as obras por falta de betume.

’’ Neste momento temos aqui este troço que esta todo de preto já, já esta concluído, falta o transito acima para dar o ultimo toque, agora oque a gente esta a fazer, e a parte da limpeza naquela rua vamos meter o amec 30 para queimar a base e depois a cola e depois grani-lha por cima conforme ficou aqui, metros quadrados já volta de 300 mil metros quadrados. Temos menos porque e aquilo que eu digo e falta de betume nê a falta de betume e não tendo betume não conseguimos trabalhar sem o betume e isso e a Sonangol que fornece, e fornece ali para promover que esta ali como responsável da fabrica mais o rapaz também não tem”, disse.

Ainda no âmbito do PIM Archer mangueira visitou igualmente as obras do futuro aterro sanitário que dista mais de 12km e ocupa uma capacidade de 12 hectares e esta orçado em mais de 2 mil milhões de kHz, uma vez que a maior parte dos resíduos da cidade encontram-se distribuídos próximo as habitações como e o caso do bairro 5 de abril onde o aglomerado de lixo no bairro estão a ser removidos pela empresa Tuassakidila numa parceria com a administração municipal.

‘’Nos começamos esta empreitada no mês de abril fomos confiados esta missão por intermedio do concurso publico que o governo da província fez ,no mês de abril ate aqui já fizemos mais de 20 mil metros cúbicos de lixo, e são lixeiras ou aglomerados de lixo que já datam mais de 20 anos não esta a ser fácil o trabalho estamos a contar com a colaboração da administração ai onde há insuficiência de meios como as bull 12 e prontos pensamos nos que vamos conseguir atingir e pedimos também que sejamos secundados pela comunidade porque uma coisa e limpar hoje e depois a manha voltar a estar sujo, portanto ali esta uma componente que e de educação ambiental não e no sentido das pessoas fazer já o deposito de lixo selecionado para futuramente fazer o deposito de lixo selecionado para futuramente pensar na reciclagem”, Esclareceu Eduardo Mandlane.

O Tribunal da província da Lunda Norte adiou o julgamento do Rei Mwankapenda Kamulemba, que estava prevista para esta sexta-feira 13 Agosto e remarcou para próxima quinta-feira 19 do mês em curso. A informação foi prestada pelo António Capaia, membro do Movimento Protetorado Lunda Tchokwe, que manifestou-se igualmente revoltado com permanência prolongada de outros membros detidos naquela província.

“Esta adiado o julgamento dos dirigentes do dito Tribunal do Dundo, não apareceram todos funcionários daquele Tribunal, também os Advogados que o MPLA inventaram chamaram a família de Mwankapenda Kamulemba, não aceitaram ir lá, se encontrar com os ditos Advogados, o total de todos detidos do Movimento Protetorado são 11 menos 8 martelados estão hospitalizados, apenas traziam o soba Mwankapenda Kamulemba, sozinho para o julgamento”, reagiu.

Durante os 3 dias do fórum, foram abordados diversos temas relacionados com a segurança alimentar e má nutrição na região sul do país, o evento contou com a presença dos diretores da agricultura e pecuária dos governos do Cuando Cubango, Huíla, Cunene e Namibe.

No referido acto o governador Archer mangueira no seu discurso de encerramento disse que a província do Namibe é das mais afetadas pela seca e por isso os níveis de má nutrição são mais elevados.

‘’ o Namibe faz parte da região sul de angola ,região mais sofrida com o tema da seca com consequências digamos muito drástica para as nossas populações dai também ser a região que mais regista focos de desnutrição ,focos de fome, o tema da seguração alimentar disnutricional é um tema que nos é carro todos os dias não só pela importância que tem no âmbito do apelo do secretario geral mas certamente produzira nas nossas ações, portanto digamos que tem uma importância especial e nós certamente como responsáveis da província levaremos muito a peito os estudos, as reflexões, os entendimentos que foram aqui partilhados”, disse.

Já o secretario de estado para os recursos florestais André de jesus moda, valorizou o fórum e diz ter sido uma experiencia muito boa.

Secretário de Estado para os Recursos Florestais André de Jesus Moda, Representante da FAO em Anastácio Roque, e o Director Provincial da Agricultura no Namibe Zonza Puissa

” foi bastante interessante seguir este debate e que nós chamamos os delegados como os deputados que foram indicados em cada estrato da sociedade inclusive academias foi de facto uma experiencia muito boa e que podemos continuar com este dialogo, mas sobretudo fazer participar os estratos socias na governação, fomos incumbidos esta responsabilidade de auscultar as populações sobre a situação alimentar, a sua segurança a continuidade daquilo que é positivo.

Para o director provincial da edução da província do Cunene Domingos Oliveira, que chefiou a delegação, acredita que o fator seca e fome constituem um dos grandes problemas do país que influencia para a défice alimentar.
‘’tivemos fundamentalmente nos últimos 3 anos duas situações bastante agressivas a seca de 2019 e de 2021, portanto esta campanha agrícola de 2021produzio ou afetou grandemente as colheitas e em consequência disso o défice alimentar, portanto quando uma pessoa se alimenta mal não temos como não ter situações gravosas como aquela que tivemos de desnutrição. Garantiu Domingos Oliveira’’

E o director da agricultura da província do Cuando Cubango António Pereira vicente diz ter sido trabalhoso embora já tenham resultados, uma vez que as dificuldades são transversais.

“Questão de ma nutrição como tal na nossa região não estamos tão mal principalmente em Cuando cubando, não estamos tão mal, mas temos que trabalhar para sabermos quais são os números reais, o trabalho continua a ser feito não tenho números aqui neste momento, posso adiantar sobre a desnutrição quer a afetação deste em termos de segurança alimentar, mas trabalho esta a ser feito neste momento. É uma obrigação agora trabalhar neste sentido, para ter uma informação clara para acrescentar no documento que terminamos de trabalhar”, Esclareceu.

Terminou nesta sexta feira-13 de Agosto no Namibe o workshop que teve duração de 3 dias com participação das províncias da região sul do país

Assim terminamos o espaço informativo desta sexta-feira, 13 de Agosto de 2021, a verdade doi mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 22-10-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira 22 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1-Empresas salineiras do Namibe encravadas na crise financeira; 2- Sector da agricultura no Namibe com níveis de produção satisfatórios; 3- Bispo do Namibe enaltece empenho dos seus...

NFV FORA D` HORAS 21-10-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira 21 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: aberta campanha agrícola no sector prisional do Bentiaba com cento e quarenta um hectares de terra; 2 - Embaixador da Espanha em Angola diz que seu país disposto...

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This