RÁDIO NFV FORA D` HORAS

18.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE QUARTA-FEIRA 18 DE AGOSTO DE 2021

1-Será julgado nesta Quinta-feira 19 de Agosto o rei Muancapenda Kamulemba,apos ter sido adiado o julgamneto na passada sexta-feira na Lunda Norte.

2-Nova peste denominada mosca branca devasta mais de cinco mil plantações na província do Cunene.

3- Executivo precisa conhecer as causas para combater a fome e a seca na região Sul do País, afirma o académico Manuel Wahanhuca Luís.

4-Jovens académicos no Namibe criticam o decreto que exclui estudantes com a média inferior à 14 Valores.

Nós somos à rádio “NFV” edição de quarta-feira 18 de Agosto de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, técnica de Fonseca Tchingui, edição e apresentação de Luísa Gomes.

Uma a uma vamos ao desenvolvimento das notícias.

Rei Muacapenda Kamulemba,

Nesta quinta-feira 19 de Agosto o Tribunal provincial da Lunda Norte,começa o julgamento do rei Muacapenda Kamulemba,após ter sido adiado na passada Sexta-feira 13 de Agosto. O filósófo Daniel Tchimbwa, convidado a comentar o caso no espaço Namibe em sete dias, disse que a população tem vindo a reclamar sobre uma possível ditatura no País.

“Em relação a situação que tem haver com o julgamento que foi adiado e ficou remarcado para o dia 19, em primeiro lugar vamos vendo situações do genéro se porvenutura quem está no poder que é o mandatário desta nação não colocar a mão na consciencia porque vamos lá, nós assistimos aquela triste situação do monte Sumi depois acompanhamos outros e agora temos essa, a população tem vindo a reclamar sobre uma especie de ditadura no País”, reagiu.

Manuel Wahanhuca Luís, igualmente Filósofo espera um julgamento celere e que seja julgado de acordo a acção.

“Façamos aqui votos que não impere a vontade de ninguém, que seja julgado de acordo a ação praticada apesar de que nós temos pequeno conhecimento de que foi uma manifestação, foi um conflito social que tem bases assentes, acredito que também o executivo e os próprios Tribunais têm que começar já pensar nas causas e não actuar apenas nas consequências”, disse.

Lembro no entanto que o Rei Mwankapenda Kamulemba, foi detido em consequência ao massacre do dia 30 de Janeiro em Cafunfo na provincia da Lunda Norte.

A Nova peste denominada mosca branca devasta mais de cinco mil plantações na província do Cunene. Depois da praga de agafanhotos que devastou diversos campos Agricólas na Provincia do Cunene e outras regiões à Sul do País, agora surge a peste denominada mosca branca, que já tem o seu impacto negativo na vida das populações daquela região. O director provincial da Educação do Cunene Domingos de Oliveira, disse recentemente no Namibe que a praga tem maior incidência as plantacoes frutiferas.

“A mosca branca também ela é uma peste afecta fundamentalmente as plantas e algumas delas na sua maioria são fruteiras as mangueiras, os abacateiros, os mamueiros e as autoridades Viterenárias estão a tratar para encontrar solução para essa situação”, disse.

Por outro lado o director provincial da Agricultura da referida Província Pedro Tibério, disse que a peste já devastou mais de cinco mil plantações.

“Viemos a fazer o monitoramento que resultou no levamente de mais de cinco mil plantas afectadas, estamos a continuar a fazer o levamento as especies mais visadas é mesmo as mangeuiras temos algumas plantas por exemplos as goiabeiras que visitamos algumas estão a secar”, Esclareceu.

Ouvíamos o director do Gabinete provincial da Agricultura no Cunene, sobre o ponto de situação da nova peste denominada “Mosca Branca”.

Manuel Wahanhuca Luís, Filósofo

O Executivo Angolano precisa conhecer as causas para combater a fome e seca na região Sul do País, afirma Manuel Wahanhuca Luís. O Academico fez estas declaraões durante a análise da semana finda. “O executivo tem que repensar as políticas,  devem ser feitas de acordo a realidade não vamos aqui importar políticas, nós temos  que olhar de facto que com a fome não se faz desenvolvimento, logo o executivo tem que pensar em políticas acertivas, primeiro temos que saber quais são as causas, má governação, má gestão dos recursos públicos”, lamemtou.

O Administrador Municipal do Tômbwa Alexandre Nyuca, garantiu nesta segunda-feira 16 de Agosto que medidas estão a ser tomadas para mitigar os efeitos da seca naquele Município.

“A questão da seca nós continuamos com aquelas dificuldades como já são conhecidas, nós vamos nos próximos dias ir até ao Yona lançar o programa de disponibilização de extensões de terras para população mas própriamente 11 hectares que vamos disponibilizar com os meios para que a população possa produzir na zona do Kolondjai na fronteira com a República da Namibia”, afirmou.

Os jovens academicos na provincia do Namibe dizem estar insatisfeitos com a implementação da lei que exclui estudantes com a média inferior à 14 valores ao ingresso no Ensino Superior e na função pública em Angola. Durante o debate do Mwangolé Fala Verdade desta quarta-feira, 18 de Agosto que abordou sobre o Tema:” Exclusão nas Universidade dos jovens que não obtiveram a média 14 no ensino médio”. Pedro Vite formado em Sociologia diz que a medida ora implementada peca por ser tarde.

“A questão da média 14 peca por não estar ser exigida no contesto propriado, está ser exigida no contesto em que as condições prêvias faltaram para que se pudesse passar a exigir os estudantes que o acesso a outro nível de ensino depedendesse então na obteção desta média 14 a nível do Certificado e nós temos que olhar também para a questão de comunicação deveria ser prêvia e além disso também devemos olhar com os olhos dever para aquilo que já se disse é a realidade do nosso sistema de ensino, a realidade da situação social que nós atravessamos desde 2014”, disse.

Por outro lado o Sociólogo Querino Boano, acredita que as nossas instituições tem problemas de comunicação com este decreto fomos todos apanhados com as calças nas mãos.

“As nossas instituições têm pproblemas de comunicação estes decretos já existem estão lá, o decreto presidencial que fala relativamente da média 14, mas o que acontece é que todos fomos apanhados com as calças nas mãos, havia jovens a frequentar os preparatórios para as Universidades e os pais estavam todos embuido neste processo então professores, estudantes e encarregados de educação fomos todos apanhados assim por falta de Comunicação”, lamentou.

Para o Psicólogo Enoque Livulo, a medida é boa mas não se pode exigir qualidade quando não se investe.
“Realmente nós queremos um sistema de ensino de qualidade, queremos pessoas formadas de verdade que saibam mais do que os papeis, os diplomas, eu não permitir que um papel fale por mim, não posso, o 14 calhou no papel temos que ver como você não vai exigir qualidade quando você não investe”, questionou.

Acompanhamos as declarações do Psicólogo Enoque Livulo, reagindo a medida do executivo que exclui estudantes com a média inferior à 14 valores no ingresso ao ensino superior e na função pública em Angola.

Assim terminamos o espaço informativo desta quarta-feira, 18 de Agosto de 2021, a verdade doi mais liberta, estamos juntos.

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This