NFV FORA D` HORAS 22-10-2021

22.10.2021

 

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE SEXTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2021

1-Partidos políticos esclarecidos sobre a implementação da segunda fase do BUAP no Namibe.

2-AMONTRANG na Lunda Norte, diz estar preocupada com a onda de apreensões de motorizadas pela polícia nacional.

3-Tainara Maza, afirma que a Pandemia da Covid-19 trouxe um estilo de vida precário na vida das populações.

4-Delinquentes vindos da província da Huíla, aterrorizam kupapatas no Namibe.

Somos à rádio NFV edição de sexta-feira, 22 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técinca de Fonseca Tchingui, apresentação das notícias à Luísa Gomes, com o Apoio da NED e OSISA!

Zeferino Domingos Calembela, representante do partido APN no Namibe

Os representantes dos Partidos políticos foram esclarecidos nesta sexta-feira, 22 de Outubro de 2021, sobre a implementação da segunda fase dos BUAPs no Namibe. Zeferino Domingos Calembela, representante do partido APN no Namibe disse estar insatisfeito com o número de Balcões existente na sede provincial.

“Eu me sinto insatisfeito por causa dos poucos BUAP que temos no município Sede, visto que tem muita gente e temos apenas 2 BUAP e isso dificulta. Só temos o tempo de seis meses até o dia 31 de Março as eleições estão próximas e não sei se realmente poderam registar todas as pessoas neste tempo”,manifestou.

Para João Domingos, da CASA-CE até o momento o balanço é positivo.

João Domingos, da CASA-CE no Namibe

“Digo que não estamos a ter problemas, a não ser as enchentes que têm aparecido muito mais alí, é que muita gente a procura do trabalho conforme acabamos de ouvir e haverá melhoria e as coisas poderam correr melhor. O povo tem que saber, como representantes dos partidos politicos não estamos só para cruticar,mas também temos o trabalho de informar´´, disse.

André Fina, Secretário Adjunto do PRS disse que primeira fase a avaliação é positiva apesar de não ter sido informado sobre o número das pessoas registadas na província.

André Fina, Secretário Adjunto do PRS no Namibe

“Saío deste encontro satisfeito, foram decipadas todas as dúvidas,nós desde a participação da primeira reúnião que foi no dia 23 de Setembro quando o processo arrancou, nós temos sensibilizado os nossos militantes, simpatizantes e amigos, colocamos os fiscais do nosso partido nas mesas que já estão a funciunar, estamos a falar da Administração Muinicipal de Moçâmedes e igualmente na praia Amélia da mesma forma no município da Bibala, já temos 5 ficais a trabalhar e assim vai começar a segunda fase, nós vamos colocar os outros fiscais atrabalhar,assim vai começar a segunda faze,já apartir do dia 25, nós vamos colocar novamente os outros ficais que vão poder fazer a cobertura. Vamos continuar a fazer o trabalho de campo e no fundo quem sai aganhar é o país. Na primeira fase a avaliação que chegamos de fazer até o momento é digamos que é positiva, só que nós queriamos saber quantas pessoas já foram registadas na primeira fase só que nós não obtivemos resposta”, lamentou o político.

Por sua vez Abelardo Lemba, director do Gabinete provincial dos registos e modernização Administrativa do governo do Namibe esclarecu os procedimentos da implementação da segunda fase do BUA a nível da província.

Abelardo Lemba, director do Gabinete provincial dos registos e modernização Administrativa do governo do Namibe

“O processo de fiscalização dos partidos polítos, é um processo que decorre na lei, é um processo do registo eleitoral é sempre em paralelo seguido da fiscalizaçao dos partidos políticos, hoje nós temos uma característica muito mais homogenia, temos operadores,temos fiiscais,temos a polícia nacional que nos garante o asseguramento, temos o cidadãos que acolhem os nossos centros de atendimento, e conseguimos formar uma equipa de trabalho que nos permite hoje darmos a garantia de que de facto o processo de fiscalização da primeira fase correu muito bem. Entrarão em funcionamento mais sete BUAP e adicionalmente os BUAP da prineira fase, então o Namibe terá dez BUAP. Estes BUAP da segunda fase, vão funcionar concretamente, na Comuna do Caito, Comuna do Capamgombe, vão funcinar na Sede do Município do Virei e na Sede do Tombwa, bem como na Sede comunal da Lucira e a Sede comunal do Bentiaba, são sete BUAP que segunda-feira dia 25 de Outubro estarão desponiveis e pronto para atender o cidadão”, Esclareceu.

O secretário provincial da AMONTRANG na Lunda Norte diz estar preocupado com a onda de apreensões de motorizadas pela polícia Nacional naquela Província. O responsável fez estas declarações a margem do encontro com a direcção provincial dos transportes da Lunda Norte.

Foto arquivo no Namibe

“Estivemos reunidos com a direcção provincial dos transportes tráfigo mobilidade urbana, onde tecemos algumas considerações, a volta das apreensões registadas a nível da província da Lunda Norte, como foco aos motoqueiros. Na província da Lunda as motorizadas de três rodas sãos maiores transportadoras a nível da cidade capital, esta haver muitos execessos nas apreensões e maltratos por parte dos cidadãos”, denunciou.

Bento Rafael, Presidente da Associação dos transportadores de Angola,”AMONTRANG”, disse que aquela organização tudo esta fazer para que seja implementado os instrumentos júridos que visam proteger os kupapatas em todo o País.

“É necessário primeiro saber a base que a polícia de transito apresenta na apreensão das motorizadas e na execusão de multas o que que diz a lei do código de estrada, estamos lutar neste momento junto do Instituto dos transportes rodoviários para na nossa contribuição do projecto de lei de mototáxi constar a contemplação o transporte de pessoas nas motorizadas de três rodas “, disse.

Rafael, disse ainda que para implementação destes instrumentos é preciso que os seus associados trabalhem em conjuntos com as direcções provinciais dos transportes.

“É bom que vocês a nível das provincias, tenham capacidade de argumentação junto das direcções dos transportes e das direcções de viação e transito”, recomendou.
O NFV contactou a direcação provincial da viação e transito da Lunda Norte, sem sucesso.

Os cidadaãos vindos da província da Huíla, para a cidade do Namibe estão a ser acusados de serem os principais mentores de roubo e furto à residência e assalto a mão armada aos kupapatas no Namibe.

Malamba Miranda, vítima

“deparei-me com um jovem nas imediações do triangulo que se fazia passar por professor estava identificado de uma bata e um passe. Naqual mandou-me parar e pediu que lhe levasse nas imediações do bairro Saidy Mingas II, daí lhe levei para lá, assim que parei no local, onde ele indicou-me só assustei o homem puxou uma faca na pasta que andava com ele, daí colocou-me no pescoço, fui lutando com ele para poder se livrar da mão que estava apertar-me no pescoço depois apareceu um homem com uma arma AKM e disse que não se mexe se ti mexer vou te matar, levaram a moto de marca TVS nova de cor vermelha matricula LD-01-78 “, lamentou Malamba Miranda mototáxista.

A polícia nacional no Namibe garante que tudo esta fazer para esclarecer todos estes crimes na província.

Tainara Maza, Biológa Marinha, afirma que a Pandemia da Covid-19 trouxe um estilo de vida precária na vida das populações.

“Não foi fácil passar pelo processo de adaptação desde o primeiro ano completo, mais correu tudo bem e digo que somos todos sobreviventes. Os que ficaram a sem trabalho tiveram que achar novos custos de renda para se adaptar e para aqueles que ficaram temporariamente sem trabalhos tiveram que adaptar novas formas para o custo de vida, para se adaptar a rotina porque não dá para ficar parado é muito difícil”, disse.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This