PROJECTO “MÃOS QUE FALAM”

20.09.2021
PROJECTO “MÃOS QUE FALAM
Por: Madalena  Cavaya

Durante apresentação do projecto

A comunicação é fundamental nas relações pessoais, empresarias e educacionais. Pode ser feita de várias maneiras, entretanto, só existe realmente entendimento quando a mensagem é recebida com o mesmo sentido com o qual ela foi transmitida. Segundo Schelles (2008), “a comunicação não é somente a linguagem verbal, ela é feita em grande parte pela linguagem não-verbal. O importante é que uma esteja em concordância com a outra, de forma que a comunicação seja um processo completo e coerente ˮ.

Este projecto visa ajudar os deficientes auditivos , as empresas e a sociedade a cultivarem um diálogo normal, criar mais aproximidade afim de serem convertidas em inclusão socal .
Visão.
• Ter um centro de formação de Língua Gestual;
• Formar intérpretes e Tradutores;
• Tornar este, um projecto de grande referência na província do Namibe e por conseguinte por toda Angola;
• Realizar palestras e debates com que envolvam surdos e ouvintes;
• Tornar real o enqudramento dos deficientes auditovos na instituições;
• Trabalhar com as famílias de modo a facilitar o cotidiano dos surdos.
A língua gestual (e não linguagem como muitas vezes é chamada), é a forma de comuicação da comunidade surda, que se produz através dos movimentos das mãos, do corpo e de expressões faciais.
A Lei de Imprensa no seu artigo n.ͦ 10/16 de 27 de Julho refere que “a deficiência não é uma incapacidade ˮ, refere a nota que sublinha ser fundamental que se trabalhe em conjunto para um mundo de oportunidades, dignidade e inclusão.
A Lei das Acessibilidades reconhece a Língua Gestual angolana como meio legal de comunicação e expressão, bem como os outros recursos de expressão. De acordo com esta Lei, a interpretação da língua gestual angolana é obrigatória pelos órgãos públicos e privados, nos actos políticos e nos serviços de atendimento ao público.
Este projecto idealizado pela cidadã (jovem) Madalena Cavaya, finlista do curso de Comunicação Social, pelo Instituto superior Gregório Semendo-Namibe, é fruto de um estudo feito de um trabalho de conclusão do curso (licenciatura) e contará com o apoio de todos os cidadãos afim de apredermos a falar com as mãos pois se todos apredermos falar com as mãos ganharemos mais uma habilidade e deixaremos para atrás uma dificuldade.
Problema de Pesquisa.
Qual é o impacto da inserção da Língua Gestual nas comunidades, e qual é a solução para colmatar as dificuldades de acesso a indivíduos com deficiência auditiva nas instituições?
Justificativa.

Durante apresentação do projecto

Tendo em conta a dinâmica do mundo actual, a globalização e o desenvolvimento técnico-científico, é de grande importância que a inclusão social seja realmente abrangente em todas áreas, nos diferentes grupos existentes em toda e qualquer sociedade de forma a minimizar a descriminação e exclusão de todas as formas.

Diz-se que a informação comanda o mundo, nesta senda é de caracter imperativo que a mesma seja disponível e facilitada proporcionalmente para todos que compõe uma sociedade pelo simples facto de estarmos sujeitos na mesma aos mesmos fenómenos sociais.
A inserção da Língua Gestual é um assunto que tem estado em evidência hoje no mundo todo, pelos órgãos de comunicação social. Deve-se estudar e perceber o fenómeno de inclusão social por parte de pessoas com deficiência auditiva, bem como apresentar propostas de introdução de interpretação ou tradução para Língua Gestual nas diversas instituições de atendimento ao público.
Portanto a nossa maior preocupação com este projecto, é exactamente consciencializar a população sobre a precisão de maior interacção, compreensão e sistematização quanto ao tratamento de uma franja da sociedade angolana por parte das organizações existentes. Por outra, vimos por este meio sugerir as instituições que envidem esforços de modo a facilitar o quotidiano e principalmente a comunicação das pessoas com deficiência auditiva.
Como organização, o nosso maior ensejo é que o Ministério da Educação da Educação á nível nacional possa de modo Unânime a efectivação da Língua gestual no currículo académico para banirmos as principais dificuldades dos deficientes auditivos e dissiparmos o fenómeno da exclusão social.
Importância Social:O presente projecto constitui um factor de suma importância pelo facto de contribuir para o melhoramento da actuação das instituições de atendimento ao público, proporcionando o bem-estar as pessoas com deficiência auditiva promovendo desta forma a igualdade e inserção social através do interesse no domínio da Língua Gestual.
Importância Prática: Consciencializar as sociedade sobre a importância da inserção da Língua Gestual nas instituições de atendimento ao público,
Importância Científica: Compreender através de teorias a importância da inserção da Língua Gestual nas instituições de atendimento ao público e as dificuldades de acesso de pessoas com deficiência auditiva nas instituições.
Moçâmedes, 16 de Setembro de 2021.
“Madalena Cavaya”.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This