RÁDIO NFV FORA D` HORAS

01.09.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE QUARTA-FEIRA 1 DE SETEMBRO DE 2021

1-Crianças retiradas em campos de refugiados da Namíbia morrem no centro de reassentamento em Cahama-Cunene.

2-Exposição de um cadáver de covid-19 em urna aberta, causa controverso em Ondjiva no Cunene.

3-Sociedade civil no Namibe critica comportamento dos dirigentes do MPLA no Cunene.

4-É preciso trazer a ribalta real imagem do Cunene, diz Jornalista Wiliam Tonet.

5-Comentaristas do “NFV” lamentam adiamento constante do Julgamento do soberano Mwakapenda Kamulemba na Lunda Norte.

6-Prostituição em alta na Província de Benguela com a conivências dos próprios, progenitores.

Sejam bem-vindos à rádio-On-line “NFV”, QUARTA-FEIRA 1 DE SETEMBRO de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, Luísa Gomes nos arranjos sonoros e apresentação das noticias.

Uma a uma vamos ao desenvolvimento das notícias.

Seis crianças morreram nos últimos dias no centro de reassentamento do Município de Cahama, Província do Cunene. As mesmas crianças fazem parte das vitimas da fome retiradas dos centros de refugiados na Namíbia, acompanhe a peça noticiosa da voz da América na voz do jornalista Armando Chicoca.

Crianças no campo de reassentamento na Cahama-Cunene

Os familiares das vítimas de covid-19 na cidade de Ondjiva no Cunene, dizem estar desapontados com a forma como foi tratado o cadáver que fora enterrado no Domingo 29 de Agosto. Vamos acompanhar a reportagem, que uma gentileza da rádio Eclésia no Cunene ,com a apresentação do jornalista Dino Manuel.

“Júlia Inaunhe, irmã do pai de uma das vitimas: “eu não gostei, chocou-me muito este acto, eu vi a urna da minha sobrinha a vir aberta,(choros)passou por essa rua toda aberta, não gostei, não gostei pai e que Deus faça a sua justiça. “Disse a tia da vitima.

Paulina Marina, Nazaré prima de uma das vitimas:” estou muito indignada com o que aconteceu, se realmente a minha prima morreu com esse tipo de doença, expandiram onde vieram. “Alegou a prima de uma das vitimas.

E o Director do hospital geral de Ondjiva, Euleterio Viliqua disse que: “em caso de cadáveres vitimas de covid-19,este o caso deixa de ser da responsabilidade do Hospital, passa para a responsabilidade do gabinete da saúde e da administração municipal, porque o nosso trabalho finda desde o momento que a pessoa morre. “Afirmou o Director.

O comentarista Mi Gildo Situleipo disse:” ouvímos alguns relatos, sobre três corpos que terão diagnosticados e que as pessoas terão morrido de covid-19 e a família tendo se deparado no meio com um lande cruiser com a caixa aberta no cemitério municipal do cuanhama, penso que isso é de todo condenado, alhas podia se responsabilizar, quer a comissão de Covide-19 na província do Cunene ,quer o hospital e as pessoas que estão diretamente ligadas a este processo”. Afirmou o comentarista.

Os Membros da sociedade civil no Namibe criticam o MPLA no Cunene de ter usurpado a sala de conferência da Universidade do Sul em Ondjiva, local este que se pretendia realizar a conferência sobre o exercício da cidadania nas comunidades afectadas pela seca em Angola.

Daniel Tchimbwa filoso diz que:” Isso entristece-nos mas não ficamos surpreendidos por que são questões de denuncias, acima de denuncias a bastante tempo ,o MPELA tem isso no seu histórico de tentar manchar sempre que há uma actividade, sobretudo uma actividade, ligadas a actividade sociais, sobretudo aquelas que tentam tentam dar a voz aqueles que não têm voz. “afirmou o filosofo.

Já o filosofo Florindo Cinco Reis afirma:” é uma questão bastante triste em uma Angola de hoje, visto que já lá se vão os tempos que esta situação era recorrente no nosso pais”, disse o filosofo.

O conceituado Jornalista e director do jornal Folha Wiliam Tonet, está na província do Cunene desde sábado 28 de Agosto para radiografa a situação social da província .Novamente o jornalista Dino Manuel, com o desenvolvimento desta notícia.

Wiliam Tonet e Armando Chicoca, jornalistas

“A uma realidade que não se quer publicar, e a uma realidade que é de facto sofrível condenável e nós deverias se querermos todos contribuir para a verdade e para ultrapassar as situações apresentar de facto a realidade que estamos a viver e a sofrer no terreno. E todos pudermos contribuir mais ou menos com de facto a situação que nós estamos a viver. Acrescentou dizendo que o Cunene é das províncias que não tem que estar com as mão estendida a caridade se quisesse e depois ,não se pode querer considerar os povos do Cunene como sendo masoquistas que gostão de sofrer”, manifestou o jornalista.

Os Comentaristas do Namibe Fala Verdade lamentam o adiamento constante do Julgamento do rei Mwakapenda Kamulemba na Província da Lunda Norte. o julgamento do rei Muakapenda já foi por duas vezes a primeira foi no dia 13 de Agosto e segunda no dia 19 do mesmo mês sendo que neste momento está sem data. A jornalista Madalena Tchicuendje, trás o desenvolvimento desta informação.

Filoso Florindo Cinco Reis declarou que: “é uma situação bastante complicada e até o momento não percebo, o porque dos constantes adiamentos do julgamento, não sei se as provas já foram todas encontradas ou não, ou se têm dúvidas e como se diz em direito se existe dúvidas que se liberte o réu, ou o que vai acontecer é o que? O cidadão não está detido vai exceder o prazo de prisão preventiva ,fica muito tempo na cadeia e o julgamento não acontece. É grave quando a nossa justiça fica politizada e eu prefiro não acreditar Nisso”, disse o filósofo.

Daniel Tchimbwa filoso declara:” Uma vez que a nossa constituição mostra muito bem que os poderes estão mais concentrados éh, naquilo que ele prometeu, deveria ter reformado o sistema de justiça”, declarou o filósofo.

A prostituição em Benguela ganha contornos assustadores com envolvimento de pais e encarregados de educação a insinuarem as raparigas a prostituírem-se com chineses. Acompanhe a peça da voz da américa, na voz do jornalista João Marques, partir da terra das acácias rubras.

Voz da América: “nós nunca fomos obrigadas, nós ficamos com eles porque queremos, nós já somos maiores de idade ,as raparigas menor de idade que que dormem com os chineses é por obrigação das suas mães, porque vêm que os chineses têm dinheiro, se vocês não namorarem com os chines, vamos vos choutar de casa. Então elas fazem isso por obrigação.

Porta-voz dos serviços criminais em Benguela Vitorino Contingo diz que :”foram interpelados quatros casais entre eles, chineses e angolanas, que foram encontrados em convívio no interior de uma residência e que por serem maiores de idades foram convidados as nossas instalações e posteriormente liberadas “, disse o porta-voz.
Assim terminamos mais um espaço informativo de quarta feira 1 de setembro de 2021,na sua radio NFV.
A verdade dói, mas liberta, estamos juntos.

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This