RÁDIO NFV FORA D` HORAS

04.09.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE SEXTA-FEIRA 3 DE SETEMBRO DE 2021

1-Ministra da Saúde Sílvia Lutucuta incentiva a luta contra a covid-19 no Namibe.

2-Governador Archer Mangueira, prometeu e cumpriu dar resposta rápida, a covid-19 no Namibe.

3-Crianças estudam em capelas por insuficiência de salas de aulas na Lunda Norte.

4-Sector  da educação no Namibe vai privilegiar o plano nacional de leitura nas classes do ensino de base .

5- Mambos com o “chefe Indigena” debateu a situação politica social e económica do Cunene.

6- Conselho da juventude no Cunene reconhece contribuição do projecto “NFV” no desenvolvimento das comunidades.

Nós somos o “NFV”, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Luísa Gomes, Fonseca Tchingui nos arranjos sonoros e Madalena Tchicuendje, apresenta as notícias.

Eis o desenvolvimento das notícioso.

A Ministra da saúde Sílvia Lutucuta, trouxe para o Namibe, quinta-feira 2 de Setembro, dezoito mil doses para ajudar imunizar os cidadãos residentes nesta província visando estancar a progressão da COVID-19 que se regista nos últimos dias.

Ministra da Saúde ladeada pelo Governador do Namibe e a directora do Hospital Ngola Kimbanda

“Mais de 18 mil dozes da vacina da Astrazeneca estão disponíveis a população do Namibe. A informação foi prestada quinta-feira 2 de Setembro pela Ministra da Saúde Sílvia Lutucuta, a margem da sua visita de dois dias à província do Namibe.

“Estamos preocupados com a situação do Namibe e das províncias do sul de Angola, são províncias que fazem fronteiras com países que estão numa situação menos boa em relação a Covid-19 e nós temos estado assistir um aumento exponencial do número de casos e mortes aqui na província do Namibe, temos conhecimento através das nossas equipas e do trabalhos que temos feito em conjunto com a província, estão todos mobilizados e têm feito um trabalho excecional os nossos guerreiros da linha da frente que continuam a desempenhar o seu papel, nós viemos aqui para reforçar a província com alguns meios fundamentalmente vacinas”, disse.

Sílvia Lutucuta, manteve um encontro com os membros do Governo do Namibe e responsáveis do sector da Saúde no Anfiteatro do Governo provincial do Namibe onde o Governador Archer Mangueira, agradeceu a pronta intervenção do sector da Saúde.

“Nós reclamávamos esta visita algum tempo mas também sempre compreendemos a difícil agenda que tem para manejar mas ficamos felizes porque a ministra não veio ao Namibe de mãos a abanar trouxe o que nós mais necessitamos para o memento critico que a província está a viver”, Agradeceu.

O director do Gabinete Provincial do Namibe da Saúde Miguel Pedro Ferreira “Corintios”, apresentou o ponto da situação do sector que durige:

“A nível da Província o sector controla 106 unidades sanitárias: sendo 3 Hospitais provinciais, 5 Hospitais Municipais, 14 centro de saúde e 84 postos de saúde. Em comparação com o ano anterior houve um acrescimo do mesmo período em infraestruturas sanitárias na ordem de 6% e o número de camas aumentou 28% por intermédio do programa integrado de intervenção dos Municípios PIIM”,Esclareceu.
A Ministra da Saúde Sílvia Lutucuta, visitou o centro de tratamento da covid-19, no bairro Forte Santa Rita, onde encorajou os profissionais a prosseguir a luta contra a pandemia, bem como visitou o Hospital Provincial Ngola Kimbannda, reinagurado em 2019 pelo Presidente da República.

A ministra da Saúde manteve um encontro de cortesia com Bispo da Diocese do Namibe Dom Dionísio Hisilenapo, que no final da visita valorizou o encontro.

” São visitas normais no contexto em que estamos a viver da Covid-19, a ministra da Saúde é uma pessoa que bem conheço para além da sua profissão de cardiologista dedicada a saúde é humana nos trouxe para a provincia algumas vacinas e nós estamos a ver que a província está numa situação um bocadinho complicada nos últimos tempos os números vão aumentando cada dia que passa”, disse o Bispo.

O NFV faz recordar que nos últimos dias o governador Archer Mangueira, em declarações prestadas a Voz da America, manifestou a necessidade de se imprimir resposta rápida aos casos de covid-19 na província do Namibe, na voz do jornalista Armando Chicoca.

(O Governador Archer Mangueira, quer resposta rápida aos casos de Covid-19 no Namibe.
Em declarações prestada à imprensa quarta-feira 25 de Agosto de 2021, o governante disse estar preocupado com o aumento de novos de casos de covid-19 no Namibe.)

Archer Mangueira, Governador do Namibe

“É uma preocupação muito grande, temos estado a reunir com a equipa técnica de Saúde exatamente para permitirmos ações com vista a melhorarmos o atendimento dos pacientes com a Covid-19 no Namibe, isso faz com que reiteremos o nosso apelo a toda comunidade namibense particularmente aos jovens para se manterem firme no cumprimento rigoroso das recomendações do Ministério da Saúde em relação a prevenção a esta pandemia que tem estado afetar de um tempo a esta parte o nosso País e particularmente a nossa região sul de Angola”, esclareceu.

(Para contenção da propagação da pandemia definiu três pilares: Aumento de testagem, vacinação massiva e atendimento mais adequado.)

“No caso particular do Namibe nós temos que agir em três direções: 1-aumentar o nível de testagem para termos a dimensão real do vírus, contamos com o apoio do Ministério da Saúde para que tenhamos uma maior capacidade de testagem. 2- aumentar também a nossa capacidade de resposta rápida aos casos positivos de covid-19 e temos estados a contar com a formação dos nossos técnicos particularmente enfermeiros tanto em relação a reposta rápida como também a capacidade de tratamento dos casos de covid-19 sejam eles em situação grave médio moderada.3-aumentar a velocidade de vacinação, portanto são essas as principais preocupações que temos de desencadear para estancar a expansão da pandemia na nossa província do Namibe”, concluiu.

(Na passada terça-feira 24 de Agosto a província do Namibe registou 81 novos casos positivos de covid-19 depois de Luanda com 113 casos e no mesmo período a província do Namibe registou 5 óbitos por Covid-19.)

A insuficiência de salas de aulas na província da Lunda Norte leva um numero elevado de crianças a estudar nas capelas de igrejas daquela região, segundo disse Tchimbitchica Tchimobe, activista cívico em entrevista concedida ao NFV.

“As crianças estudam mesmo por debaixo de árvores, não temos escolas em condições, assim que as aulas já começou muitas não têm onde estudar, mesmo tendo diamante aqui as escolas é uma questão crítica”, manifestou.

Já no Namibe, o sector da educação privilegia o plano nacional de leitura para as classes do ensino de base.A informação foi prestada pelo director Gabinete Provincial da educção no Namibe Valério Arcanjo, nesta quinta-feira 2 de Setembro.

Valério Arcanjo, Director Gabinete Provincial da educção no Namibe

“Nós fizemos a abertura do ano letivo no dia 31 no município do Tombwa. A destacar aqui o município de Moçâmedes com noventa e oito mil e novecentos e setenta e seis, para o presente ano letivo vamos contar com cerca de seis mil setecentos e dezassete professores”, disse o Director da educação que manifestou-se igualmente preocupado com o elevado número de abandono escolar na província.

“No presente ano letivo tivemos também uma preocupação muito grande, que é a taxa de abandono em 2020 e 2021 na ordem de 19 % e para este ano temos desafios de leitura que é o plano nacional de leitura, que tem como objectivo elevar os níveis de literacia, temos o plano de recuperação das aprendizagens, o objetivo são aquelas aprendizagens que não foram desenvolvidos no ano lectivo passado de 2020 e 2021.Vamos trabalhar na redução da taxa de analfabetismo em larga escala, vamos trabalhar com o ministério da agricultura para fazermos alfabetização nas escolas de campo, para dizer que no ano letivo de 2020 e 2021 tivemos um aproveitamento de 80%. Temos um numero de dezasseis mil setecentos e setenta e sete alunos fora do ensino de aprendizagem”, esclareceu

O ano lectivo 2021/ 2022 foi aberto no Município do Tômbwa na passada terça-feira 31 de Agosto, onde o Administrador Municipal Alexandre Nihuca, afirmou que quinze mil e oitenta e um alunos, estão matriculados para o presente ano lectivo naquele Município.

“O Município do Tombwa, neste exato momento, tem vinte e três escolas, no âmbito do PIM ganhamos mais dez salas de aula e vamos ganhar mais trinta e uma novas sala de aula. Estão em curso a construção de três novas escolas, uma de sete sala de aula, outra de doze e uma, mas de doze sala de aula. Mas o nosso foco nesta altura para além da construção destas escolas, está na necessidade de podermos ir melhorando as condições infraestruturais das nossas escolas, assim como também expandir o ensino em algumas regiões, poderemos a partir deste ano letivo ter o ensino naquela região que fica na fronteira com a Namíbia. Dos quinze mil trezentos e oitenta e um alunos, vamos contar com quinhentos e vinte e sete professores, quatrocentas e quarenta e duas turmas e cento e noventa e uma salas de aula. Vamos contar com oito residências para serem distribuídas, para aqueles professores que tiverem dificuldades de alojamento, nas zonas onde estiverem enquadrados”, afirmou o Administrador.

Mesa redonda sobre a situação social e política do Cunene

“Mambos com o chefe Indígena” numa simbiose com o projecto NFV realizou debates na cidade de Ondjiva, capital da Provincia do Cunene. O jornalista William Tonet, foi a figura principal.

“Percebemos que havia uma grande  lacuna, um vazio, uma inexistência no exercício da cidadania na província do Cunene, o Cunene não se ouvir pelo resto do País”, disse o jornalista e activista Sedrick de Carvalho, nas vestes de coordenador do projecto Namibe-Fala Verdade.

“Porquemê que o Cunene não desenvolve, porque é que o Cunene encontra-se estagnado, essa é a pergunta que todos mundo faz, Cunene teve 7 Governadores, No Cunene ja tivemos 21 deputados em quatro círculos eleitorais mas o Cunene contínua na mesma estaca zero”, reagiu o Advogado Hermenegildo Hailengue.

“O problema é a vitimização da própria sociedade, os jovens do Cunene não se valorizam, não se acreditam, eu acho que os que acreditaram são aqueles jovens formados pela Igreja Católica, mesmo assim  porque o partido no poder não valoriza os quadros desta provincia, nenhum dos quadros naturais do Cunene alguma vez atingiu o cargo de Ministro. A minha pergunta é: será que aqui não temos pessoas formadas e competentes” desabafou o jornalista Armando Chicoca.

O Presidente do conselho provincial da juventude no Cunene Praia Joaquim, a margem deste debate parabenizou o projecto NFV pela contribuição e desenvolvimento das comunidades.

“”Está de parabéns o projecto NFV, pois que tem dado algum contributo no desenvolvimento das comunidades, os direitos existem e estão plasmados na Constituição da República”, reagiu

NFV ponto final, muito obrigado por nos terem acompanhado nesta hora e sintonia. A verdade doi mas liberta, estamos juntos!

Recentes

AJUDA AS TIAS ZUNGUEIRAS DE ABACATE NO BIÉ

As mulheres em extrema pobreza dizem que mais vale zungar com bacias de abacates na estação do Cuito nos dias de comboio do CFB do que lamentar pela fome e tomar decisão errada de se prostituir para dar de comer os filhos. Por: Armando Chicoca "Uma bacia de 40...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This