NFV FORA D` HORAS 7-10-2021

07.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE QUINTA-FEIRA 7 DE OUTUBRO DE 2021

1-Seca e fome assolam mais de duzentas mil pessoas no interior da província do Namibe.

2-Secretário Geral da UNITA diz ser necessário que se decrete o Estado de Emergência na região sul de Angola.

3-Analistas Políticos do NFV, dizem ser disnecessária a pressão contra jornalistas em vésperas de eleições.

4-Prostituição em alta no Namibe foi o tema debatido no programa “Mulheres sem Tabus” no Namibe Fala Verdade.

5-Diretora geral do Instituto de Biodiversidade afirma que os Parques Nacionais nunca tiveram atenção especial do governo.

Nós somos à rádio NFV edição de quinta-feira 7 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação das notícias com Madalena Cavaya.

O desenvolvimento das notícias.

Mais dezuntas mil pessoas estão assoladas pela fome e seca, no interior da província do Namibe.

Ema Guimarães, vice-governadora do Namibe

Ema Guimarães, vice-governadora do Namibe que revelou esta informação à imprensa, disse que esta fome resultou das consequências da seca, o número é ainda preliminar e poderá ser maior face o processo de cadastramento que está a ser feito em todos os cinco Municípios da Província do Namibe.

“Cerca de duzentas e duas mil e quatrocentas e setenta e duas pessoas, estão afectadas pela seca e fome nos cinco Municípios da província do Namibe. Este número representa cerca de trinta e dois por cento da nossa população”, Esclareceu a governante.

Carolina Cerqueira, Ministra de Estado para a área Social da Presidência da Republica de Angola esteve muito recentemente nas zonas cinzentas e interagiu com as comunidades locais assoladas pela seca. O Município do Tombwa foi um dos eleitos.

“O camarada Presidente João Lourenço, preocupado com está situação da seca que tem prejudicado a vossa vida e dos vossos filhos, mandou-nos fazer um trabalho muito grande, juntos das populações para melhorar a vossa situação”, afirmou.

Carolina Cerqueira que fez-se acompanhar da Ministra da Educação Luisa Grilo disse ter constatado nas localidades do Curoca um número elevado de mulheres sem maridos e meninas em estado de gravidez precoce, o que lhe deixou preocupada também.

“Nós estamos a ver que aqui tem muitas mamãs, tem muitas mulheres e tem poucos homens, ficamos contente mas também ficamos preocupadas”, lamentou.

Alexandre Niyuca, Administrador Municipal do Tômbwa disse que a solução da crise alimentar no interior daquele Município passa pela criação de condições de fornecimento de agua para as comunidades locais.
“Se nós criarmos condições de água nessa zonas, é possível encontrarmos soluções definitivas para estas populações, engajando-a na prática da Agricultura por um lado e por outro lado também na produção de pasto para o seu Gado”, disse.

Alexandre Niyuca, Administrador Municipal do Tômbwa

” Os problemas do Curoca do Cunene são os mesmos vividos no Curoca do Municipio do Tômbwa”, disse Alexandre Niyuca Administrador do Município do Tômbwa que defende uma solução integrada no corredor da fome que abrange as Províncias do Namibe, Huila, Cunene e Cuando Cubango.

O movimento migratório ilegal das comunidades angolanas fugindo a fome para a Namibia continua e a localidade do “Nhere” é o ponto de referencia, segundo disse Alexandre Niyuca, Administrador do Municipio do Tombwa.
Enquanto isso, Álvaro Chicuamanga Daniel, Secretário Geral da UNITA disse recentemete, na cidade do Namibe , que é necessário que o governo decrete o Estado de Emergência na região sul de Angola por conta da situação da seca e fome que assolam as comunidades.

“O problema da seca e da fome, são os problemas que mais afectam as populações, o que encontramos na província do Cunene de facto é preocuapante, muita gente deslocada a necessidade de uma intervenções mais profundas”, manifestou.

Os Analistas Políticos do NFV, dizem que a pressão contra jornalistas em vésperas de eleições é disnecessária. Eduardo cassanga filosofo, “É muito normal, estamos a um ano das quintas eleições gerais em Angola, hoje a imprensa jornalística não é uma profissão qualquer, a imprensa hoje é um grande meio para a comunicação e informações, e hoje a politica olha para a imprensa como um grande meio para atingir os fins eleitorais, políticos ou partidários”, disse.

Daniel Tchimbwa “Não é tao ético numa fase como essa houver problemas do género e pede-se que libertem e lidem com mais ética, com mais amor, com mais patriotismo os jornalistas que têm sido alvos de certas perseguições”, disse.

O índece elevado de prostituição na província do Namibe foi tema debatido nesta quinta-feira 7 de Outubro de 2021, no programa “Mulheres sem Tabus”no Namibe Fala Verdade. O imediatismo e o uso excessivo de drogas, são apontados como as principais causas, do índice elevado de prostituiçao na província do Namibe. Bringida Sapato, estudante de finança, afirmou que o que esta na base do índice elevado de prostituição, não é só o dinheiro mas também o gosto pela actividade.

Bringida Sapato, Estudante de finança

“Nós somos um povo africano e a situação da prostituição, cibem que já existe alguns anos a trás, mas não faz pare da nossa cultura. E a prostituição aqui é muito elevada, principalmente para os jovens ou adolescente menores de 18, anos que também são aliciadas e nem sempre são culpadas. Desde os tempos passados ate agora este índice têm aumentado ate agora, não é só a necessidade de ter dinheiro, na maioria das vezes, chega a ser vicio tanto no dinheiro como pelo sexo, à falta de ocupação tem influenciado para que mais mulheres se prostituam”. A estudante de finanças pontualizou, dizendo “o principal objectivo do crescimento da prostituição no Namibe além de ser a falta de dinheiro é também o álcool e as drogas”, disse.

Já Julia Salazar, técnica de análises clinicas , acredita que as redes socias tem influênciado para o aumento da prostituiçao na província do Namibe.

Julia Salazar, técnica de análises clinicas

“A maior causa desta actividade de prostituição é a falta de dinheiro que faz com que as jovens de hoje em dia, vão em busca de alguns meios para terem dinheiro por intermedio das atividades sexuais, o nível de prostituição na nossa sociedade é muita alta e é triste. Com essas atividades sexuais, os jovens, estão a ter relações sexuais desprotegidas e o nível de testes positivos tem subido cada vez mais, por causa da falta de proteção. Também a ilusão de hoje em dia, as redes sociais, estão a influenciar bastante na pratica da prostituição, querem ter um cabelo bom, querem aparecer, querem ter um telefone de marca, e isso faz conque as jovens se prostituam para terem coisas melhores que as amigas e poderem aparecer nas redes socias”, disse.

Albertina Nzuzi, directora geral do Instituto de Biodiversidade e Conservação, do Ministério da Cultura Turismo e A mbiente afirmou que os Parques Nacionais nunca tiveram atenção especial do governo. A governante fez estas declarações durante o encontro realizado no governo provincial do Namibe nesta terça-feira 5 de Outubro de 2021.
“Os nossos parques nacionais, desde que foram criados devido a sua dimensão, não mereceram uma gestão efetiva do governo”, esclareceu.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos, Apoio NED!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This