NFV FORA D` HORAS 15-10-2021

15.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE SEXTA-FEIRA 15 DE OUTUBRO DE 2021

1-Namibenses reagem ao discurso do presidente da República João Lourenço.

2–Crianças com Hidrocéfalia no Namibe beneficiam de cirurgias gratuitas.

3-Activistas no Namibe prometem sair as ruas marchar contra decisão politica do TC.

4-Não houve julgamento nesta sexta-feira 15 de Outubro contra os membros do Movimento Protetorado Lunda Tchokwe.

Somos à rádio NFV, edição de sexta-feira, 15 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação notíciosa a cargo de Ester Culembe, apoio: NED e OSISA

João Lourenço, Presidente da República

Os cidadãos Namibenses dizem que o presidente da República João Lourenço, não trouxe o país real no seu discurso sobre o Estado Nação, na abertura do ano parlamentar.

“Esperava do Presidente da República que falasse sobre a situação social dos angolanos, sobretudo da fome no sul de Angola”, disse Edson Kamalanga, Activista civíco no Namibe.

“Fiquei muito triste, porque o senhor presidente da República, é alguém que limitou-se em ler o que foi escrito. Ele praticamente limitou-se em ser aquela pessoa que lê uma matéria e não explica ao alunos, o presidente não trouxe o País real, os angolanos querem ouvir uma mensagem de esperança, da fome, os angolanos querem ouvir quando é que vai baixar o preço do saco de Arroz”.

Mande Tchipita, secretário provincial para mobilização da JURA, organização juvenil da UNITA no Namibe disse que o País real não se resolve com disrcurso.

“Foi infeliz o presidente da República no seu discurso, porque o País real não se resolvi com discurso”.

O Presidente da República João Lourenço, no seu discurso sobre o estado da nação reconheceu a degradação social dos angolanos onde a pobreza e o desemprego aumentou no País.

” Temos a perfeita consciência de que como resultado da pandemia da Covid-19, a pobreza aumentou no nosso País, muitas empresas fecharam, o desemprego aumentou e por isso que muitas famílias reduziarm até mesmo ficaram sem o rendimento”, lê-se no discurso.

Doze Crianças com Hidrocéfalia no Namibe beneficiam de cirurgias gratuitas numa iniciativa da esposa do governador do Namibe.

Carla Lopes mentora do projecto que alcançou doze crianças portadoras de hidrocefalia para uma cirurgia gratuita no hospital do saco mar na província do Namibe, nesta sexta-feira 15 de outubro 2021, fala da motivação do projecto com as crianças portadoras de hidrocefalia.

“Esse projecto motivou-me muito por fazer várias visitas, alguns postos médicos, algumas maternidades e vendo as crianças nesta situação e sem especialistas ca na província para cuidar delas, tivemos a ideia em conjunto com o ministério da saúde para trazer especialistas para cá para poder cuidar das nossas crianças com hidrocefalia, interagimos por três dias e logo tivemos resposta positiva, oque foi muito bom e de bom agrado, agradecemos a equipa medica que veio de luanda para cá, agradeço também a todas as mamães que tiveram que trazer os seus filhos para este fim, para serem tratados o quanto antes e vamos continuar a fazer o nosso trabalho social”, disse a mentora do projeto.

Coríntios Miguel, Diretor do gabinete provincial da saúde no Namibe, disse que a equipa escolhida para realizar a cirurgia conta com um neuro cirurgião e dois assistentes técnicos vindos da capital do país.

“Inicialmente a equipa tem um neurocirurgião e dos assistentes técnicos e os outros quadros serão os nossos profissionais já que fazem parte da área de cirurgia do hospital provincial Ngola Kimbanda. Inicialmente o diagnostico feito são de doze crianças, mas e um diagnostico que precisa ser diferenciado pelo especialista para que com precisão possa determinar quais são as que serão alvo de cirurgia e as que não, mas na verdade toda criança que apresenta uma diferenciação na cabeça que se traduz em hidrocefalia automaticamente e selecionada e agora sim o parecer do neurocirurgião que vai descartar aqueles que estariam na condição de aceder a cirurgia e aqueles que não, ” esclareceu.

Coríntios apelou ainda aos munícipes, a aderirem ao projeto.

“É ainda assim o sistema está aberto e continuamos a pelar a nossa comunidade a nível do interior da província do Namibe, que quem registar um tamanhão maior da cabeça do seu filho daquilo que não e o habitual na genologia da sua família pode sim apresentar-se no hospital do saco mar para fazer a triagem e com precisão do medico especialista para fazer referência da presença ou não de hidrocefalia e a condição ou não de uma cirurgia.

Ana Pascoal, mãe de um dos beneficiários, fala das dificuldades encontrada em aceder as consultas no interior da província e agradece a mentora do Projeto pela iniciativa.

“É difícil tanto faz para a família que tem o paciente e as consultas, as analises tudo é caro e cá na província não se fazia só em Luanda, é de louvar e desde já agradecer a Doutora Carla e a sua equipa pela iniciativa que tiveram e não só para nós, mas também as outras famílias necessitadas”.

Activistas Cívicos no Namibe

Activistas Cívicos, do Movimento Revolucionário, Amigos do Bem e JURA, denunciaram haver interferências politicas do partido no poder na manifestação programada para este sábado 16 de Outubro, que visa protestar a decisão “politica” do TC que anulou o XIII congresso da UNITA, que elegeu democraticamente Adalberto Costa Junior a Presidente do partido do Galo Negro e candidato as eleições presidenciais de 2022.

Pedro de Sousa, activista e membro do Movimento revulucionário fala do objectivo da marcha e diz que o MPLA quer atrapalhar a manifestação com informações falsas de desistencia.

“Isso chocou-nos todos anulação do congresso da UNITA, foi um comunicado  que veio dos manos lá, em Luanda que tomaram a dianteira nós aqui também vamos sair as ruas, o MPLA tem mdeo da pressão dos activistas”, disse.

A JURA, braço juvenil da UNITA diz estar igualmente pronta para esta manifestação, segundo disse Mande Tchipita, Secretário provincial para mobilização da organização.

“Estamos aqui porque o secretariado nacional da JURA orientou-nos para participar nesta manifestação, que será pacifica e ordeira”, esclareceu.

Firmino Geraldo Bunga critica o comportamento dos dirigentes do partido no poder.

“Nós também estamos com este pequeno receio, conhecemos como é que o nosso inimigo é, ele não bom em governar mas é bom destruir”, disse.

Para Edson Camalanga que haja chuva e vento, esta manifestação marca o ponto de partida das muitas que vai acontecer daqui por diante.

“Não tememos a ninguém, estamos solídarios, é apenas o começo, concerteza haverá outras marchas se o Tribunal constitucional não se rever”, reagiu.

Ataque contra civis em Cafunfo, Lunda Norte

Não houve julgamento nesta sexta-feira, 15 de Outubro na província da Lunda Norte contra os membros do Movimento protetorado Lunda Tchokwe conforme informações postas a circular nas redes sociais.

A afirmação é de Salvador Freire dos Santos, Advogado de defesa do presidente do movimento protectorado Lunda Tchokwe, hoje quinta-feira,14 de Outbro de 2021 à Voz da America.

“Eu continuo em Luanda porque não tenho nenhuma informação oficial sobre o julgamente de Zacamutchima, entretanto nós estaamos a espera que o tribunal nos notifique para este mesmo processo tyambem está o Dr. Zola e seria bom falar com ele para ver se tem alguma informação “, reagiu.

O Advogado disse ainda que hoje,14, teve contacto com o José Mateus “Zecamutchima”, em Luanda, na cadeia onde se encontra detido em consequência do caso “Cafunfo”.

Zola Bambi, outro advogado de defesa neste “Processo Cafunfo” em que estão detidos cerca de quarente activistas do Movimeento Protetorado Lunda Tchokwe disse gualmente que os advogados não foram notificados.

“Certamente, nós estamos a representar quase que a maior dos detidos neste processo (Cafunfo), mas o que tenho a dizer: amanhã não se vai realizar este julgamento. é uma informação que está a passar nas redes sociais mas em termos de procedimentos legais, a defesa em momento algum foi notificada para esta audiencia”, esclareceu.

Tchibitchica Tchimobi, activista cívica disse a VOA que o povo da Lunda Norte quer ouvir em Tribunal a culpa destes homens que no passado dia 30 de Janeiro de 2021 apenas reivindicaram o seu direito consagrado na lei constitucional.

Tchimobi por outro lado criticou os controis montados pelas forças de defesa e segurança nas vias que ligam a vila mineira de Cafunfo, com maustratos á população nas revistas.

Alberto Sebastião Mendes “Limão” Comandante provincial da Polícia Nacional no Namibe

Alberto Sebastião Mendes “Limão” Comandante provincial da Polícia Nacional no Namibe admitiu recentemete haver dificuldades em meios de transportes e efectivos para fazer face a demanda populacional, em entrevista a imprensa, o Comandante Limão disse que apesar destas dificuldades o efctivo está pronto para garantir a segurança publica em toda extensão da provincia do Namibe.

“Não obstante haver poucos efectivos na nossa província, temos um defíce de 12 mil efectivos, para todos os Municípios, Comunas e Aldeias”, esclareceu.

NFV Ponto final, a verdade doí mas liberta, estamos juntos.

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This