NFV FORA D` HORAS 12-10-2021

13.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE TERÇA-FEIRA 12 DE OUTUBRO DE 2021

1-Começou a chuver no interior do Município da Jamba, Província da Huíla e camponeses manifestam-se felizes e pedem imputeis agrícolas para cultivar a terra.
2-Queremos imparcialiadade no julgamento dos membros do Movimento Proterado Lunda Tchokwe marcado para o dia 15 do mês em curso, dizem anslistas politicos no NFV.
3- Consumo excessivo de bebidas alcoolicas propicia casos de impotência sexual no Namibe.
4- Policia vai punir agentes embriagados durante a missão policial, diz a segundo Comandante da polícia Nacional no Namibe para intervenção rápida Leonor Santana.
5-Generais das FAA na reforma alertam sobre os perigos das convulções sociais.
Somos à rádio on-line “NFV”, edição de terça-feira,12 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui e apresentação de Madalena Tchicuendje.

Foto de arquivos

As Comunidades do interior do Município da Jamba na Província da Huíla, manifestam-se felizes pelas chuvas que caiem naquela zona e pedem imputeis agrícolas para cultivar o campo.A Informação foi prestada nesta terça-feira 12 de Outubro de 2021, numa entrevista concedida ao Namibe Fala Verdade conduzida pelo jornalista Armando Chicoca.

“Os campaneses estão a receber bem esta chuva, muitos já começaram a cultivar , a chuva caiu na quinta-feira e sábado da semana passada, os camponeses precisam de apoio do Estado, queremos tratar de cultivo não há condições esta difícil “, disse Adelino António.

“Os campos já estão a ficar verde, algumas pessoas já começaram a cultivar, nesta pequenas chuvas que começaram a ciar e há muita espetativa, as polpulações pedem charruas, tratores e fertilizantes”.

Os Analistas políticos do Namibe Fala Verdade, pedem imparcialiadade no julgamento dos membros do Movimento Protetorado Lunda Tchokwe, marcado para o dia 15 do mês curso. Florindo Cinco-Reis, filósofo, disse que já há muito tempo que os cidadãos em causa, estão aguardando este, julgamento.

“Que se faça justiça e que não se olhe quais são os indivíduos, de que cor pertenciam que apenas se faça justiça e somente a justiça”, disse.

Para Daniel Tchimbua, os cidadãos deveriam opinar, de maneiras a encontrarem um meio termo, do processo.
Já Fernando Cassinda, afirmou que o governo precisa ter capacidade de desencorajar as práticas que não abonam aquilo que é a, convivência humana.

Ataques contra civis em Cafunfo na Lunda Norte

“Aqui em Angola trabalha-se muito com injustiça, isso para mim é um espetáculo, fica um pouco vergonhoso o PR quando esteve na Assembleia das Nações Unidas, vergonhosamente foi lá falar de justiça uma vez que o país está mergulhado na injustiça. Nós não sabemos concretamente o quê que está a se passar, mas tudo bem existem problemas que ficam em segredos de justiça, eu nesse momento não consigo mais dizer que se faça justiça pois é impossível e que façam o que eles quiserem e nós vamos aguardar”, lamentou.

“Apesar de que se investe, acredita-se muito pouco na própria justiça, mas não temos mais outra esperança se não apelarmos que se faça mesmo a própria justiça”, disse Fernando.

O Consumo excessivo de bebidas alcoolicas influência no aumento dos casos de impotência sexual. Esta afirmação foi defendida pelo Manuel Boano Bacia, Médico Naturopata e proprietário do centro de mediciana natural no Namibe.

“O alcool influência muito no mal desempenho da função sexual, para os jovens é catar os conselhos, porque tudo que você semeia hoje  é o que vai colher amanhã”, disse.

Leonor Santana, Segundo Comandante da polícia Nacional no Namibe para intervenção rápida

Segundo Comandante da polícia Nacional no Namibe para intervenção rápida Leonor Santana, exorta aos membros da cooporação abster-se do consumo de bebidas alcoolicas e outros estimulantes durante o exercício das actividades políciais. Leonor Santana, subcomissária fez estes pronunciamentos durante o acto de apresentação do novo Comandante Municipal da Polícia Nacional no Namibe Henriques Vanga.

” Peço disciplina que não confundam  os órgãos de polícias com uma sala parlamentar, sei que muitos aqui, antes de virem para o trabalho estimulam-se com bebidas alcoolicas, é melhor parar com isso”, exortou.

Os Generais na reforma em Angola alertam sobre os perigos das convulções sociais.

“Isto é que os camaradas do MPLA querem, foi assim em 1985, 1992, assassinarem  os presos, eu andei no MPLA conheço”, disse Manuel Pacavira, General na reforma.

” É uma grande povora, o mais interssado neste processo de comercio para uma estabilidade caso haja estabilidade”, disse Osvaldo Cauholo, igualmente General.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos, Apoio NED!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This