NFV FORA D` HORAS 20-09-2021

20.09.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) SEGUNDA-FEIRA 20 DE SETEMBRO DE 2021

1-Paciente morre após ter recebido alta médica no hospital do Munhino no interior da província do Namibe.

2-Partidos políticos no Namibe afinam máquina para os próximos desafios eleitorais que se avizinham.

3-Três pessoas morrem por fome na localidade da Garganta no Município da Bibala no Namibe.

4-Analistas do Espaço Namibe fala a verdade afirmam que Agostinho Neto não é o único Herói Nacional.

Nós somos à rádio NFV edição de segunda-feira 20 de setembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação das notícias à Luísa Gomes.

Eis o desenvolvimento das Notícias

Um paciente morreu após ter recebido alta médica no hospital do Munhino no interior da província do Namibe, o cidadão que em vida chamou-se José Cafunga António Frei, morreu por negligencia medica como alegam o pai e a viúva do malogrado.

Localidade do Munhino no Namibe

“O meu filho morreu no dia 22 de Agosto de 2021 por causa de dor de barriga, lhe apertou de uma maneira que lhe fez perder a vida. Nós fomos ao hospital do Munino, nos atenderam e lhe deram primeiro dois comprimido, uma pica, depois lhe deram mais 4 comprimidos em seguida, lhe deixamos a descansar, mas mesmo assim a dor era tanta que a barriga começou a fermentar, fizeram analise e não acusou nada, disseram que isso tem que ser por tradição, fomos lá e não nos deram também nenhuma solução, ainda assim corremos mais noutro medico da tradição, mas quando chega 15 horas morreu”, disse.

Paula Feranando, “fomos no hospital, quando chegamos lá não deu certo e nos deram alta para ir no kimbandeiro, fomos lá também não deu certo, então fomos em casa e quando chegamos aqui também acabou por morrer”, disse.

Os Partidos políticos no Namibe afinaram a máquina para os próximos desafios eleitorais neste Sábado último, 18 de setembro de 2021. Archer Mangueira primeiro secretario provincial do MPELA no Namibe garantiu que o MPELA é o único partido político com melhores condições para identificar e resolver os problemas das comunidades.

MPLA no Namibe

“Ninguém está em melhores condições do que nós, militantes ativos, simpatizantes e amigos do MPLA para acompanhar no terreno, junto das famílias os programas do executivo central e o governo da província estão a aplicar, devemos fazer essa auscultação junto das famílias, devemos acima de tudo transmitir as falhas e insuficiências para que possam ser rapidamente corrigidas. As pessoas enfrentam muitas dificuldades que podem ser facilmente ultrapassadas se as conhecermos, se conhecermos os problemas concretos, uma das condições necessárias para o nosso trabalho politico para mobilização das mulheres e dos homens, dos idosos e dos jovens é conhecermos bem a realidade. Em politica não se insultam pessoas, disputem-se ideias, em politica não há inimigos, há adversário, o que nos distingue dos nossos adversários políticos é precisamente a nossa pratica de estabelecer pontos entre as pessoas, é o vigor da nossa acção politica em defesa das pessoas e das ideias que acreditamos serem as melhores para as nossas comunidades e para o nosso país, mais reforçado e com certeza na vitoria de 2022, temos que partir com muita agressividade, com muita vontade e principalmente saber que essa corrida vai ser longa e tem que ser muito bem estruturada, temos todos consciência que essa campanha vai ser muito árdua e que, por conseguinte, com o primeiro secretario executivo nós teremos que estabelecer estratégias de forma podermos levar o que tem sido e dessa vez melhorarmos os resultados eleitorais das eleições passadas”.

“o MPLA está a mostrar cada vez mais que é um partido forte e da que para frente vamos partir para aquilo que são os trabalhos árduos da nossa organização visto que no próximo ano realizam-se as eleições geral. Temos um novo líder a nível do Município, e esses líderes promete trabalhar com as massas fortemente para atingirmos os objetivos preconizados do nosso glorioso MPLA”, lê-se no discurso.

O partido político UNITA também não ficou de fora e realizou na mesma data Sábado 18 setembro de 2021, uma marcha, que visa exigir eleições livre e justas com amigos e simpatizantes do partido do Galo Negro. Vitorino Silepo, secretario do Galo Negro garantiu que o seu partido está pronto para enfrentar as eleições de 2022.

UNITA durante a marcha de sábado último

“Nós queremos eleições justas e transparentes, o sofrimento do povo é tanto e queremos que haja um basta nisso, estamos a ver que há muita manipulação a partir mesmo da questão da lei, todos os partidos têm que partir no pé de igualdade e não fazer manipulações, este é o objectivo. Um alerta que estamos a dar a quem governa para que realmente haja responsabilidade, quer governar deveria é melhorar a situação social do povo, e não manipular, a nossa mensagem também é encorajar os cidadãos que não tem bilhete, quem tem um vizinho que não tem bilhete deve aconselha-lo a tratar. Realmente nós damos um voto positivo a policia que tem vindo a desempenhar um papel extremamente positivo e nós encorajamos que continua, sei que a filosofia ainda é aquela de termos uma policia palaciana, mas nós queremos uma policia republicana, é difícil, mas realmente têm assumido uma postura exemplar e aí nós encorajamos”, disse.

Três pessoas morreram por fome, na localidade da Garganta no interior do Município da Bibala. A informação foi prestada pela cidadã que responde pelo nome de Bibiana, a mesma é vendedora de carvão no mercado do 5 de abril.
“No mês passado morreram três pessoas de fome e aconteceu na garganta depois da Bibala, são adultos e crianças e ainda assim saindo eu na sexta feira houve uma criança que comeu algumas bolinhas e ficou três dias sem defecar por causa da fome, não têm nada para comer”, denunciou.

O analista do Namibe Fala a Verdade, afirmam que Agostinho Neto não é o único herói nacional em Angola, o desenvolvimento desta notícia é com o Jornalista Augusto Cativa.

Na habitual analise dos principais factos que marcaram a semana finda o comentarista Daniel Tchimbwa afirma que é positivo que se faça homenagem ao dia do heroi Nacional, mas lamenta a maneira como se comemora essa data, pelo facto de existirem outros herois.

Daniel Tchimbwa, Filósofo

“É positivo que se faça essa homenagem, mas a maneira como está a ser feita para mim não tem sido muito exemplar, Neto não é o único herói, existem outros desde os nossos ancestrais, estamos afalar de Nzinga, Ekuikwui e outros elementos, estamos a afalar de Holden Robert, Jonas Savimbi, não vamos muito falar de Nzinga e outros heróis que estão muito distantes de nós, vamos só falar desses que estão mais próximos de nós que estão um pouco mais próximo da nossa geração estou a me referir dos três movimentos ou os cabeçarios dos três movimentos que fizeram parte da libertação do território Nacional, eu acho que os representantes dos heróis não deveria ser apenas Agostinho Neto, deveriam aparecer os três, Holden Robert, Jonas Savimbi e o próprio Agostinho Neto, ficaria bonito”, disse.

Para Fernando Kassinda a reconselhação Nacional só sera possivel se admitirmos que existem outros herois que não seja apenas Agostinho Neto.

Fernando Kassinda, Filósofo

“Nós não podemos simplesmente olharmos aqui para Agostinho Neto como o único herói Nacional, é preciso nós sermos um pouco mais adultos a nível intelectual e começarmos admitir as coisas, é preciso nós reconhecermos aqui o valor, o lugar de Holden Robert, o lugar de Jonas Savimbi, é preciso nós informarmos com verdade, transmitir realmente qual é o contributo do ponto de vista do pensamento, do desenvolvimento da cidadania desses heróis, é preciso resgatar a cidadania tendo referencias e essas referencias estão ali, a historia não pode ter partido e quando nós começamos a partidarizar a questão dos factos, então começamos a beliscar o que é também o interesse de outros indivíduos que entendem e sabem que essas pessoas também deram o seu contributo”.

NFV ponto final, nós nos despedimos com vontade de voltar amanhã se Deus quiser, A verdade doi mais liberta. Estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This