Mais de 18 mil doses da vacina da Astrazeneca estão disponíveis para acudir casos da Covid-19 na província do Namibe

02.09.2021

Mais de 18 mil dozes da vacina da Astrazeneca estão disponíveis para província do Namibe.

Por: Fonseca Tchingui

A informação foi prestada na manhã desta quinta-feira 2 de Setembro pela Ministra da Saúde Sílvia Lutucuta, que efetua visita de dois dias a província do Namibe. Após ter desembarcado no Aeroporto Welwitschia Mirabílis, a governante prestou algumas declarações aos jornalistas.

Sílvia Lutucuta, Ministra da Saúde ladeada pelo Governador do Namibe Archer Mangueira.

“Estamos preocupados com a situação do Namibe e das províncias do sul de Angola, são províncias que fazem fronteiras com países que estão numa situação menos boas em relação a Covid-19 e nós temos estado assistir um aumento exponencial do número de casos e mortes aqui na província do Namibe, temos conhecimento através das nossas equipas e do trabalhos que temos feitos em conjunto com a província, que estão todos mobilizados têm feito um trabalho excecional os nossos guerreiros da linha da frente continuam a desempenhar o seu papel, nós viemos aqui para reforçar a província com alguns meios fundamentalmente vacinas”, disse.

Sílvia Lutucuta, manteve encontro com os membros do Governo do Namibe e responsáveis do sector da Saúde no Anfiteatro do Governo provincial do Namibe onde o Governador Archer Mangueira, agradeceu a pronta intervenção do sector da Saúde.

“Nós reclamávamos esta visita algum tempo mas também sempre compreendemos a difícil agenda que tem para manejar mas ficamos felizes porque a ministra não veio de mãos a abanar trouxe o que nós mais necessitamos para o memento critico que a província está a viver”, Agradeceu.

E o director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe Coríntios Miguel, apresentou o ponto de situação do sector.

“A nível da Província o sector controla 106 unidades sanitárias sendo 3 Hospitais provinciais, 5 Hospitais Municipais, 14 centro de saúde e 84 postos de saúde em comparação com o ano anterior houve um acrescimo do mesmo período as infraestruturas sanitárias tiveram um aumento de seis 6% e o número de camas aumentou 28% por intermédio do programa de integrado de intervenção dos Municípios PIIM”,Esclareceu.

Ministra da Saúde durante o encontro de cortesia com o Bispo do Namibe

A Ministra da Saúde Sílvia Lutucuta, visitou o centro de tratamento dos casos da covid-19, no bairro Forte Santa Rita, bem como visitou o Hospital Provincial Ngola Kimbannda, assim como manteve o encontro de cortesia com Bispo da Diocese do Namibe Dom Dionísio Hisilenapo, que no final da visita valorizou o encontro.

” Para já são visitas normais no contexto que estamos a viver da pandemia sobretudo da Covid-19 no caso de hoje a ministra da Saúde, uma pessoa que bem conheço em relação humana para além da sua profissão de cardiologista dedicada a saúde mas hoje tratamos alguns pontos bem que nos trouxe algumas coisas no caso das vacinas e nós estamos a ver que a província está numa situação um bocadinho complicada nos últimos tempos os números vão aumentando cada dia que passa”, disse o Bispo.

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This