NFV FORA D` HORAS 25-10-2021

26.10.2021

NFV NOTICIÁRIO DE SEGUNDA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO DE 2021.

1-Degradação da estrada nacional 280 (Namibe-Lubango) potencia elevado índice de acidentes.

2-Jornalistas do Namibe doram sangue para salvar vidas nos hospitais locais.

3-Autotones “Mucubais” agradecem o Advogado Francisco Kandjamba e o NFV pelo resgate do seus animais roubados.

4- Comunidades de Cafunfo revoltadas com a permanencia nas cadeias dos membros do Movimento Protectorado Lunda Tchokwe na Lunda Norte.

Rádio On-line NFV, edição de Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e Fonseca Tchingui editou e nos arranjos sonoros e as com a Ester Culembe, Apoio da NED e OSISA!

Edson Kamalanga, durante a visita de constatação da estrada 280

A estrada nacional 280, tambem conhecido por troço Namibe-Lubango degrada-se a cada dia que passa, com realce no troço Bomba ás mangueiras. Sábado, 23 de Outubro do ano em curso, a Voz da America, o NFV e activistas civicos do Namibe radiografaram o estado deploravel desta via que ja fez muitos acidentes mortais e por outro deixaram cicatrizes.

Buracos, buracões tomaram conta da estrada 280 no troço Bomba-mangueiras, José Fernandes, automobilista a dez anos no volante de uma camioneta Canter disse ter sofrido acidente nesta via por mau estado da estrada 280.
“A nossa via não esta boa, o meu dia-a-dia tem sido pessímo, sou automobilista há 10 anos, a bastante buraco nesta estrada. Muito acidentes de viaturas, atropelamento de pessoas e de gado, pagamos a taxa de circulação neste momento esta aqui a viatura fez acidante a seguradora, não se responsabilizou tudo devido o mau estado da estrada”, disse.

A equipa de reportagem dos jornalistas ao serviço da Voz da America, do projecto NFV e os activistas do Namibe, percorreram 90 kilomentros para constatar o estado desta estrada nacional 280, Edson Camalanga fez entrevista audio visual num dos buracos encontrados na estrada.

“Nos deparamos com uma carrinha de marca canter que acidentou e praticamente não se aproveita nada. Aqui a frente também tem um camião que esta transportar granitos de pedra fruto destes buracos”, reagiu.

Edson Kamalanga, activista cívico, no Namibe afirmou que a situação da estrada 280 predura a mais de 10 anos.
“Esses buracos tenho reportado sempre, acho que o governador junto das competência que tem com o governo central para fazer um link no sentido de ver esta situação, é muito acidentes os carros partem as jantes, eu lembro-me etr gastado mais de quinhentos mil kwanzas por causa desta estrada”.

Famílias voluntárias no tapa buraco na estrada nacional 280 

Pelo caminho encontramos meninas e rapazes a fazer o tapa buraco, depois de pedirem agua pediram o braço, a fome não tem pena e os jornalistas dispensaram o pouco de comer que muitos traziam.

“Marita Gaspar Pedro, faço este trabalho é para os carros não acidentarem muitos acidentes têm acontecido aqui”, disse.

Cristina Tchiloia, de 46 anos de idade é mâe destas pequenas voluntarias de tapa buracos e disse que tudo fazem por causa da fome e seca que se regista na comunidade.

“Passo o dia fazer este serviço, para o carro não fazer acidente, sim ganhamos alguma coisa, as vezes jogam mil kwanzas, cem kwanzas ou quinhentos kwanzas”, disse.

Na localidade do Bombo, encontramos o soba dos Eucaliptos, Avelino Capinde, detentor de mais de cem cabritos nesta localidade e disse ter já presenciado mais de 7 acidentes próximo do seu sambo de animais, um dos quais a queda de pedras de mármore do camião que vinha do Tchikuatity-Lubango para o porto do Namibe.

“O ano passdo tapava com areia, é que facilitava a passagem dos carros, os motoristas têem que saber basta ultrapassar o Caraculo, apanhar esta areia do bombo até as mangueiras está cheio de buraco”, disse.

Muito recentemente João Guerra, deputado da bancada parlamentar do MPLA pelo circulo eleitoral do Namibe, no encontro realizado na delegação do Ministério do Interior, o parlamentar alertou a perigosidade da estrada 280 Namibe-Lubango.

“A estrada Namibe- Lubango, a partir da lí do Chicolongilo, aquela estrada pode trazer muitos acidentes”, alertou.

Os jornalistas dos vários orgãos de comunicação Social publica e privada no Namibe, abraçaram a causa solidaria, respondendo o apelo do Governador do Namibe que convidou a sociedade civil para a doação de sangue.

Sindicato dos jornalistas no Namibe aderiram a campanha de doação de sangue para salvar vidas nos hospitais locais.

jornalistas Durante a campanha de doanção de sangue no hospital Ngola Kimabanda

O acto aconeteceu no sábado 23 de Outubro de 2021, no Hospital provincial Ngola Kimbanda, onde os profissionais de comunicação social públicos e privados, sob o olhar do governador Archer Mangueira e do Director de Saude Miguel Pedro Ferreira “Corintos” aderiram a campanha de doanção de sangue numa iniciativa do sindicato dos jornalistas no Namibe e o gabinete de comunicação social do governo da Provincia. Leny Mahov, jornalista da rádio Nacional de Angola no Namibe, não ficou aquém desta situação.

“Um pouquinho do meu sangue para salvar vida de muitas pessoas, é importante que nos conscientizemos para doar sangue”, manifestou.

Quem também não ficou de fora desta campanha de doação de sangue é Jair Joaquim Cambundo, Pastor da igreja Metodista Unida no Namibe.

“Primeiramente nós como metodista, a nível de Angola, comemoramos no dia 21 de Outubro o dia do bispado, em alusão a data dicidimos sair para aderir esta campanha”.

Celina Jongolo, Responsável do Banco Hemoterápia do Hospital Ngala Kimbanda, disse que com esta doação vai minimizar a carência de sangue na província.

“A vossa presença é bem verdade que vai poder minizar a carência de sangue nos nossos serviços”, valorizou.

Archer Mangueira, governador da Província do Namibe, na ocasião valorizou a presença da classe de jornalistas que para além de informar também esta motivada para salvar vidas.

“Obrigado por reagirem ao nosso apelo, não são só mensageiros do ponto de vista profissional, mas também do ponto de vista social, obrigado por esta atitude que visa salvar vidas”, manifestou.

Elias Guito, Secretário Adjunto do Sindicatos dos Jornalistas angolanos no Namibe foi um dos doadores no sábado 23 de Outubro de 2021 .

Passamos pelo rastreio o que é normal e de resto tudo facil e sem constrangimentos. A classe periodicamente estará neste local ajudando suprir a carência de sangue nos hospitais, conforme apelo do Governador do Namibe Archer Mangueira”, concluiu.

Autotones”Mucubais” agradeceram sábado, dia 23 de Outubro do ano em curso, o Advogado Francisco Kandjamba e o NFV pelo resgate do seus animais roubados sob o olhar impune de quem de direito. Adriano Mwandjetapo e Bahakako ambos criadores de Gado no Município do Virei dizem que sem o empenho destas personalidades os tres carneiros roubados jamais seriam resgatados.

“Os nossos animais fomos ajudados pelo senhor jornalista Armando Chicoca e o Advogado Francisco Kandjamba, segunda-feira, 25 de Outubro seremos entregues os nossos animais”, agradeceu.

Excesso de prisão preventiva dos membros do Movimento Protectorado Lunda Tchokwe, em consequencia das manifestações de 30 de Janeiro do ano em curso deixa irritada as comunidades de Cafunfo, província da Lunda Norte. A informação foi prestada nesta segunda-feira, 25 de Outubro pelo ancião António Kapaia, que diz estar revoltado com que se passa naquela região.

“O presidente José Mateus ZecaMutchima, de Fevereiro de 2021, os povos de Janeiro e rei Mwankapenda Kamaulemba, deito de em Março de 2021, contniua sem julgamento”, reagiu.

NFV Ponto final, muito obrigada, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This