NFV FORA D` HORAS 26-10-2021

26.10.2021

NFV NOTICIÁRIO DE TERÇA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2021.

1-Operação policial 45 graus apreendeu no Namibe 108 motorizadas roubadas e 18 viaturas em situação em ilegal.

2-Aumenta casos de assaltos a mão armada contra mototaxistas no Namibe.

3-Sete anos depois volta o prémio do jornalismo no Namibe, diz sindicalista Elias Guito.

4-Devemos valorizar as linguas nacionais, diz José Javela, jornalista da RNA-Namibe.

Rádio On-line NFV, edição de terça-feira, 26 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui, arranjos sonoros é com a Ester Culembe.Apoio da NED e OSISA!
A operação policial 45 graus apreendeu 108 motorizadas que circulavam sem documentos, supostamente roubadas e 18 viaturas em situação de ilegalidade.

O balanço desta operçao foi nesta terça-feira, 26 de Outubro, no Comando Municipal da polícia no Namibe, onde Ernesto Calianguila, porta-voz do Comando provincial fez a apresentação dos dados resultantes desta operação.

Ernesto Calianguila, Porta-voz do Comando provincial da polícia nacional no Namibe

“A operação 45 grau decorre no ãmbito da execução de uma directiva operacional de sua Exelencia o Comandante Geral da Pólicia Nacional de Angola,visando a estabilização dos niveis de criminalidade em todo o País.E ao nivel da província do Namibe ela se desenvolve em todos os municipios e os resultados alcansados até agora satisfazem-nos,permitiram-nos diminuir os numeros,tanto no ponto de vista da criminalidade como da cinistralidade rodoviaria”, disse.

Ernesto Calianguila, fez saber ainda que durante as operação em toda província foram apreendidos 108 motociclos e 18 viaturas.

“Ao longo da sua execução foram capturadas e detidos cinco cidadãos Nacionais,presumidos autores de dois furtos e três praticas de canabis sativa,conhecida por liamba,crimes estes ocorridos no Município de Moçâmedesom três casos e no Tombwa, com dois casos respetivamente. Também foram detidos na sequencia e sob mandato emitidos pela PGR,tres cidadãos implicados nos crimes de furtos e roubos,ocorridos nos periodos anteriores ,cujos autores se achavam proximo,com a detençõa de cinco individuos e tre~s menores recohidos em regime de prevenção criminal,ficou esclarecido por crime de profanação de lugares funebres,ocorrido no cemiterio municipal de Moçamedes onde foram vandalizados alguns jazigos e algumas campas e entre os bens recuperados destacam-se 500kg de chumbo, 20 kg de bronze,retirados das urnas e jazigos do cemiterio de Moçamedes, 20 metros de cabos eletricos e mais de 20 kg de canabis sativa conhecida por liamba”.

Por outro lado, a polícia mostra-se preocupada com a pretensão do cidadãos que declaram fazer justiça por mãos próprias por conta da onda de assaltos na província.

“Queremos chamar a atenção sobre um facto que está a decorrer a nível da nossa cidade ,por quanto circula em uma rede social um audio de um cidadão supostamente vítima de um roubo de motorizada e que incita a prática da justica pelas próprias mãos, o que é bastante grave, é preciso perceber que com esta prática ou comportamento está a se cometer um outro crime, que na pior pode ser um homicídio voluntário ou ofensa grave a integridade fisíca, em que o cidadão ou o protagonista pode ser indiciado ou responsabilizado. os nossos serviços especializados estão atrabalhar para a identificação deste indíviduo de modo a aconselha-lo por quanto esta atitude não é a ideal ,o País tem leís e instituições que incumbem a realização da justiça em Angola”, apelou.

Enquanto isso, aumenta casos de assaltos a mão armada contra mototaxistas no Namibe. Daniel Tchimbwa, Filósofo “É um assunto bastante delicado tanto que já presenciei um assalto nas imediações do sporting, onde uma jovem que andava a manejar o seu telemóvel, foi vítima de dois ocupantes de uma motorizada, tentei seguir os indivíduos até ao bairro dos Eucaliptos e dali não consegui mais fazer nada. Dizer que esse, tipo de fenómenos é novo na província do Namibe não era assim, sobre tudo na cidade de Moçâmedes, foi uma cidade muito calma, agora existem muitos motoqueiros, fingem exercer essa prática, estão ali para efectuar assaltos e estão a tirar sono a população, agora as pessoas têm medo de pegar moto-táxi”.

Manuel Luís, filosofo, “esta afirmação deve ser um dado provável, no sentido de que sempre que falamos de pessoas com adjectivos que venham qualificar um acto que praticaram, atos de tamanha reprovação devem ser provados. Será que são necessariamente kupapatas da província da Huíla ou existem kupapatas nativos do Namibe que praticam esta acção.

Vítimas de assaltos a mão armada no Namibe

Mas em todo caso tal como registando esse tipo de prática sem querer rotular quem seja, mas há uma necessidade de que a policia faca um trabalho apurado de que venham garantir a tranquilidade aos munícipes porque os Kupapatas constituem 70% dos meios de deslocamento das pessoas, eu que falo também sou usuário desses tipos de serviços, começamos a nos sentir ameaçado em certa medida por essas pratica, logo, nada justifica essa pratica que coloca em perigo as vidas das pessoas”.

Wilson cavale, motoqueiro “No dia 22 de outubro de 2021, pelas 19 horas encontramos um indivíduo uniformizado com a bata do Puniv, actual liceu Melwítshia Mirabilis e sem sentimento de desconfiança levei o camarada que me disse que desceria no bairro Saidy-Mingas II. Posto la dei conta que afinal de contas era uma rede de roubo e infelizmente fui assaltado. Houve duas tentativas de golpe com faca, não conseguiu, minutos depois apareceu um indivíduo com uma arma de fogo, manipulou e não conseguiu. Infelizmente fui assaltado mas graças as deus a vida foi poupada mas sobre o meio, ainda não há vestígios ”

“Mais uma vez, fazemos um apelo a policia nacional que redobre o esforço no sentido de manter a tranquilidade e quem for apanhado em flagrante e não só deve ser responsabilizado criminalmente”

Sete anos depois da paralização do prémio Welwitcshia do jornalismo na província do Namibe, em 2021, volta acontecer por iniciativa do sindicado dos jornalistas do Namibe e o Gabinete de Comunicação Social do governo local. O prémio visa estimular os profissionais mais dedicados nas diversas categorias e generos. A gala vai acontecer no próximo sábado 30 de Outubro, na Estufa Municipal do Namibe na presença de altas figuras do governo local.
Elias Guito, Secretário Adjunto do Sindicato dos Jornalistas angolanos no Namibe parabeniza os eventuais contemplados e disse que a classe esta unida.

Elias Guito, Secretário Adjunto do Sindicato dos Jornalistas angolanos no Namibe

“Estão de parabéns o governo provincial do Namibe e o Sindicato dos Jornalistas angolanos, porque foi através de um encontro mantido em Dezembro de 2019, em que acertou-se a possibilidade do regresso do prémio do jornalismo, este e outras acções depois de 7 anos regressa o prémio Welwitschia do jornalismo no Namibe para mim um gesto muito positivo”, disse.

“É preciso aprender, investigar e acima de tudo ser criativo, precisamos perceber que jornalismo é sacrifício e não luxo, vejo que há muita vaidade por parte da juventude, enquanto não melhorar neste aspecto não vamos ao lado nenhum”, aconselhou o sindicalista.

Enquanto isso, José Javela, jornalista da rádio Nacional de Angola no Namibe para língua nacional Umbundo, durante o “espaço Namibe Fala Só” dedicado aos linguitas apelou a sociedade a valorização das línguas nacionais.

“Para se ser um profissional de comunicação social nas linguas nacionais, temos que estar preparados, para passar uma informação em lingua Umbundo não é nada facíl, requer muita pesquisa. Poucos jovens se interessam nas linguas nacionais, a falta de interesse é que se calhar leva muitos jovens a não pautar por estas linguas”, disse.

NFV Ponto final, muito obrigada, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This