RÁDIO NFV FORA D` HORAS

25.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE TERÇA-FEIRA 24 DE AGOSTO DE 2021

1-Transformação de Puniv em Instituto Técnico Profissional, abala a sociedade Académico no Namibe.

2-Aumento de casos de prostituição preocupa sociedade Namibense.

3-Ministra da Juventude e Desporto radiografa o sector no Namibe.

4-Comunidades do Município da Bibala no Namibe engajadas na prática da Agricultura para combater a Fome.

5-Comandantes Municipais no Namibe avaliam a situação operativa da Província.

Nós somos à rádio NFV edição de Terça-feira, 24 de Agosto de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e apresentação de Fonseca Tchingui.

Uma a uma vamos desenvolvimento das notícias.

A Transformação das Escolas do Puniv em Instituto Técnico Profissional, abala a sociedade no Namibe. a jornalista Luísa Gomes, tem mais dados sobre esta informação.

Valério Arcanjo, Director do Gabinete Provincial da Educação do Namibe

A reação, surge após o anúncio do Director do Gabinete Provincial da Educação do Namibe Valério Arcanjo, onde o mesmo declarou que a decisão surge por conta da empregabilidade, uma vez que existem vários liceus e poucas escolas de ensino técnico profissional.

“Relativamente em relação a questão da transformação de alguns liceus e institutos técnicos profissionais demos os nossos esclarecimentos e justificamos que é por conta da empregabilidade, temos muitos liceus a nível da província e poucas escolas no ensino técnico profissional”, afirmou.

E por outro lado o académico Manuel Wahanhuca Luís, afirma que a decisão é boa, mas carece de um estudo profundo.

”A decisão é boa mas carece de um estudo muito profundo porque transformação apenas não é a solução”, declarou.

Daniel Tchimbwa igualmente académico, defende que os estudantes deviam ser capacitados antes mesmo da criação dos institutos. “Na minha opinião o governo tinha que capacitar e dar condições, porque primeiro devemos aplicar e depois fazer constatação”, disse.

O aumento de casos da prostituição e consequentemente o elevado número dos casos de HIV/SIDA preocupa a sociedade Namibense. a jornalista Ester Culembe trás o desenvolvimento desta informação.

Coríntios Miguel, Director do Gabinete provincial da saúde no Namibe

Segundo o Director da saúde Coríntios Miguel, a margem do encontro do conselho de auscultação da comunidade realizado na passada quinta-feira 19 de Agosto de 2021 foram registados 25 óbitos no primeiro semestre resultantes do aumento de casos de HIV/Sida na província.

“No primeiro semestre de 2020 tivemos 17 óbitos e em 2021 do mesmo período tivemos 25 óbitos o que mostra um gráfico crescente, não só em números de casos mas também de óbitos”, afirmou.

Daniel Tchimbwa, acredita que a procura de melhores condições de vida tem sido motivo para o aumento da pratica sexual no seio da juventude.” O sexo desprotegido tem sido a maior causa, sobretudo nos últimos dias em que a condição económica das pessoas baixou bastante e as pessoas fazem do sexo o seu ganha-pão”, disse.

Para Manuel Wahanhuca Luís, o gráfico de casos de HIV/Sida tem aumentado em função do nível de prostituição na Província.

“Nós não estamos apelar aqui em praticas licitas mas nós estamos a tentar compreender o fenómeno da realidade em função da realidade que as pessoas se encontram”, garantiu.

A Ministra da juventude e Desporto está no Namibe para uma visita de três dia para radiografar o sector. Ana Paula do Sacramento Neto, iniciou nesta segunda-feira 23 de Agosto jornada de trabalho para constatar o andamento dos projectos virados para juventude.

“Para a juventude do Namibe dizer que nós temos estados andar pelas províncias dialogar com a juventude fazermos orientação sobre os programas e projectos do Ministério”, afirmou a governante.

As Comunidades do Interior do Município da Bibala província do Namibe estão engajadas na prática da Agricultura para combater a Fome. O desenvolvimento desta notícia é com a repórter Elsa Sukuakuetche.

“Em relação produção agrícola a comunidade da Bibala já mostra grande interesse diz a Administradora da Bibala, Amélia Camunheira. E hoje também já vêm sim a necessidade deles mesmos poderem produzir, portanto agora na época de chuvas são eles que tiveram a trabalhar a terra, com o milho, massango e a massambala. E agora com o inverno acreditamos que possam a vir ser os produtores de tomate, porque, essa é a altura que mais dá tomate”, disse a Administradora.

Quanto a quantidade produzida, a Administradora garante que ainda não é suficiente para combater a fome naquela localidade. “Não é suficiente, por isso a administração está a tentar adquirir alguns imputes para acudir a população”, firmou a Administradora.

Os Comandantes Municipais na província do Namibe avaliaram a situação operativa da Província nesta terça-feira 24 de Agosto, durante o Conselho Técnico Operativo o Delegado e Comandante provincial da Polícia Nacional no Namibe, o Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão” na abertura do encontro falou da implementação de brigadas de vigilância a nível das Comunidades.

Alberto Sebastião Mendes “Limão”, Delegado e Comandante provincial da Polícia Nacional no Namibe

“Convocamos este conselho técnico operativo com finalidade de analisar todos em conjuntos as matérias ligadas a nossa actividade de enfrentamento policial de maneira a operacionalizar cada vez mais as nossas ações, nas estruturas de bases com vista a corresponder com a exigência do contexto actual que o País vive no que tange ao combate a corrupção”, disse o Delegado.

O Super intendente Chefe e Comandante Municipal da Bibala José Esteves, disse que o aumento de casos de furto e roubo de gados constitui preocupação naquele Município.

“O comando Municipal da Bibala tem como preocupação sobre tudo, a mesma questão que se coloca da falta dos meios, temos consciências de que o nosso Comando Provincial não tem neste momento capacidade de dispor mais meios rolantes mas assim não deixamos de colocar isso, como inquietação”, manifestou.

Diferente do Município da Bibala o Comando Municipal do Camucuio registou apenas dois casos de furto e roubo de gado no período em referencia, segundo disse o Super intendente Chefe e Comandante Municipal do Camucuio Alberto Caunda.

“Neste momento não há grandes preocupações a situação operativa está sob controlo das forças policiais, dizer que os crimes que se produziram durante o período em referência foram  furtos e roubos de gados e ofensivas corporais, preocupação que nós trouxemos do comando Municipal do Camucuio tem haver com falta de efetivos é preciso que o efetivo seja reforçado”, afirmou.

Já no Município do Virei o Super intendente Chefe e Comandante Municipal Henriques Vieira António Vamba, alega que existem dificuldades em termos de transportes, mas no que concerne a criminalidade a situação é calma.

“O que trago são informações animadoras para informar que o nosso Município a situação é calma, nós tivemos apenas dois crimes de natureza diversa, foram subtraídas 5 cabeças de gado bovino estes estão esclarecidos”, disse.

Assim terminamos o espaço informativo desta terça-feira, 24 de Agosto de 2021, a verdade doi mas liberta, estamos juntos.

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This