NFV FORA D` HORAS 17-09-2021

17.09.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE SEXTA-FEIRA 17 DE SETEMBRO DE 2021

1-Governador do Namibe rende homenagem ao primeiro presidente de Angola António Agostinho Neto no dia em que completaria o septagésimo nono aniversário.

2-Líderes religiosos, autoridades tradicionais e representante dos partidos políticos esclarecidos sobre a implementação do projecto denominado BUAP no Namibe.

3-Comunidades locais queixam-se de usurpação de terrenos pela Administração Municipal do Namibe.

4-Apreensão de um camião contendo sacos de carvão vegetal, pelos fiscais do IDF no Namibe, deixa agastado autoctones vindos do Município da Bibala.

Nós somos à rádio NFV edição de sexta-feira, 17 de Setembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação das notícias à Ester Culembe.

Eis o desenvolvimento das notícias.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

Celebra-se nesta sexta-feira 17 de Setembro em todo País, o dia em que nasceu o primeiro Presidente da República António Agostinho Neto, por cá, várias actividades estão a ser levadas acabo do dia 17 de Setembro. Em alusão a data, Archer Mangueira, Governador do Namibe rendeu homenagem ao primeiro presidente de Angola António Agistinho Neto, com a deposição de uma coroa de flores ao túmulo dos soldados desconhecidos nesta cidade. sendo que o acto central aconteceu no salão nobre da Administração Municipal do Namibe. onde o governante destacou os ideiais de Neto.

“Angola teve o privilegio de ter no seu primeiro Presidente uma personalidade forjada na luta pela independência, foi ao mesmo tempo um líder da guerra de libertação, um intelectual, um médico humanista, homem da cultura, um poeta universal, uma referencia do Pan-africanismo e do internacionalismo. A dimensão profunda e universal do poeta, mensageiro da liberdade e igualdade, é indissociável do politico corajoso e humilde”, lê-se no discurso.

Carolina Elias, deputada do MPLA, afirma que o legado de Neto contribuiram para o desenvolvimento do País.

“Nós temos estado realmente em conjunto, podermos realizar acções concretas que visem o desenvolvimento do nosso país, em particular da nossa província”, disse.

Já o Académico Júlio Chivangulula, fala da importância da data para os jovens.

“Agostinho tinha os ideias do trabalho, do progresso, e a juventude tem que começar a ter em conta isso, não aquela juventude com uma pretensão para as ordens sociais que engradecem a sociedade e o próprio desenvolvimento do país. Representa uma homenagem, o sentido de gratidão, aquilo que Agostinho Neto fez para que hoje fossemos um país independente e tivéssemos um curso histórico com alguma capacidade de dissidirmos o nosso próprio destino”, disse.

Líderes religiosos, autoridades tradicionais e representante dos partidos políticos

Os Líderes religiosos, autoridades tradicionais e partidos políticos foram esclarecidos nesta quinta-feira 16 de Setembro, sobre a implementação do projecto denominado BUAP no Namibe. O acto resulta de um programa do governo provincial do Namibe que visa aproximar os serviços públicos as comunidades.

Francisco Candjamba, Secretário Provincial da CASA-CE no Namibe disse que o evento foi esclarecidor.

“Na verdade foi esclarecedor, mais uma vez começa um processo muito importante para que caminhemos a passos seguro das eleições gerais, que é o processo da fiscalização do registo eleitoral, vamos começar a movimentar os nossos militantes juntos das administrações para que estejam presentes em 16 BUAP, que são os centros em que vão se tratar o registo eleitoral oficioso”.

Já Victor Ntyamba, representante do MPLA afirma que é uma forma de ensaiar o processo eleitoral que se avizinha.

“O executivo vai fazendo esses ensaios, vai fazendo a implementação do cartão dos Munícipes e certificar quem está localizado num determinado território, vai fazer a organização dos lares da base eleitoral, dos cidadãos em condições para fazer o exercício de voto, então é um exercício normal”, disse.

André Fina, Secretário Adjunto do PRS, lamentou a falta de apoio logísticos do executivo angolano para os fiscais eleitorais.

“lamentamos apenas a situação de logística, que será a cargo de cada partido politico, o Estado não vai ajudar, mas nós estamos preparados, mesmo no encontro que tivemos falamos com o senhor diretor no sentido de haver uma cooperação no seio dos fiscais para que todos trabalhem de forma conjunta para o bom resultado”, reagiu.

Por sua vez André Abelardo Lemba, director do gabinete provincial dos registos e modernização Administrativa, esclareceu o objectivo do projecto.

“BUAP é o acrónimo do balcão único de atendimento ao publico, e ele tem uma natureza de ter um serviço assim instalado nas administrações Municipais, nas administrações Comunais da província do Namibe, do país, que visa simplificar os procedimentos, congregar serviços, materializar e desburocratizar os procedimentos da administração publica. O objectivo da sua implementação tem a ver com a questão do registo eleitoral nos termos da Constituição e da lei o registo eleitoral é oficioso, e é realizado por volta da administração pública”, esclareceu.

As Comunidades locais queixam-se de usurpação de terrenos pela Administração Municipal do Namibe. o desenvolvimento desta notícia é com a jornalista Madalena Tchincuendje.

As Comunidades dos vários bairros periféricos da cidade do Namibe queixam-se de usurpação de terrenos pela Administração Municipal do Namibe, que diz estar a trabalhar por intermédio de um edital. Eugénio Cahete, é uma das vítimas deste processo.

Eugénio Cahete, vítima de usurpação de terreno no Namibe

“A situação neste momento é que atrasei construir, quando ouvi que o governo está a receber os terrenos quando estava a trabalhar no Camucuio, eu tive que vir para construir no meu terreno, meti um muro de 5 fiadas e uma carrada de pedras e areia, depois está a aparecer as pessoas da administração a dizer que esse terreno é do meu colega. Primeiro apareceu o diretor do gabinete jurídico Municipal de Moçâmedes, disse esse terreno é meu, eu disse não, esse terreno é meu, não é vosso, e continuei a trabalhar. Depois apareceu mais um senhor chamado Jetro, encontrou os pedreiros e disse que esse terreno é meu, para de trabalhar, tirou os pedreiros de lá, e quando fui a administração dessa vez disseram que aquele terreno é do Elísio que trabalha no gabinete do administrador Municipal, eu comecei a pensar, o terreno é meu, tem documento e testemunho das pessoas que estiveram lá, e agora estão a dizer que aquele terreno foi mitigado por causa do tempo”, lamentou.

Outro sim é o caso do senhor Monteiro, antigo e segundo Comandante Provincial da policia nacional no Namibe e actual delegado do Ministério do interior na província do Uige, que também se vê obrigado a repartir o seu terreno nas imediações do bairro Saydy Mingas II.

A apreensão de um camião contendo sacos de carvão vegetal, pelos fiscais do IDF no Namibe, deixa agastado autoctones vindos do Município da Bibala. Cerca de 11 cidadãos entre eles homens e mulheres vindos do interior do Município da Bibala dizem estar agastados com apreensão de um camião contendo sacos de carvão vegetal, pelos fiscais do IDF no Namibe. O acto aconteceu na passada sexta-feira, 10 de Setembro tal como explica Ana Jovath, que diz estar revoltada pelo que esta a passar.

Autoctones vindas do Município da Bibala

“Desde sexta-feira que prenderam o carvão até aqui nunca comeram nada, graças a uma minha vizinha que quando faz papa para os filhos dela, divide um pouco para os meus filhos e minha alimentação também sai ai, o meu marido já é falecido, me deixou com seis crianças e o que me faz sustentar as crianças é o carvão, não sei onde tirar mais dinheiro” reagiu.

Adriano Ndjile, motorista da viatura disse nao ter capacidade para pagar a multa de 4 milhões de kuanzas.

“Esse 4 milhões Senhor Jesus, vou tirar aonde, ainda que me derem esse tal carvão vou trabalhar quantos anos, então por isso é que eu estava a rejeitar para não assinar essa notificação”, disse.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos. Apoio NED!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This