RÁDIO NFV FORA D` HORAS

20.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE QUINTA-FEIRA 19 DE AGOSTO DE 2021

1-Governo do Namibe giza políticas que visam acudir pessoas portadoras de albinismo.

2-Mais de cem jovens no Namibe beneficiam de kits profissionais para mitigar a fome.

3-Membros da sociedade civil no Namibe valorizam a decisão do governo local que proíbe o uso indevido de viaturas do Estado.

5-Conselho provincial de Auscultação da Comunidade no Namibe avalia a situação social da província.

Nós somos à rádio “NFV” edição de Quinta-feira, 19 de Agosto de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Ester Culembe.

Uma a uma vamos desenvolvimento das notícias.

Beneficiários de consultas gratuitas

Cerca de cinquenta cidadãos no Namibe portadores de Albinismo dentre elas crianças e adultos beneficiaram nesta quinta-feira 19 de Agosto de consultas de Dermatologia. A implementação deste processo resulta da parceria do Gabinete da Acão Social e Associação de portadores de Albinismo do Namibe. O vice-presidente da referida Associação Rafael Daniel, declarou que é importante que se olhe para esta franja da sociedade.

“As crianças com albinismo não devem ser colocadas fora do processo do sistema de ensino e aprendizagem, não devem ser colocadas fora da socialização, brincar com os vizinhos é importante, sabemos que há esta discriminação mas este não é o fator inibidor, deve ser um fator que deve ser encarado com uma oportunidade para nós, para nós, mostrarmos a sociedade de que sim podemos apesar das dificuldades, aliás as dificuldades em si, tornam-se uma grande oportunidade”, esclareceu.

O Administrador Adjunto para área social e da Comunidade Narciso da Costa, apelou a sociedade no sentido de prestar maior atenção a esta classe social.

” É necessário que os pais e encarregados de educação não escondam os seus filhos, não inibam de lança-los a sociedade por este motivo é que nós estamos aqui a incentivar a criação da Associação do Albinismo para que seja um parceiro e nos ajude a trazer para a sociedade todas aquelas a pessoas que por alguma razão nasceram com esta deficiência, mas precisam sobreviver e ultrapassar algumas dificuldades até mesmo de emprego, e a de estudo, portanto que usufruam de tudo aquilo que o País tem que possa oferecer a cada um de vós, a nossa intenção de realizar está actividade hoje, era de facto chamar atenção as organizações da sociedade civil no sentido de olhar para o albinismo de maneira diferente, é de chamar atenção para que aquelas organizações e os organismos de Estado que realizam concursos públicos como é caso da saúde, educação e outros organismos que tenham em conta aquilo que a lei trás”, recomendou.

Por sua vez a Diretora do Gabinete municipal da Saúde Soraia Ribeiro, afirmou que a implementação do projecto é um processo contínuo.

“É uma doença genética hereditária que tem havido um pouco de estigma, então há necessidade de fazer um melhor acompanhamento”, salientou.

Beneficiários de kits profissionais

Enquanto isso, dentro do projecto social, o Gabinete da Acão Social do Município sede fez a entrega de kits profissionais aos jovens inscritos no âmbito do programa de promoção de empregabilidade denominado “PAPE”. Tiago Candongo, um dos beneficiários agradece pelo gesto.

“Eu recebi aqui um apoio desta equipa de programa, felizmente estou grato, recebi kit de barbaria e nela estou a trabalhar cada dia graças a Deus tenho arrecadado valores e nela tenho suprido as minhas dificuldades”, disse.
E a director do Gabinete dos assuntos sociais Lemba Lopes, afirma que o projecto não para por aí.

“Foram entregues nesta terceira fase kits de pastelaria, culinária, manicuri e pédicure ,bloqueira, kits de construção civil, comercialização, corte e costura, eletricidade lavagem de carros e salão de beleza. E ainda para melhoria das condições habitacionais vamos fazer a entrega também de chapas de zingo, no entanto para esta terceira fase foram beneficiados cerca de 108 cidadãos, de uma ou de outra forma nós vamos continuar a fazer esse exercício enquanto durar este programa”, declarou.

José Mário, Director do Gabinete provincial da Comunicação Social

Os Membros da sociedade civil no Namibe valorizam a decisão do governo local que proíbe o uso impróprio de viaturas do Estado. A decisão foi tomada nesta segunda-feira 16 de Agosto durante a IV sessão ordinária do governo provincial do Namibe orientada pelo governador Archer Mangueira. No final do encontro o Director do Gabinete provincial da Comunicação Social José Mário, teceu algumas considerações a imprensa.

“A secretária geral do Governo do Namibe submeteu a IV sessão o regulamento que estabelece as regras relativas a afetação, utilização e controlo dos veículos e máquinas pertencentes a frota de veículos do governo provincial do Namibe. Os veículos da frota automóvel do governo provincial, só devem ser utilizados pelos funcionários ou funcionários aquém estejam especificamente afetos ou que sejam autorizados para o efeito, pelo responsável máximo da entidade utilizadora”, lê-se no comunicado.

O Psicólogo Enoque Livulo, disse que a medida ora implementada é uma questão de consciência e responsabilização.

“Sabem que não devem fazer isto, entretanto escolhem fazer isto a seu belo prazer e falar, e orientar, simplesmente não é decreto, na verdade tenho uma certeza acima de 50% que alguns ainda assim vão fazer os extravios ou uso indevido menos racional desta viaturas. Então daí da boa decisão subsidiarmos também que haja fiscalização neste sentido de responsabilizar aqueles que não cumprirem com está decisão”, declarou.

Ouvíamos as declarações do psicólogo Enoque Livulo.

Políticas de Assistência a população vulnerável e o programa de combate a praga de gafanhotos, foram um dos temas avaliados pelos membros do Conselho provincial de Auscultação da Comunidade no Namibe nesta quinta-feira-19 de Agosto, no Anfiteatro da Academia das Pescas e Ciências do Mar. O director do Gabinete provincial da Saúde Coríntios Miguel, que participou no referido acto afirmou que o sector que dirige esta estável apesar do aumento dos casos de Covid-19 nos últimos dias.

“Nós acabamos de apresentar de como esta o perfil da condição epidemiológica da província e podemos constatar que neste primeiro semestre apesar do aumento muito significativo dos casos de malária ainda assim consideramos uma condição epidemiológica estável, preocupa-nos como fizemos referência uma ameaça iminente que a província está viver o aumento significativo da covid-19, e o grau de letalidade que nós podemos constatar nos últimos tempos daí o nosso apelo aos conselheiros desta sessão que possam replicar a nossa sociedade o nível de consciência como mecanismo primário para o controle”, afirmou .

Já no sector da Educação, o director do Gabinete provincial Valério Arcanjo, esclareceu a polémica da suspensão de alguns cursos nas escolas do Magistério Primário.

“A suspensão de alguns cursos nas escolas de magistérios primário que é o curso de Bioquímica e Mate-Física, prestamos o devido esclarecimento, foi na base da falta de laboratórios, portanto esta é uma orientação do Ministério da educação, mas vale aqui dizer que os cursos não foram encerrados, apenas não admitimos novos alunos, os estudante da 11ª e 13ª classe continuam a estudar”, esclareceu.

Francisco Kandjamba, Secretário provincial da CASA-CE fala da humanização dos serviços de saúde na província.

Francisco Kandjamba, Secretário provincial da CASA-CE no Namibe

“Aconteceu este acto do conselho provincial de auscultação das comunidades com muitos temas que tocam diretamente a vida do cidadão, de muitos, nós queremos nos a ter no ponto que tem haver com o projeto da saúde para 2022, que foi apresentado pelo director do Gabinete provincial que em um dos seus pontos salientou que haverá a construção de um centro médico ou hospital para os Antigos combatentes e veteranos da pátria, quero salientar neste ponto porque me surpreende pelo facto de o executivo continuar a construir hospitais diferenciados. E coloca-se a questão, o que é que poderá ter neste centro hospitalar que não existe nos centros de saúde públicos”, questionou.

Assim terminamos o espaço informativo desta quinta-feira 19 de Agosto de 2021, a verdade dói mas, liberta estamos juntos.

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This