CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA ANULAÇÃO DO XIII CONGRESSO DA UNITA PELO “TC”

17.10.2021

CAUSAS E CONSEQUENCIAS DA ANULAÇÃO DO XIII CONGRESSO DA UNITA PELO “TC”

O Mwangolê ás quarta-feiras debateu à 13 de Outubro de 2021, anulação do XIII congresso da UNITA pelo Tribunal Constitucional, que elegeu democraticamente o Engenheiro Adalberto Costa Junior, igualmente candidato as eleições presidênciais de 2021

Por: Paulo Fernando

O TC foi simplesmente usado pelos “camaradas” com intuito de favorecer politicamente o MPLA e este partido e o candidato natural João Lourenço sentirem-se aliviados da pressão social em curso no país.
As convulsões contra a UNITA e o Engenheiro Adalberto é fruto da insegurança politica do maioritário face a eminente derrota eleitoral prevista para o proximo ano 2022, o MPLA sabe que chegou o fim da sua hegemonia e o povo é testemunho da regressão social e politica angolana.

Manuel de Brito, formado em ciências políticas e Convidado nas vestes de Secretário do Galo Negro para organização

Manuel de Brito, formado em ciências políticas e Convidado nas vestes de Secretário do Galo Negro para organização do secretariado provincial do Namibe da UNITA disse que a UNITA prefer ir novamente ao XIII Congresso evitando a disputa judicial em recursos judiciais uma das intensões do partido dos camaradas.

“Temos argumentos mais do que suficientes para pudessemos interpor o recurso, mas entendemos acatar tal decisão e suprir tais lacunas alegadas pelo Tribunal Constitucional e fazer com que o partido realize outro congresso”, Esclareceu.

Questionado se o Engenheiro Adalberto Costa Júnior terá mesmo requerido a anulação da nacionalidade portuguesa ou não, o político do galo negro respondeu: “ o que está em causa não é a anulação ou não anulação, mas sim a perseguição a exaustão o Engenheiro Adalberto Costa Júnior, por constituir perigo para o MPLA e a João Lourenço, alias todos sabem que as intervenções da bancada da UNITA e do Engenheiro Adalberto Costa Junior sempre tiveram base sustentavel de dados irrefutáveis, conseguiu desvendar muitos aspectos de âmbito económico e social, conseguiu fazer investigações, criou de facto no coração dos angolanos uma espectativa que tão logo anunciou a sua candidatura teve acolhimento de todos angolanoscamaradas. A lei portuguesa é clara, quem renucia a nacionalidade adquirida naquele país foi feito com naturalidade e não houve rejeição, o Engenheiro Adalberto renuciou a dupla nacionalidade mas o MPLA neste momento tudo faz para cumprir a perseguição a exaustão de Adalberto Costa Junior”, esclareceu.

Eduardo Kassanga, Filósofo afirma que: “Nós queremos instituições fortes que garantam o Estado democrático e de direito, creio que a UNITA será mais forte isto, porque essa perspetiva está ser vista como um martírio politico e acredito que foi um acto desnecessário porque já não ha nacionalidade mas, a UNITA vai encontrar soluções internas e todo cenário está aberto, o engenheiro Adalberto Costa Júnior, vai sair muito mais forte, isso é o que nos interessa” disse.
Geralmente as pessoas só se preocupam com aqueles que fazem a diferença, será que Adalberto Costa Júnior é mesmo uma pedra no sapato do MPLA?

Manuel de Brito, “exatamente, eu acho que esse processo de anulação do XIII congresso foi preparado por várias fases, houve uma altura em que a UNITA sentiu-se bloqueada de todas as suas contas bancárias e sabe-se que para a realização de um congressousa-se os recursos disponiveis e as contas bancárias da UNITA até hoje encontram-se bloqueadas com o dinheiro, sem uma razão aplausivel, veja que para a estruturação deste processo foi necessário criar advogados, sobre tudo na questão da casa do Lobito em Benuqeula, casa legítima da UNITA,e daí surgiram outras situações, isto não é normal. Agora essa anulação do XIII congresso da UNITA que pressupõe a necessidade de mobilizar recursos para tanto a comissão politica terão de criar, esclareceu.

Para o politiuco da UNITA as consequências já começaram, desde que o congresso da UNITA foi anulado, o país parou e os cidadãos parece conectados no mesmo comando da sintunia, todos com a mesma linguagem, mesma exigencia, mesmo discurso e mesma crença. “Queremos o Adalberto Costa Junior”, reiterou.

Adalberto da Costa Júnior, deve ser um dos quadros da UNITA que mais enfrentou barreiras e está a ser fustigado, é mesmo o quadro que a sociedade pode admirar?

Eduardo Kassanga, Filósofo

“ O Eng. Adalberto da Costa Júnior, não comprou o estatuto que ele detem, pelo contrário, tem e adquiriu e só está a receber aquilo que ele deu a sociedade. Ele é um quadro dirigente que foi subindo de grau em grau, e hoje atingiu outros patamares de aceitação, é só vermos a forma como ele trazia os números, as leituras e aquilo que deixava de boca aberta qualquer deputado, ele é um individuou muito bem formado com uma capacidade incrível de eloquencia e discernimento, conhece a politica domestica, internacional, conhece a economia internacional é uma pessoa bem abalizada em projetos de sociedade, são essas pessoas que devem ser aproveitadas em vez de serem combatidas. Ele se tornou a grande esperança desse povo quase martirizado e acaba de ser um dos rostos fortes na formalização da Frente Patriótica Unida, hoje em dia a sociedade está mais madura, há mais universidades, academias, hoje a imprensa convencional, rádio, jornais e televisão perderam hegemonia s força das redes sociais e as pessoas hoje têm uma nova forma de fazer politica”, disse Eduardo Kassanga.

Será que Adalberto da Costa Júnior, é o único quadro da UNITA que tem nacionalidade portuguesa, já que durante a guerrilha que trouxe a democracia em Angola todos os diplomatas da UNITA tiveram que usar passaportes de outros países?

“Não é o único, mas foi ele que ajudou administrar a atividade no exterior para o bem do partido, porque os demais representantes da UNITA no exterior ficaram impedidos de movimentar a nível do mundo, o Engº Adalberto por causa da nacionalidade portuguesa e depois a sua representação lá no Vaticano deu mobilidade, deu espaço de manobra que pudesse ajudar os demais representantes lá no exterior para a dinâmica da UNITA, o próprio Savimbi, tinha um engenheiro Adalberto da Costa Júnior, como um escudo para resolução de vários problemas, para o contacto com o vaticano e para vários processos de negociação”, esclareceu Manuel de Brito.

Para Eduardo Cassanga, o Tribunal Constitucional tem que ser entregue a juizes de carreira, agora para a UNITA, as quedas e dificuldades só nos fazem bem, sabemos que o mpla enguliu a FNLA e o PRS e com a UNITA isso não vai acontecer, o MPLA esta a promover campanha difamatória mas está a ter efeitos colaterais que engrandecem e promovem a Imagem do Eng. Adalberto Costa Junior e a UNITA e para presidente Isaias Samacuva, voltou e tem que seguir os carris da sociedade.

“O partido abriu-se bem para a sociedade e o mais velho Samacuva deve manter o ritmo do presidente destituido até a realização do Congresso. É preciso não reformular tudo, o mais velho não pode dançar muito a musica do MPLA, a musica pode ser boa não dance, se dançar não dança a musica que estiver a tocar”, aconselhou.
“Presidente João Lourenço começou bem mas terminou mal o seu mandato, tambem fica aqui claro que JLo é especialista e exonerações, isso entrou na história de Angola, começou bem e falhou no fim, é proprio”, concluiu.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This