NFV FORA D` HORAS 4-10-2021

04.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) SEGUNDA-FEIRA 4 DE OUTUBRO DE 2021

1-Secretário Geral do partido do Galo Negro radiografa a situação social e política na região sul de Angola.

2-Elevado custo de vida foi o tema debatido no progarama “Maulher Sem Tabus, no Namibe Fala a Verdade.

3-Deputados à Assembleia Nacional no Namibe juntam-se a campanha de doação de sangue para salvar vidas nos hospitais locais.

4-Importancia do Emprendedorismo na promação do auto-emprego foi o tema debatido no Liceu 10 Dezembro no Namibe.

Nós somos à rádio NFV edição de segunda-feira 4 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação das notícias à Ester Culembe.

Eis o desenvolvimento das notícias.

O Secretário Geral do partido do Galo Negro Álvaro Tchicuamanga Daniel, esteve no Namibe neste fim de semana a radiografar a situação social e política na província. jornalista Fonseca Tchingui.

Álvaro Chicuamanga Daniel, Secretário geral da UNITA

Secretário Geral do partido do Galo Negro radiografa a situação social e política da região sul de Angola. Álvaro Tchicuamanga Daniel, chegou ao Namibe neste sábado 2 de Outubro de 2021 depois de ter escalado à província do Cunene. Vitorino Silepo, secretário Provincial da UNITA no Namibe proferiu o discurso de boas a delagação do maior partido da oposição.

“Somos a desejar a delegação boas vindas, a está terra da planta nistica Welwitcshia Mirabilis e da mulher Mucubal, uma terra que hoje congrega gente de vários quadrantes deste belo e lindo País,  por várias razões históricas económicas e não só”, lê-se no discurso.

Álvaro Tchicuamanga Daniel, descreveu os objectivos da sua visita a está provincia.

“A nossa viagem enquadra-se no ambito daquilo que nós chamamos visitas de controlo e ajuda, o que segnifica de tempo e tempo, a direcção do partido deve lançar para estruturas intermédias e de base  do partido, alguns dos seus quadros com programa especifico para juntos dos seus quadros para poder aferir o grau de cumprimento do nosso plano de actividade”, esclareceu o político.

Lembrar que a delagação  está composta por quatro membros daquele partido trata-se de Lázaro Cacunha, secretário geral Adjunto para as Autarquias, Anabela Sapalalo Vakeya, secretária nacional para mobilização e o general Apolo Yakuvela, secretário para jurisdição e auditoria.

E ainda sobre o secretario nacional da UNITA, Álvaro Tchicuamanga Daniel, manteve um encontro de auscultação com os membros da sociedade cívil, mais informalções,novamente com o jornalista fonsenca Tchingui.

O acto aconteceu neste Domingo 3 de Outubro de 2021, na casa da Associações desportivas, local este que foi pequeno para albergar os militantes simpatizantes e membros da sociedade civil.
Álvaro Chicuamanga Daniel, Secretário geral da UNITA discertou o tema cidadania do poder no contexto de mudança.

“O contexto político e social que o nosso País vive agora, é marcado por uma crise muito profunda, económica e social”, disse o político.

Por outro lado o político da UNITA disse que muitas populações estão deslocar-se no interior dos Municípios na região sul em consequência da fome e da seca.

“As populações que estão a sair do Município dos  Gambos na Huíla, estão ir para Cahama, os do Culueque estão furar para fronteira, a procura da água”, afirmou.

Ainda recentemente Ema Guimarães, vice-governadora para o sector técnico e Infrasestruturas do governo do Namibe.

“Cera de 200 mil e 400 opessoas estão afectadas pela seca e fome a nível do cinco Municípios da província”, disse a governante.

E os participantes ao evento levantaram questões ligados a situação política do partido no Namibe. Pedro de Sousa, Firmino Geraldo e José Sukuakuetche, ambos membros da sociedade civil no Namibe são figuras que destcaram-se durante a palestra.

“Nós precisamos sentir que queremos alternacia do poder em Angola, será em 2022, vamos voltar engolir sapo”, questionou o activista Pedro de Sousa.

“Preocupa-se ver a UNITA no estado que está na província, quero que o senhor secretário leve estas questões para rever a direcção da UNITA a nivel provincial”, recomendou Firmino Geraldo.

“Hoje a sociedade está sofrer demais, está mesmo dificil a vida, nós vemos políticos quando vêm de carros bonitos  para com os pobres com o discurso de que a vida vai mudar, estamos tristes com isso”, manifestou José Sukuakuetche.

No final do encontro o secretário geral da UNITA Álvaro Chicuamanga Daniel, disse ter tomado boa nota as questões levantada pelos activistas locais.

“Identificamos os nossos problemas, discutimos com os quadros, vamos continuar os problemas a nivel da direção tendo em conta os desafios que se aproximam”, esclareceu.

O Elevado custo de vida foi o tema debatido na passada quinta-feira 30 de Setembro de 2021 no progarama “Maulher Sem Tabus, no Namibe Fala a Verdade. A jornalista Madalena Tchicuendje, desenvolve está notícia.

Durante o debate no programa Mulheres sem Tabus

Durante o debate as convidadas ao programa abordaram sobre a problemática do assédio sexual e a situacao economica actual da provincia. Fatima Teixeira, Biologa Marinha e Modelo,disse que o assedio sexual está cada vez maior.

“Eu acho que o assedio esta cada ves maior e as pessoas já nao estao a ter mais medo, tanto nas escolas e ate na igreja,e isso parte de principios e dignidade,tambem de pessoas racionais,tudo bem que os assedios sao mesmos tentatadores e as veses voce pensa,eu mesmo parece que vou cair.mas quando voce quer algo voce se recompoem,mas as veses a necessidade nos obriga a fazer aquilo que nao é do nosso querer,´´disse a modelo
Lídia Candieiro,empreendedora e professora de biologia disse que muitas mulheres só nao trabalham porque já têm que lhes da.

“Muitas mulheres estao a oferecer os seus corpos e muitos homens vendo a necessidade que a mulher esta a passar ou a viver vem assediando,do tipo se precisares de dinheiro,teleone,saldo ou algo eu vou te dar mas em troca…e muitos até nao preccisam ser direitos e é como se diz para um bom entendedor meia palavra basta e isso chega a ser um desafio para nós,porque é meio aos desafios que vencemos as digficuldades“.A emprendedora pontualizou dizendo:é uma forma de lutarmos para ter um negocio,um emprendimento,porque o que faz comque muitas mulheres nao trabalhem é isso,já term quem lhes dá, disse a empreededora.

Tainara Maza, igualmente Biologa Marinha acredita que tem sido dificil porque há mulheres que sustentam as suas familias por conta propria.

“Tem sido muito dificil temos que ter em conta que existem aquelas mulheres que por si ,só tem filhos e outrops familiares e as suas dispesas dependem da sua desposiçao ,e desde que chegou a pandemia as coisas viraram totalmente do avesso,as coisas ficaram totalmente caras,os preços alteraram e nao so,muita gente perdeu o seu emprego,perderam os seus custos de renda,tornando as coisas mais caoticas e nao só,principalamente pata as mulheres que t~em que sustentar aqueles familiares que tem em suas posses”, disse a biologa.

Os Deputados à Assembleia Nacional afectos ao MPLA no Namibe juntaram-se a campanha de sensibilização de doação de sangue para salvar vidas nos hospitais locais.

O facto aconteceu na manhã de sabádo,02 de Setembro de 2021,no Hospital Ngola Kimbanda,na província do Namibe,onde os deputados acompanhados de um grupo de jovens da Igreja Envangelica Sinodal de Angola, “IESA” solidarizaram-se com o apelo do governador da provícia e aderiram a causa.

Carolina Elias, Deputada, disse que foram motivados pela solidariedade humana.

“Nós temos a plena consciência de que doar sangue é um acto de amor, é um acto de solidariedade para salvar vidas humanas”, reagiu a parlamentar.

Celina Jongolo Chefe de Hemoterapia no Hospital Ngola Kimbanda,mostrou satisfação ao acto de solidariedade manifestado pelo executivo.

“É sempre uma alegria saber que afinal o nosso executivo está preocupado com a falta de sangue nos nossos hospitais”, agradeceu.

Ainda o jovem Dilson Domingos de 23 anos de idade manifestou satisfação em participar do acto par salvar vidas. ” Há 10 anos, sim estou aqui é por causa deste gesto, fomos convidados para fazer doação de sangue”, disse.

Estudantes do Liceu 10 de Dezembro no Namibe

A Escola 10 Dezembro aqui na cidade do Namibe promeveu neste sábado 2 de Outubro de 2021, um debate sobre Importancia do Emprendedorismo na promação do auto emprego. o jornalista Paulo Fernando acompanhou está actividade e trás o desenvolvimento desta informação.

Foi neste sábado 2 de setembro de 2021 que professores e alunos do liceu 10 de Dezembro no Município de Moçâmedes província do Namibe, debateram a questão do empreendedorismo para a promoção do auto emprego.

O professor da mesma instituição pública Fernando Kassinda, disse que o ato foi em função das preocupações que a juventude apresenta.

“É uma atividade que a coordenação da jornada cientifica  do liceu 10 de Dezembro entendeu realizar em função daquilo que tem sido as preocupações que a nossa juventude tem vindo a apresentar, sobretudo quando começamos a reclamar por falta de emprego porque o Estado não consegui realmente empregar todos”, disse.

Noel dos Santos igualmente professor. “O empreendedorismo é uma área aberta onde cada um pode desenvolver segundo as suas habilidades, desenvolvimento e o crescimento da liberdade de cada um, cada um pode inovar, empreender”, disse o Académico.

Teresa Paulo estudante no curso de ciências físicas e biológicas, defende que há necessidades de empreender, pois nenhum governo tem a capacidade de empregar a todos.

“Nenhum governo dá emprego para todos, então, quando nós temos a ideia de empreender nós podemos a partir das nossas próprias ideias ganhar o nosso próprio capital e dai alcançar aquele que é a mais desejada na parte dos jovens atualmente que é a independência financeira”, afirmou.

A jovem estudante disse ainda. “A principal dificuldade como jovem estudante é mesmo a conciliação do tempo, porque a escola ocupa-nos muito tempo”.

Lídia Paulo funcionaria pública, disse que o empreendedorismo influencia de forma positiva a nossa sociedade.

“Influencia muito a nossa sociedade, porque muita gente quando acaba de estudar pensa apenas que o Estado vai dar emprego, o Estado nos ocupa muito tempo mas paga pouco, nós devemos já crescer com um pensamento empreendedor”.

Para Marcelino dos Santos jovem empreendedor. “É muito importante e gostaria que mensalmente a instituição passa-se a desenvolver atividades do género para poder alavancar o empreendedorismo aqui na provincia”.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos, Apoio  NED!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This