NAMIBE REGISTA 41 NOVOS CASOS POSITIVOS DE COVID-19 E 2 ÓBITOS

10.09.2021

A situação caracterizada de preocupante levou Archer Mangueira, governador do Namibe com o megafone nas mãos percorrer a pé os bairros da cidade capital do Namibe apelando observância das medidas de contenção a contaminação da doença.

Por: Armando Chicoca

A densidade populacional da província do Namibe ainda não atingiu um milhão, o que tem preocupado as autoridades locais com o aumento de caso da civid-19.

O governante que fez vir ao Namibe nos ultimos dias a Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, na jornada desta sexta-feira,9, exortou as populações a aderir a testagem e vacinas na luta contra a pandemia.

Postos de vacinação no Namibe

Na localidade da Camulola, divisão entre o bairro Torre do Tombo e Plato, o governante interagiu “boca-a-boca” com as mulheres peixeiras e não só:” vocês viram aqui alguns jovens? Sim! Responderam as mulheres. O quê é que vos falaram? Silencio. Vocês me conhecem? Sim, o pai Mangueira, responderam as mulheres. “Eu sou o vosso governador, vim aqui para reforçar aquilo que os jovens já vos disseram.Estou muito preocupado com a covid-19 e a unica forma para evitar é aceitarmos os conselhos sobre a proteção individual e colectiva, a eitarmos a vacina, nós o governo vamos fazer tudo para que todo o povo seja vacinado”, responderam sim com aplausos. O mesmo exercício aconteceu no bairros 5 de Abril, Platô e Forte Santa Rita.

Nas últimas 72 horas, as autoridades sanitárias notificaram mais 41 novos casos da Covid-19, sendo 18 femininos e 23 masculinos com idades compreendidas entre 10 à 82 anos. Também neste período, registou-se 2 óbitos e 11 recuperados.

Os bairros Valódia, 5 de Abril, juventude, Forte Santa Rita e centralidade da praia Amélia são os mais propensos.
A província do Namibe tem agora um cumulativo de 32 óbitos, 476 recuperados e 144 casos activos, contra 131 na semana passada e de entre os casos activos, 15 em estado grave e 10 em estado crítico. Em quarentena institucional encontram-se 21 pacientes e em quarentena domiciliar 179 pessoas.

Os técnicos de saúde afectos ao centro hospitalar da Covid-19 reclamam o subsídio de risco.
Em carta dirigida ao Namibe-Fala Verdade via whatsap dizem que a província do Namibe é a única em Angola que não está pagar subsidios de risco aos técnicos de saúde no hospital da Covid-19.

“Queriamos colocar esta preocupação a Ministra mas não nos deixaram, lê-se na denúncia feita via whatsap, ja encaminhada ao Director da Saúde Miguel Pedro Ferreira(Corintios)”.
Com estes apelos os novos postos de vacinação registam todos os dias longas filas de cidadãos hávidos em proteger-se por via da vacinação e a questão que se coloca é saber se o governo terá capacidade de colocar vacinas a disposição de toda gente.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-10-2024

Noticiário NFV edição de sexta-feira 18 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Namibe:aberta campanha agrícola; 2 - Vinte e seis cidadãos foram detidos esta semana pela polícia nacional no Namibe como presumíveis autores de quarenta e dois crimes diversos;...

NFV FORA D` HORAS 17-10-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 17 de Outubro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Executivo trabalha na mobilização de recursos financeiros para mitigar efeitos da seca na região sul; 2 - Gabinete das Pescas e Universidade do Namibe vão implementar projecto...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This