NFV FORA D` HORAS 11-10-2021

12.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE SEGUNDA-FEIRA 11 DE OUTUBRO DE 2021

1-Medidas do governo de combate a seca e fome na região sul de Angola faliram, dizem Analistas políticos , do Namibe Fala Verdade.

2-Delegado do MInistério do Interior no Namibe afirma que o comando provincial está trabalhar em conjunto com governo local no melhoramento da sinalização das ruas para facilitar o transito na cidade do Namibe.

2-António Henrique Ngulawa, docente Universitário mostra-se preocupado com fraco desempenho do ensino de base por parte dos estudantes que ingressam a Universidade do Namibe.

4-Jovens Académicos no Namibe afirmam que o ensino de qualidade passa pela valorização do professor.

Nós somos à rádio NFV edição de segunda-feira 11 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui. Apresenta às notícias a Madalena Cavaya.

Os analistas políticos do Namibe Fala Verdade consideram fracassada as medidas do governo de combate a seca e fome na região sul de Angola. Jornalista Madalena Tchicuendje.

Na habitual análise das principais notícias que marcaram a semana finda, Daniel Tchimbwa, filósofo, convidado a comentar o tema no espaço Namibe em sete dias, o Filósofo disse que o governo deve passar do discurso para prática porque a mais de três anos que o executivo angolano fala sobre a situação da seca e fome na região sul do País.

Foto arquivo

“Eu lembro-me muito bem, a três anos o PR da republica havia dito que já tinham soluções que trariam resultados depois de dois anos, agora já passam três anos e não vemos nenhuma solução, estamos a ver que até aqui as únicas coisas que se fazem são as promessas e mais nada, nós vimos a senhora Cândida Serqueira, esteve lá também falou sobre a situação da seca, mas estamos a ver que bom é o que vão dizendo cada vez mais, vão falando mas não há soluções palpáveis, nem que pelo menos 1%, neste tipo de caso acho que vamos ficar apenas no discurso que a fome assola, e não se faz nada de concreto”, disse

Para Florindo Cinco Reis, Igualmente Filósofo, afirma que o problema da fome e seca na região sul não se resolve com medidas paliativas, mas é preciso que governo olhe com mais seriedade nesta situação da fome.

“Partir dessas situações que estão sendo radiografadas que alguns vão fazendo as suas politicas, e dizer que é com a pobreza das populações, com a miséria das populações que muitos usam delas para poder fazer uma agenda politica”,

Já Fernando Cassinda, Outro filósofo, disse que com a união de todos é possível minimzar está situação da seca mas alerta por outro lado que as contribuições que tem sido feitas pela sociedade têm caído nas mãos alheias.

“Temos vindo a ver muita gente a padecer, a morrer por conta mesmo da fome, a questão da fome não pode servir de uma agenda aos partidos políticos, de uma publicidade do ponto de vista da resolução dos problemas dos cidadãos, é preciso que cada um de nós faça uma introspeção no sentido de contribuirmos e vermos resolvida a questão”, disse.

Alberto Sebastião Mendes “Lmão”, Delegado do Ministério do Interior no Namibe

O Delegado do Ministério do Interior no Namibe o Comissário Alberto Sebastião Mendes “Lmão”, disse recentemente que o Comando provincial da polícia Nacional no Namibe está trabalhar com o governo local num projecto que visa melhorar a sinalização das ruas da cidade para facilitar o trânsito.

“Foi sempre a preocupação do Comando provincial da polícia Nacional no Namibe e do Governador do Provincial, nós criamos uma comissão que já trabalha há oito meses e visitamos todas a ruas da nossa cidade do Namibe”, esclareceu.

António Henrique Ngulawa, docente Universitário e radialista diz estar preocupado com fraco desempenho do ensino de base por parte dos estudantes que ingressam a Universidade do Namibe.

António Henrique Ngulawa, Docente Universitário

“Para além da escrita, da oralidade temos a questão da interpretação que é mais grave, nós temos muitas dificuldades de interpretação e a questão da interpretação é ensaiada no ensino de primário. Aqueles pequenos textos que os professores dão aos alunos para ler e interpretar ajudam também, o aluno amanhã enquanto adulto a interpretar grandes fenómenos. Se for um jurista saberá interpretar os artigos, se for economista saberá interpretar leis e companhias, então há problemas que nos temos na idade adulta que são frutos de uma base que não foi bem sementada e de facto nós temos vindo a notar isto”, reagiu.

Mas devemos entender também o contexto em que nós nos encontramos em que foi implementada a reforma educativa e foi implementada numa altura em que havia poucos especialistas em determinadas áreas e os que tinham a missão de transmitir as suas ideias ,os ensinamentos fizeram de tudo para que assim o fizessem a sua maneira e em função disto é o que nós temos.

O académico manifestou está preocupação neste Domingo 10 de Outubro de 2021, durante o programa Namibe Fala Só “Espaço dos Linguístas” no Namibe Fala Verdade.

Jovens Académicos no Namibe afirmam que o ensino de qualidade passa pela valorização dos professores.Durante o debate das principais notícias que marcaram a semana finda, no espaço Namibe em sete dias, Florindo Cinco Reis, Filósofo, disse que já vêm a lementar está situação faz tempo.

Florindo Cinco Reis, Filósofo

“Quando se fala de professores a nível nacional é uma situação bastante complicada porque um governo que não aposta na formação do homem não sei que politicas espera para um determinado país, dizer que nós já viemos a lamentar sobre esta situação faz tempo, estão a nos ouvir, mas ficam apenas a dizer que vamos fazer e a situação do professor anda nisso,  porque se nós não apostarmos na formação do homem acreditem que por mais escolas que nós tenhamos nunca vamos melhorar a qualidade de ensino em Angola”, disse.

Daniel Tchimbwa, Igualmente filósofo afirma que os problemas ligados ao sector da educação no Namibe são vários.

Daniel Tchimbwa, Igualmente filósofo

“Essa questão é mesmo nacional, então eles vêm aqui dizer que o Namibe é uma província exemplar e qualquer situação de aplicação a nível nacional o Namibe tem servido como a província modelo, e agora aqui no Namibe nós estamos a ter alguns problemas. Nós os professores aqui nos esforçamos para colocar regras, nós trabalhamos profissionalmente falando e não seria mais nós a lamentar, a maneira como são tratados os professores no Namibe deveria ser de forma diferente”, disse.

Fernando Cassinda, outro Filósofo, alega que não se pode falar da qualidade de ensino quando se tem um corpo docente débel.

Fernando Cassinda, Filósofo

“Precisamos buscar aqui a valorização dos professores, analisar e refletir de que maneira é que nós valorizamos o professor, será que há uma valorização objetiva do trabalho do professor? Quando nós olhamos para a qualidade de ensino estamos a querer chamar a atenção ao quê concretamente. Entendo eu que não se pode esperar qualidade de ensino quando nós temos um corpo docente débil”, disse.

Os Jovens Académicos no Namibe afirmam que o ensino de qualidade passa pela valorização dos professores.

O Jurista Reis Bulandango, diz ser obrigação do Governo, criar condições antes de ceder terrenos as Camunidades. Exemplo disso é caso de alguns bairros periféricos da cidade do Namibe e das duas centralidades que foram erguidas sem os serviços sociais básicos.

“O estado deve se organizar, não pode ceder terreno sem meter as condições básicas que é a Luz, a água, o saneamento básico, uma unidade policial e um posto médico, nós estamos com esses problemas na província do Namibe”, disse.

Manuel Boano Bacia, Médico Naturopata aconselha as famílias angolanas a mudarem o estilo de vida por causa do aumento de casos de impotência sexual na província do Namibe.

Manuel Boano Bacia, Médico Naturopata

“Mensalmente posso atender vinte pessoas, todas ela apresentando queixa do problema de impotencia sexual. Neste caso está como causa generalizada , o abuso de algunas medicamentos que provoca baixo nível, mas se a causa for mesmo orgánica nós temos a solução de resolver tal problema”. “O estilo de vida é que base de tudo, a medicina natural cura todas as doenças mas nem todos os doentes”, afirmou o naturopata.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos, Apoio NED e OSISA!

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This