NFV FORA D` HORAS 20-10-2021

20.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE QUARTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO DE 2021

1-Rita Gina Florença de 14 anos de idade vinda da província da Huíla procura o paradeiro de seu Pai Herculano Boaventura Pacheco,na cidade do Namibe.

2-Impunidade nos crimes de roubo de Gado leva os autoctones do interior da província do Namibe à prática da justiça por mãos próprias.

3-Assalto e roubo de motorizada constitui ameaça aos kupapatas no Namibe.

4-Não há vontade política de quem governa dizem activistas no Namibe.

Somos à rádio On-line NFV edição de quarta-feira, 20 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresenta as nóticias a Madalena Tchincuendje,com o Apoio da NED e OSISA!

Rita Gina Florença, de 14 anos procura do seu pai Herculano Boaventura Pacheco no Namibe

Rita Gina Florença de 14 anos de idade vinda da cidade do Lubango província da Huíla, chegou nesta quarta-feira, 20 de Outubro no Namibe a procura do seu Pai Herculano Boaventura Pacheco, militar das FAA no Namibe Rita Florença, conta ainda que na procura do paradeiro do seu pai, foi lhe roubado o telefone e outros bens que continha quando saia da cidade do Lubango para a província do Namibe.

“Eles me tiraram o saco de fuba e o telefone, aconteceu hoje no bairro João de Almeida,eram dois rapazes o telefone tiraram na carteira que estava no saco preto. Estou a procura do meu Herculano Boaventura, nasci na província da Huíla, a minha Mâe chama-se Inância Tchiliconawa”, disse.

Impunidade nos crimes de roubo de Gado leva os autoctones do interior da província do Namibe à prática da justiça por mãos próprias. Adriano Sebastião Muandjetapo, Criador de gado no Município do Virei província do Namibe, diz ser vitima de roubo de gado e por conta disso manifesta-se insatisfeito com as medidas que têm sido tomadas pelos órgãos de justiça na província.

“Estamos chateados mesmo na verdade, os animais o boi é que é o nosso Pai e nossa Mãe, fome que esta matar pessoas, as pessoas estão a comer nos animais, nós mucubais não temos banco, o nosso banco é nos bois, é os cabritos que estão a nos roubar. O nosso sentimento agora quando você apanha gatuno lhe bate, ou você vai lhe matar mesmo lá e ir nas autoridades vai vir mais, ainda não matamos. onde nós tiramos a prova é no caso do senhor Bahukaco, que foi roubado o seu carneiro, quando levou os gatunos no “SIC” Namibe dia seguintes os mesmos foram soltos”, reagiu.

Enquanto isso,o roubo e assalto de motorizada no Namibe constitui ameaça aos kupapatas. Severino Balundo José, Motoqueiro no Namibe explica que foi desferido um golpe na cabeça por miliantes que tentaram assaltar a sua Motorizada.

Severino Balundo José, Motoqueiro no Namibe

“Agora os jovens que sairam na província da Huíla, é que estão a roubar as motorizadas, por exemplo eu na quinta-feira, 14 de Outubro de 2021, me encontrei com três jovens e me agrediram na cabeça com um ferro na cabeça queriam levar moto a polícia tem que trabalhar. Eles agora trabalham com as moças, eu levei uma moça, no destino onde levei a moça encontrei três jovens que me agrediram”, esclareceu.

“Por volta das 18h, desta terça-feira, 19 de Outubro, deparei-me com um jovem nas imediações do triangulo que se fazia passar por professor estava identificado de uma bata e um passe. Naqual mandou-me parar e pediu que lhe levasse nas imediações do bairro Saidy Mingas II, daí lhe levei para lá, assim que parei no local, onde ele indicou-me só assustei o homem puxou uma faca na pasta que andava com ele, daí colocou-me no pescoço, fui lutando com ele para poder se livrar da mão que estava apertar-me no pescoço depois apareceu um homem com uma arma AKM e disse que não se mexe se ti mexer vou te matar, levaram a moto de marca TVS nova de cor vermelha matricula LD-01-78 “, lamentou Malamba Miranda mototáxista.

Membros da sociedade civi no Namibe

Não há vontade política de quem governa na massificação do registo civil e atribuição do bilhete de identidade as comunidades locais. Esta Afirmação foi defendida na sexta-feira 15 de Outubro de 2021, no Namibe Fala a verdade. Durante o debate sobre os meandros da política angolana em vesperás de eleições. Pedro de Sousa, actvista e membro do Movimento revolucionário afirma que o governo angolano sempre que se aproximas as eleições criam manobras de distração dos cidadãos.

“Nenhum processo em Angola passou de forma transparente,o nosso governo sempre que se aproxima as eleições e o processo de registo eleitoral eles vêm sempre com manobras “, disse.

Edson Kamalanga, igualmente activista civico no Namibe, disse não haver vontade política do governo na massificação do registo civil e atribuição do bilhete de identidade a população.

“Não existe vontade política de quem governa, o que há é interesse neste momento em que precisam dos cidadãos, agora que acham que o cidadão é mais importante que eles usam tecnologia de última geração no sentido de facilitar as suas manobras”, criticou.

Justino Jamba, também activista disse que as populações das zonas periféricas da cidade do Namibe ainda não possuem o bilhete de identidade.

“Todos angolanos ainda não têm bilhete de identidade, vejo isso no bairro dos Eucaliptos porque é lá onde moro, nos Eucaliptos muitos cidadãos não têm o registo civil”, esclareceu.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This