RÁDIO NFV FORA D` HORAS

28.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SEXTA-FEIRA 27 DE AGOSTO DE 2021

1- Governador Archer Mangueira, quer resposta rápida aos casos de Covid-19 no Namibe.

2- Aumenta casos de óbitos por covid-19 e por SIDA no Namibe.

3-Presidente da República João Lourenço, faz digressão pelas lundas e a juventude local contesta a exigência da média 14 valores ao ingresso à Universidade.

4-Mulher acusada de matar o seu filho no Município do Tômbwa em consequência da fome.

Nós somos à rádio NFV edição de sexta-feira 27 de Agosto de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Luísa Gomes.

Uma a uma vamos desenvolvimento das notícias.

O Governador do Namibe Archer Mangueira, quer resposta rápida aos casos de Covid-19 no Namibe, vamos acompanhar a reportagem da voz da América com apresentação do jornalista Armando Chicoca.
Ouvíamos a reportagem da voz da América.

Governador Archer Mangueira, quer resposta rápida aos casos de Covid-19 no Namibe.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

Em declarações prestada à imprensa quarta-feira 25 de Agosto de 2021, o governante disse estar preocupado com o aumento de novos de casos de covid-19 no Namibe.

“É uma preocupação muito grande, temos estados a reunir com a equipa técnica de Saúde exatamente para permitirmos as ações com vista melhorarmos o atendimento dos pacientes com a Covid-19 no Namibe,  isso faz com que reiteremos o nosso apelo a toda comunidade namibense particularmente aos jovens para se manterem firme no cumprimento rigoroso das recomendações do Ministério da Saúde em relação a prevenção a esta pandemia que tem estado afetar de um tempo a esta parte o nosso País e particularmente a nossa região sul de Angola”, esclareceu.
Para contenção da propagação da pandemia definiu três pilares: Aumento de testagem, vacinação massiva e atendimento mais adequado.

“No caso particular do Namibe nós temos que agir em três direções: 1-aumentar o nível de testagem para termos a dimensão real do vírus, contamos com o apoio do Ministério da Saúde para que tenhamos uma maior capacidade de testagem. 2- aumentar também a nossa capacidade de resposta rápida aos casos positivos de covid-19  e temos estados a contar com a formação dos nossos técnicos particularmente enfermeiros tanto em relação a reposta rápida como também a capacidade de tratamento dos casos de covid-19 sejam eles em situação grave médio moderada.3-aumentar a velocidade de vacinação, portanto são essas as principais preocupações que temos de desencadear para estancar a expansão da pandemia na nossa província do Namibe”, concluiu.
Na passada terça-feira 24 de Agosto a província do Namibe registou 81 novos casos positivos de covid-19  depois de Luanda com 113 casos de covid-19 e no mesmo período a província do Namibe registou 5 óbitos por Covid-19.

Miguel Pedro Ferreira “Coríntios” Director do Gabinete Provincial de saúde do Namibe

Enquanto isso, Aumenta os casos de óbitos por covid-19 e por HIV/SIDA no Namibe vamos ouvir novamente a reportagem da voz América. A Informação foi prestada á VOA pelo Director do Gabinete Provincial do Namibe de saúde Miguel Pedro Ferreira “Coríntios” que disse ter apresentado a mesma preocupação aos membros do Conselho Provincial de Auscultação das comunidades realizada nos últimos dias nesta cidade do Namibe a fim de fluir junto das famílias.

“Apesar do aumento de casos de malária preocupa-nos o aumento significativo de casos de Covid-19 a nível da Província e grau de letalidade que nós conseguimos constatar nos últimos tempos, daí, o nosso apelo aos conselheiros para que possam replicar a nossa comunidade o nível de consciência e de controlo na Província”, disse o responsável.
Além de cinco óbitos por COVId-19 na semana finda, a província do Namibe, registou igualmente 25 óbitos por HIV/SIDA nos primeiros seis meses do ano em curso, dos 4.750 pacientes , o que tem preocupado as autoridades locais face o envolvimento de menores, na prostituição sexual, segundo Miguel Coríntios.
“No primeiro semestre de 2020, tivemos 17 óbitos e em 2021, no mesmo período ,tivemos 25 óbitos. A explosão sexual significa que as pessoas fazem sexo anartricamente, agora que antigamente aqueles que nós considerávamos como menores de idade que não teria a vida sexual ativa, hoje já conseguimos constatar menores a envolver-se na vida sexual, isto  parece que está ser encarado como coisa normal, o índice de promiscuidade tende aumentar, é necessário que os encarregados redobrem os esforços na educação sexual dos nossos educandos”, recomendou o responsável.

Enquanto isso, o Governador do Namibe Archer Mangueira começou a fazer “visitas surpresas” as instituições sociais, não só para constatar o grau de atendimento, mas sobretudo para aferir  a veracidade factual de algumas denúncias publicas dos activistas sócias e população em geral. O hospital Ngola Kimbanda e a Maternidade do Namibe receberam a visita surpresa nos últimos dias, confirmou Miguel Coríntios

O Presidente da República João Lourenço, está desde ontem nas províncias da Lunda Norte e Lunda Sul onde está constatar o andamento de alguns projectos sociais naquela região Leste do País e a juventude local contesta a exigência da média 14 valores ao ingresso à Universidade. vamos acompanhar a reportagem da voz da América com apresentação do jornalista Fernando Caitano.

Mulher de 30 anos de idade acusada de matar o seu filho no Município do Tômbwa em consequência da fome. o desenvolvimento desta notícia é com o jornalista Fonseca Tchingui.

Uma Mulher no Município Tômbwa na província do Namibe está ser acusada de ter morto o seu próprio filho de três meses, tudo porque foi lhe negada várias vezes uma oportunidade de Emprego por causa do seu filho na poação do Curoca Município. A informação foi prestada à rádio pública local nesta quarta-feira, 24 de Agosto. Os habitantes no local explicam como tudo aconteceu e manifestam-se indignados com a prática antes nunca vista naquela zona.

” Assim que nós lhe perguntamos ela pela informação disse que eu que me fiz matar a criança é a fome, não tinha como dar de comer a criança, porque quem lhe queria arranjar o emprego disse que não podia por causa da criança, isto nunca aqui aconteceu é uma vergonha porque a criança foi comida pelo câes”, disse.

Para o jurista Muti Bravante, faz o enquadramento jurídico penal do caso.

“A moldura penal aqui agrava-se ainda mais estamos a falar de um homicídio voluntário com alguma gravidade estarei a falar do código penal prevê medidas punitivas de vinte á vinte quatro anos de prisão”, disse.
Já o Psicólogo Mato e Silva, é urgente os serviços sociais estarem mais próximos das comunidades.
“Consiste realmente naquilo que são a proximidade dos serviços públicos para as comunidades para se acabar com esse tipo de situação onde pessoas maltratam os seus por causa da fome”, disse.

Mulher de 30 anos de idade acusada de matar o seu filho no Município do Tômbwa em consequência da fome.
Ouvíamos a reportagem do jornalista Fonseca Tchingui, com está triste notícia do Município do Tômbwa na província do Namibe.

Assim terminamos o espaço informativo desta sexta-feira 27 de Agosto de 2021, na sua rádio NFV hoje a partir da cidade de Ondjiva capital da província do Cunene. A verdade dói mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This