RÁDIO NFV FORA D` HORAS

29.08.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE SÁBADO 28 DE AGOSTO DE 2021

1-MPLA no Cunene tentou sabotar a conferência sobre o exercício de cidadania na Universidade do Sul em Ondjiva.

2-Governo do Namibe traça medidas de sinalização para facilitar o transito no caso urbano da cidade capital do Namibe.

3-Membros da sociedade civil no Cunene aconselham governantes locais a reconciliar-se com os cidadãos em vesperas de eleições.

4-Teixeira Cândido eleito para mais quatro anos de mandato afrente do sindicato dos jornalistas Angolanos.

Nós somos à rádio NFV edição de sábado 28 de Agosto de 2021, edição e técnica de Fonseca Tchingui, produção, coordenção e apresentação de Armando Chicoca.

Uma a uma vamos ao desenvolvimento das notíciais.

Tentativa de inviabilização na Universidade do Sul

O partido dos camaradas na província do Cunene tentou inviabilizar a conferência sobre o exercício de cidadania nas comunidades afectadas pela seca na região sul de Angola que teria lugar na sala de conferencias da Univerisidade do Sul na cidade de Ondjiva. o desenvolvimento desta notícia é com o jornalista Fonseca Tchingui.

“A seca impactou severamente as populações acarrectando consequências, graves como a fome disnustrição grave e aguda depender da localidade e por consguinte na implentação das políticas públicas de combate a seca realtiva a construção do canal de água, que saí da localidade do Cafu, as populações que residem nestas localidade onde passam o canal de água viram-se desejalojadas por parte do Estado e este por aplicação de instituto de expropriação de pública todavia as populações não foram pronta e justamente ideminizadas, queremos aqui referir que a cidadania só é exercido do Estado para o cidadão e não do cidadão para com o Estado é uma coisa muito triste e muito grave o que esta se passar na província do Cunene “, reagiu.

Genitória Ndimuty, professora e actvista civica, “A cidadania devia ter uma disciplina já inserida no Ministério da Eduacçaão desde o principio começando mesmo nas classe da 4ª e 2ª classe ensinar a criança a exercer o seu direito de cidadania muito ante isto é para criar o hábito, é mesmo coisa ensinar a criança a tomar banho ele vaai criar aquele hábito de tomar banho todos dias”, disse.

Emílio Catombela, “A fome é uma arma política porque na verdade eu sentindo fome tudo quando for necessário para que eu faça, eu farei tendo ou não sinto fome logo estarei de mãos dadas na suas vestes, nós sabemos que a provincia do Cunene, é uma das províncias com um circulo que já virou moda fome e seca, para piorar o orçamento é daqueles que só eles sabem o porque ´, eu me pergunto que maldade é que este povo fez no passado para merecer isto”, questionou.

Angelina Salende, “As crianças são o futuro do nosso País, e a juventude é o presente da nossa sociedade porque é que o governo não apoia na educação infantil ocuapar as crianças em vez das crianças estarem nos mercados”, lamentou.

Paulino Antónip Ndeutapo, Ancião de 85 anos de idade ex-preso político no tempo colonial, “Em 1940 houve grande a fome no tempo Caimbe, no tempo do Administrador que esteve aqui, saiu no Ondjiva trouxe trulhas de Massango para dar a população por causa da falta da chuva conseguiu romper isso quase durante um ano, mas os nossos governantes que nós lutamos não sei se tem aqui também governantes pois não foram convidados, o governante tem que saber quantas pessoas está governar qual é a capacidade de km quadrados tem a área dele onde há fome, onde há sede”, frisou.

Praia Joaquim, Presidente do Conselho Provincial da Juventude no Cunene, “Foi um exercício exausto estavamos aqui a refletir em torno dos reais problemas que afligem a nossa província sobre tudo no que tange a seca na verdade foi bom, dizer que esse é um exercício que a juventude deve na verdade acompanhar de modo a conseguirmos corrigir o que está mal e melhorar o que esta bem”, disse.
Sedrick de Carvalho, Coordenador do projecto NFV, ” Queremos contar imenso com as contribuições aqui por parte da sociedade do Cunene, temos as nossas portas abertas, temos as nossas plataformas para divulgar o que acontece aqui no Cunene, com o objectivo então de tornar um lugar para o Cunene como uma província com maior presença a nível nacional”, Salientou.

Por outro lado, Sedrick de Carvalho, ” A nota negativa vai para o governo provincial do Cunene, foi convidado para participar na palestra para estar aqui na mesa para poder partilhar sobre a questão do exercício, obviamente muitas criticas com se viu são direcionadas ao governo provincial mas tando cá têm oportunidade de se defender nos aspectos que acha que está ser lesado e também o que é raro acontecer mmas que também é importante que façam reconhecer as suas lacunas, as suas dificuldades”, reagiu.

Mesa redonda no Hotel Águia Verde

Os activistas civicos na província do Cunene manifestam-se desapontados com as perseguições dos jovens que têm opiniões diferentes. Esta preocupação foi manifestada neste sábado 28 de Agosto na cidade de Ondjiva pelo o Activista Carinda Francisco, mais conhecido por pertubador de mentes silenciosos nas lides locais.
“É muito triste a protituição onde eu vivo no Xangongo, está 100% o Estado não quer saber disto, porque até inclusive os nossos governantes tem aqui no Cunene, estão a incentivar a pprostituição, os mesmos diregentes que vão namarando com essas mesmas jovens então nos dá entender que são pessoas que querem ver o Cunene numa desgraça”, lamentou.

Rafael Benguela, igualmente conhecido por Daka yeyovo. tambem professor e activista disse que ja partilhou a agua com os animais no mesmo poço.

“Falo isto na primeira pessoas, porque também já dispotei água com os bois para ter água deveria ir as chimpacas 4 horas mmas nesses locais tem estado animais ferrozes, então se for para lá 6 horas encongtra os bois também teriam bebido do liquido, porque essa seca que se apróxima já em Outubro água aqui vai ficar dificil” escalreceu.
Outra preocupação manifestada pelos jovens é questão do Activista Tchilalo João Muhala, que ainda encontra-se detido na cadeia do Peu-peu aqui em Ondjiva.

Paulino António Ndeutapo, Ancião de 85 anos de idade e ex-preso ploítico no tempo colonial nas cadeias de Santa Bandeira e consequentemente na cadeia do Missombo no Cuando Cunago fala da sua expriencia para o alcance da independencia em Angola. O ex-preso politico chama a atenção os dirigentes do MPLA no Cunene sobre a perigosidade de perseguir pessoas comvisão diferente daquele partido.

“Saneamento básico aqui não tem no Cunene, qualquer caminho voçe encontra fezes, as próprias ruas são terras batidas com prédios da independencia, pior desculpa então não estou a falar mal da minha conterranea não senhor ela não esta preparada, eu estou a dizer para se preparar um governador é preciso que haja um conhecimento cientifico, o conhecimento que dê com outros mundos”, disse.

Teixeira Cândido foi eleito para mais quatro anos de mandato afrente do sindicato dos jornalistas Angolanos. o jornalista Fonseca Tchingui,novamente desenvolve esta notícia.
“O VI Congresso do Sindicato dos Jornalistas Angolanos realizado, em
Luanda, no Centro de Formação de Jornalistas, teve como lema
Liberdade, Liberdade e Dignidade! deliberou o seguinte:
-A alteração da quota sindical para um por cento do salário dos filiados do
SJA.
– Aprovou relatórios da Actividade e Financeiros da direcção cessante,
referentes ao exercício de 2015 a 2019.
– Manifestou-se preocupado com a maneira como alguns órgãos de
comunicação social públicos e privados têm estado a posicionar-se perante
questões políticas, assumindo-se parte, violando deste modo a deontologia
profissional bem como a Constituição, que impõe tratamento igual e
imparcial.
– Deplorar os actos de censura que se registam em vários órgãos de
comunicação social.
– Recomenda a todos jornalistas a invocar sempre a cláusula de consciência
quando chamados a cobrir actos que violem a deontologia, reserva última
para a credibilidade da profissão.

Texeira Cândido, foi releito neste sábado 28 de Agosto de 2021, sem oposição, beneficiando-se do sucesso da sua equipa de trabalho em defesa da classe de jornalista nos ultimos 4 anos. A província do Namibe esteve representada no certame pelo secretário provincial Adjunto do Sindicato Elias Guito.
O Governo do Namibe traça medidas de sinalização para facilitar o transito no casco urbano da cidade capital do Namibe.

Governador Archer Manguueira e o Delegado Alberto Sebastião Mendes “Limão”

Sexta-feira 27 de Agosto o Anfiteatro do Governo provincial do Namibe acolheu o encontro de concertação entre os membros do governo, sociedade civil e especialistas da direcção provincial da viação e transito no Namibe. António José Nhanga, subchefe afecto ao departamento de viação e transito segurança rodoviária no Namibe fala da temática abordada no encontro.

“Na verdade foi uma reúnião que muitas vezes sempre foi adiado por imperativo do trabalho por parte do governador provincail do Namibe que também é o Presidente do CPVOT, entretanto tratou-se de um tarablho exaustivo que tem se levado acabo alteração de algumas sinalização e melhoaramento da via do casco urbano em Moçâmedes, realmente actividade correu da melhor possível”, disse.

Para o director do Gabinete provincial das obras públicas no Namibe Carlos Caseiro, o encontro foi exustivo.
“A reúnião foi exaustiva foram vários pontos que afectam directa ou indirectamente a todos nós tem haver com a com circulação rodoviária que é um problema não só de Moçamedes assim como de outras cidades”, esclareceu.

Assim terminamos o espaço informativo de sábado 28 de Agosto de 2021, na sua rádio NFV, eu sou a Luísa Gomes, a partir da cidade de Ondjiva capital da provincia do Cunene, a verdade doi mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This